Pular para o conteúdo principal

No Nordeste goiano, governador promete novo salto de desenvolvimento




“A região Nordeste de Goiás, que passou por avanços econômicos e sociais nos últimos anos, vai dar um novo salto de desenvolvimento na próxima década”. A garantia partiu do governador Marconi Perillo ao falar na manhã desta quarta-feira, dia 15, na abertura do fórum Agenda Goiás, que acontece na cidade de Formosa, a 281 km de Goiânia.Com o auditório do Colégio Visão lotado por representantes de todos os 20 municípios do Nordeste do Estado, o governador lembrou que nos últimos quatro anos foram investidos mais de R$ 500 milhões na Região e que estão programados outros R$ 500 milhões para os próximos anos, visando minimizar os desequilíbrios regionais, garantir mais avanços econômicos e mais proteção social à população.

Marconi Perillo citou que o projeto Agenda Goiás, promovido pelo Grupo Jaime Câmara, por meio do jornal O Popular em parceria com o Governo de Goiás e Sebrae-GO, tem o objetivo de traçar diretrizes de planejamento pra o Estado para os próximos 10 anos. Ele garantiu que o Nordeste Goiano tem grandes oportunidades de desenvolvimento nas áreas de indústria, turismo, infraestrutura e serviços que vão refletir diretamente na melhoria dos índices de proteção social da população.

O governador lembrou que o Estado de Goiás foi o que apresentou as maiores melhorias nos índices de desigualdade social, mas que, mesmo assim, o governo não está de braços cruzados e que está focado em avançar mais nas oportunidades de empregabilidade, educação, segurança, saúde e de melhoria de vida da população.

Resultados
O secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, destacou que existem muitos desafios, mas que as conquistas já são grandes e visíveis. Citou que Goiás é percussor nos programas de proteção social, que já avançou muito na redução das desigualdades sociais, na luta para reduzir o déficit habitacional e foi o que alcançou o maior índice na melhoria da educação. Reconheceu, contudo, que precisa avançar mais e assegurou que “o melhor está por vir”.

Thiago Peixoto lembrou que, com o Agenda Goiás, lançado no mês passado, já é possível colher alguns frutos, como a criação o bloco Brasil Central que deverá mudar os rumos do desenvolvimento do Centro-Oeste e dos Estados do Tocantins e Rondônia (também integrantes do bloco) e com o programa de apoio aos pequenos agropecuaristas, que terão a garantia de melhoria de renda e mais aumento de produtividade. Ele espera que com o encontro de hoje, que acontece em Formosa, também surgirão ações concretas na área de proteção social.

Voos mais altos

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, José Eliton, reafirmou o anseio do Nordeste Goiano de alçar voos maiores com a solução de problemas crônicos como o desemprego, a falta de proteção social e de infraestrutura básica. Admitiu que já ocorreram vários avanços, mas que é preciso dar um salto ainda maior. “Agora com o Agenda Goiás será possível fazermos um planejamento mais sólido, com as sugestões da população, e mostrar que a Região tem capacidade de se desenvolver, ser o polo de oportunidades”, destacou.

Luiz Fernando Rocha Lima, diretor de Assuntos Institucionais do GJC, afirmou que o projeto Agenda Goiás é uma ferramenta para conduzir a um ambiente que possibilite iniciativas positivas de interesse social público e de desenvolvimento econômico.

Já a secretária de Cidadania, Leda Borges, garantiu que o Governo está atento às questões ligadas à proteção social dos goianos, enquanto o superintendente do Sebrae-GO, Igor Montenegro lembrou que proteção social se faz em torno de cinco pilares, todos sob o foco do Governo Marconi Perillo. São eles: ampliações dos investimentos em educação, saúde, infraestrutura, apoio ao empreendedorismo e melhoria da agropecuária de pequeno porte.

Fonte: Goiás Agora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.