Pular para o conteúdo principal

No Nordeste goiano, governador promete novo salto de desenvolvimento




“A região Nordeste de Goiás, que passou por avanços econômicos e sociais nos últimos anos, vai dar um novo salto de desenvolvimento na próxima década”. A garantia partiu do governador Marconi Perillo ao falar na manhã desta quarta-feira, dia 15, na abertura do fórum Agenda Goiás, que acontece na cidade de Formosa, a 281 km de Goiânia.Com o auditório do Colégio Visão lotado por representantes de todos os 20 municípios do Nordeste do Estado, o governador lembrou que nos últimos quatro anos foram investidos mais de R$ 500 milhões na Região e que estão programados outros R$ 500 milhões para os próximos anos, visando minimizar os desequilíbrios regionais, garantir mais avanços econômicos e mais proteção social à população.

Marconi Perillo citou que o projeto Agenda Goiás, promovido pelo Grupo Jaime Câmara, por meio do jornal O Popular em parceria com o Governo de Goiás e Sebrae-GO, tem o objetivo de traçar diretrizes de planejamento pra o Estado para os próximos 10 anos. Ele garantiu que o Nordeste Goiano tem grandes oportunidades de desenvolvimento nas áreas de indústria, turismo, infraestrutura e serviços que vão refletir diretamente na melhoria dos índices de proteção social da população.

O governador lembrou que o Estado de Goiás foi o que apresentou as maiores melhorias nos índices de desigualdade social, mas que, mesmo assim, o governo não está de braços cruzados e que está focado em avançar mais nas oportunidades de empregabilidade, educação, segurança, saúde e de melhoria de vida da população.

Resultados
O secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, destacou que existem muitos desafios, mas que as conquistas já são grandes e visíveis. Citou que Goiás é percussor nos programas de proteção social, que já avançou muito na redução das desigualdades sociais, na luta para reduzir o déficit habitacional e foi o que alcançou o maior índice na melhoria da educação. Reconheceu, contudo, que precisa avançar mais e assegurou que “o melhor está por vir”.

Thiago Peixoto lembrou que, com o Agenda Goiás, lançado no mês passado, já é possível colher alguns frutos, como a criação o bloco Brasil Central que deverá mudar os rumos do desenvolvimento do Centro-Oeste e dos Estados do Tocantins e Rondônia (também integrantes do bloco) e com o programa de apoio aos pequenos agropecuaristas, que terão a garantia de melhoria de renda e mais aumento de produtividade. Ele espera que com o encontro de hoje, que acontece em Formosa, também surgirão ações concretas na área de proteção social.

Voos mais altos

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, José Eliton, reafirmou o anseio do Nordeste Goiano de alçar voos maiores com a solução de problemas crônicos como o desemprego, a falta de proteção social e de infraestrutura básica. Admitiu que já ocorreram vários avanços, mas que é preciso dar um salto ainda maior. “Agora com o Agenda Goiás será possível fazermos um planejamento mais sólido, com as sugestões da população, e mostrar que a Região tem capacidade de se desenvolver, ser o polo de oportunidades”, destacou.

Luiz Fernando Rocha Lima, diretor de Assuntos Institucionais do GJC, afirmou que o projeto Agenda Goiás é uma ferramenta para conduzir a um ambiente que possibilite iniciativas positivas de interesse social público e de desenvolvimento econômico.

Já a secretária de Cidadania, Leda Borges, garantiu que o Governo está atento às questões ligadas à proteção social dos goianos, enquanto o superintendente do Sebrae-GO, Igor Montenegro lembrou que proteção social se faz em torno de cinco pilares, todos sob o foco do Governo Marconi Perillo. São eles: ampliações dos investimentos em educação, saúde, infraestrutura, apoio ao empreendedorismo e melhoria da agropecuária de pequeno porte.

Fonte: Goiás Agora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.