Pular para o conteúdo principal

São Domingos/GO: Jovita Ribeiro continua afastada da prefeitura



O juiz Fernando Oliveira Samuel, da comarca de São Domingos, indeferiu recurso de efeito suspensivo apresentado pela prefeita afastada Jovita de Bela (PMDB). Ela assumiu a prefeitura de forma interina em maio quando a titular Etélia Vanja (PDT) teve seu mandato cassado. Jovita era presidente da Câmara na ocasião.

Em sua defesa, Jovita alegou que a decisão não poderia prevalecer por ter sido fundada em inverdades proferidas, segundo ela, por pessoas que seriam beneficiadas com seu afastamento da prefeitura. No caso, presidente da Câmara, Herculanito Antônio Silva (PSDB), que atualmente é o prefeito de São Domingos.

Jovita contestou ainda a validade do depoimento de Herculanito. “Não teve direito ao contraditório”, aponta ela em sua defesa.

ELEIÇÕES SUSPENSAS

Como a prefeita cassada, Etélia Vanja entrou com recurso no TSE, as eleições suplementares para prefeito e vice, que aconteceriam em junho foram adiadas.

A suspensão das eleições vale até o julgamento do recurso especial. Diante da solicitação, considerando que essa já seria a terceira eleição no município, o ministro do TSE julgou prudente aguardar o julgamento do recurso especial, em trâmite naquela instância.

AFASTAMENTO DE JOVITA

Jovita foi afastada por 90 dias do posto de prefeito pelo juiz Fernando Oliveira Samuel, acolhendo pedido feito pelo promotor de Justiça Douglas Chegury, a fim de resguardar o interesse das investigações por prática de ato de improbidade administrativa.

Também foi afastado pelo mesmo período o vereador João de Lú e determinado que a prefeitura seja assumida pelo atual presidente da Câmara de Vereadores, Herculanito. É sustentado na ação, que a prefeita, quando era presidente da Câmara de Vereadores, emitiu dez cheques pós-datados em favor do vereador João de Lú, a título de antecipação de subsídio. Após a situação ser conhecida pelos demais vereadores, Jovita, já ocupando o cargo de prefeita, ofereceu dinheiro e outros benefícios para que não fosse delatada pelos parlamentares.

 Ao negarem o suborno, ela os ameaçou dizendo que, se fosse cassada, daria um jeito de cassar todo mundo. Além disso, logo que soube do início das investigações, Jovita e João de Lú procuraram o portador dos cheques e destruíram os documentos, queimando-os.

ETÉLIA

Etélia Vanja, eleita na eleição suplementar, após cassação do prefeito eleito em 2012, Dimá (PMDB), teve seu mandato cancelado em fevereiro, por compra de votos, abuso do poder econômico, fraude, corrupção e captação ilícita de recursos. O vice-prefeito Ruy de Oliveira Pinto também foi atingido na ação.

Nas eleições de 2012, o prefeito Oldemar de Almeida Pinto Filho, que concorria à reeleição, teve seu mandato cassado por decisão judicial em ação de investigação judicial eleitoral proposta pelo MP. A decisão foi confirmada pelo TRE e pelo TSE, tendo sido realizada eleição suplementar em julho de 2013, que elegeu a prefeita Etélia Gonçalves e o vice, Ruy Oliveira.

Fonte: Diário do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.