Pular para o conteúdo principal

São Domingos/GO: Jovita Ribeiro continua afastada da prefeitura



O juiz Fernando Oliveira Samuel, da comarca de São Domingos, indeferiu recurso de efeito suspensivo apresentado pela prefeita afastada Jovita de Bela (PMDB). Ela assumiu a prefeitura de forma interina em maio quando a titular Etélia Vanja (PDT) teve seu mandato cassado. Jovita era presidente da Câmara na ocasião.

Em sua defesa, Jovita alegou que a decisão não poderia prevalecer por ter sido fundada em inverdades proferidas, segundo ela, por pessoas que seriam beneficiadas com seu afastamento da prefeitura. No caso, presidente da Câmara, Herculanito Antônio Silva (PSDB), que atualmente é o prefeito de São Domingos.

Jovita contestou ainda a validade do depoimento de Herculanito. “Não teve direito ao contraditório”, aponta ela em sua defesa.

ELEIÇÕES SUSPENSAS

Como a prefeita cassada, Etélia Vanja entrou com recurso no TSE, as eleições suplementares para prefeito e vice, que aconteceriam em junho foram adiadas.

A suspensão das eleições vale até o julgamento do recurso especial. Diante da solicitação, considerando que essa já seria a terceira eleição no município, o ministro do TSE julgou prudente aguardar o julgamento do recurso especial, em trâmite naquela instância.

AFASTAMENTO DE JOVITA

Jovita foi afastada por 90 dias do posto de prefeito pelo juiz Fernando Oliveira Samuel, acolhendo pedido feito pelo promotor de Justiça Douglas Chegury, a fim de resguardar o interesse das investigações por prática de ato de improbidade administrativa.

Também foi afastado pelo mesmo período o vereador João de Lú e determinado que a prefeitura seja assumida pelo atual presidente da Câmara de Vereadores, Herculanito. É sustentado na ação, que a prefeita, quando era presidente da Câmara de Vereadores, emitiu dez cheques pós-datados em favor do vereador João de Lú, a título de antecipação de subsídio. Após a situação ser conhecida pelos demais vereadores, Jovita, já ocupando o cargo de prefeita, ofereceu dinheiro e outros benefícios para que não fosse delatada pelos parlamentares.

 Ao negarem o suborno, ela os ameaçou dizendo que, se fosse cassada, daria um jeito de cassar todo mundo. Além disso, logo que soube do início das investigações, Jovita e João de Lú procuraram o portador dos cheques e destruíram os documentos, queimando-os.

ETÉLIA

Etélia Vanja, eleita na eleição suplementar, após cassação do prefeito eleito em 2012, Dimá (PMDB), teve seu mandato cancelado em fevereiro, por compra de votos, abuso do poder econômico, fraude, corrupção e captação ilícita de recursos. O vice-prefeito Ruy de Oliveira Pinto também foi atingido na ação.

Nas eleições de 2012, o prefeito Oldemar de Almeida Pinto Filho, que concorria à reeleição, teve seu mandato cassado por decisão judicial em ação de investigação judicial eleitoral proposta pelo MP. A decisão foi confirmada pelo TRE e pelo TSE, tendo sido realizada eleição suplementar em julho de 2013, que elegeu a prefeita Etélia Gonçalves e o vice, Ruy Oliveira.

Fonte: Diário do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.