Pular para o conteúdo principal

Chapada dos Veadeiros: Patrimônio natural ameaçado



Situada no Nordeste goiano, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pouso Alto é hoje um tesouro disputado por diversos grupos.

Dentro dela está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), reconhecido como sítio do Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) por conta da biodiversidade e beleza cênica.

 A região é também a última fronteira agrícola do Estado, cobiçada pelas riquezas minerais e potencial energético. Com o avanço da agropecuária e aumento da disputa entre setor produtivo tradicional e ambientalistas, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) determinou a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A medida também tem o objetivo de impedir que a área tombada entre na lista dos patrimônios ameaçados e perca o título internacional.

Quando a Unesco concedeu o título, em 2001, uma das medidas adotadas pelo governo federal foi ampliar a unidade de conservação (UC) para 235 mil hectares. Dois anos depois o decreto de ampliação foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o parque foi reduzido a 65 mil hectares.

“Se Veadeiros não for ampliado, ele poderá perder o título da Unesco. É um título internacional que pouquíssimas áreas no mundo possuem e seria muito ruim para a imagem do Brasil. Mas independente de ser patrimônio mundial ou não, é importante que o Cerrado seja preservado”, diz a chefe do parque, Carla Guaitanele.

A gestora diz que o parque, criado na década de 1960 com 625 mil hectares, hoje tem apenas 10% da área original.

Questionada sobre a situação de Veadeiros, a Unesco respondeu, por meio do coordenador de Ciências Naturais da Unesco, Ary Mergulhão Filho, que “qualquer sítio inscrito na lista como Patrimônio Mundial Natural pode ter a sua inscrição reavaliada conforme seu estado atual de preservação, cuidado e possíveis ameaças a sua integridade”.

 Mas a decisão só é tomada depois de esgotados os esforços de assistência e cooperação para recuperar o estágio de preservação.

Estica e encolhe

Desde a criação, em 1961, o PNCV tem um histórico de reduções e ampliações, que ganha um nove capítulo a partir do mês de agosto, quando o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Autarquia do MMA responsável pelas UCs realizará audiências públicas para discutir com a comunidade local uma nova ampliação (veja quadro). O ICMBio espera concluir na próxima semana a proposta para os novos limites da unidade.

“Fizemos um estudo e estamos fechando o mapa para apresentar na consulta pública. As propostas são baseadas no sítio do patrimônio natural, mas não se restringem ao sítio”, disse o coordenador de criação de unidades de conservação do ICMBio, Aldízio Lima.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.