Pular para o conteúdo principal

Chapada dos Veadeiros: Patrimônio natural ameaçado



Situada no Nordeste goiano, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pouso Alto é hoje um tesouro disputado por diversos grupos.

Dentro dela está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), reconhecido como sítio do Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) por conta da biodiversidade e beleza cênica.

 A região é também a última fronteira agrícola do Estado, cobiçada pelas riquezas minerais e potencial energético. Com o avanço da agropecuária e aumento da disputa entre setor produtivo tradicional e ambientalistas, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) determinou a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A medida também tem o objetivo de impedir que a área tombada entre na lista dos patrimônios ameaçados e perca o título internacional.

Quando a Unesco concedeu o título, em 2001, uma das medidas adotadas pelo governo federal foi ampliar a unidade de conservação (UC) para 235 mil hectares. Dois anos depois o decreto de ampliação foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e o parque foi reduzido a 65 mil hectares.

“Se Veadeiros não for ampliado, ele poderá perder o título da Unesco. É um título internacional que pouquíssimas áreas no mundo possuem e seria muito ruim para a imagem do Brasil. Mas independente de ser patrimônio mundial ou não, é importante que o Cerrado seja preservado”, diz a chefe do parque, Carla Guaitanele.

A gestora diz que o parque, criado na década de 1960 com 625 mil hectares, hoje tem apenas 10% da área original.

Questionada sobre a situação de Veadeiros, a Unesco respondeu, por meio do coordenador de Ciências Naturais da Unesco, Ary Mergulhão Filho, que “qualquer sítio inscrito na lista como Patrimônio Mundial Natural pode ter a sua inscrição reavaliada conforme seu estado atual de preservação, cuidado e possíveis ameaças a sua integridade”.

 Mas a decisão só é tomada depois de esgotados os esforços de assistência e cooperação para recuperar o estágio de preservação.

Estica e encolhe

Desde a criação, em 1961, o PNCV tem um histórico de reduções e ampliações, que ganha um nove capítulo a partir do mês de agosto, quando o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Autarquia do MMA responsável pelas UCs realizará audiências públicas para discutir com a comunidade local uma nova ampliação (veja quadro). O ICMBio espera concluir na próxima semana a proposta para os novos limites da unidade.

“Fizemos um estudo e estamos fechando o mapa para apresentar na consulta pública. As propostas são baseadas no sítio do patrimônio natural, mas não se restringem ao sítio”, disse o coordenador de criação de unidades de conservação do ICMBio, Aldízio Lima.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.