domingo, 30 de abril de 2017

Imagem do dia: Distrito de Vazante nos anos 80

Foto: Associação Quilombola do Distrito de Vazante


Está é a avenida principal do Distrito de Vazante, no município de Divinópolis de Goiás, na década de 1980.

Na imagem é possível ver alguns comércios existentes na época.

Neste local havia o comercio do senhor Otacílio Abreu, o comercio do senhor Felix (Fel) e o antigo mercadinho do Senhor Nego de Gregório.

Uma boa recordação para a comunidade local.

Prefeitura de São Domingos/GO antecipa pagamento de salário dos servidores



A Prefeitura de São Domingos, no nordeste goiano antecipou mais uma vez os salários dos servidores municipais.

O pagamento referente ao mês de abril foi disponibilizado aos servidores na última sexta-feira (28).

Os salários sempre foram pagos em outras gestões até o quinto dia útil do mês referente ao mês anterior.

Desde que iniciou seu mandato, o prefeito Cleiton Martins tem antecipado os salários dos servidores. Em janeiro foi pago no dia 29, fevereiro no dia 23 e março no dia 28.

A antecipação além de ser uma forma de valorização do servidor municipal, também beneficia o comércio da região.

MP-GO divulga orientação técnica sobre o jogo clandestino Baleia Azul



O Ministério Público de Goiás (MP-GO) divulgou uma série de orientações técnicas, sem caráter vinculativo, voltadas a promotores de justiça, pais e diretores de escolas, além de autoridades e integrantes do sistema de defesa dos direitos das crianças e adolescentes, com ações de prevenção contra o Baleia Azul, que é jogo clandestino criado na Rússia e que rapidamente se espalhou na internet por todo o mundo, por meio de uma quadrilha que alicia jovens e crianças a atos perigosos, que podem custar a vida deles.

O documento foi divulgado na tarde de sexta-feira (28) e é assinado de forma conjunta pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Infância e Juventude e do CAO Educação, este último em substituição, promotor Publius Lentulus Rocha; pelo coordenador do CAO Criminal, promotor Luciano Miranda Meireles; e pelo coordenador do CAO Saúde, Eduardo Silva Prego.

As medidas são direcionadas para promotorias de algumas áreas de atuação em todo o Estado, com sugestões e indicações a serem adotadas por todos destas áreas e repassadas, por meio de recomendações e alertas, a profissionais da Saúde e da Educação, secretários municipais de Saúde e Educação e conselheiros tutelares.

Este repasse seria feito com o intuito de ajudar a identificar sinais físicos e comportamentais de que crianças ou adolescentes estejam participando do jogo, como mudança radical de humor, rotina e vestimenta, ou mesmo com o aparecimento de marcas no corpo, como cicatrizes, cortes e tatuagens.

Além de orientar sobre como identificar sinais sobre a atuação do jogo Baleia Azul, as promotorias também poderão recomendar às secretarias de Saúde dos municípios goianos que busquem qualificar e atualizar, por meio de cursos e capacitações, os servidores das unidades de saúde e também das próprias secretarias para identificar as mudanças decorrentes de jogos da internet.

Em caso de indícios da atuação da organização criminosa entre jovens e crianças de suas comarcas, o MP indica aos pais, diretores de escola e demais integrantes da sociedade civil que comuniquem o fato de imediato ao Ministério Público e à Delegacia de Polícia.

Além disso, às promotorias também é orientado que, concluído o inquérito policial, em razão da possível existência de organização criminosa de caráter transnacional e da realização de investigação com abrangência nacional iniciada por determinação do Ministro da Justiça em 26 de abril, remeta-se cópia integral do inquérito à Polícia Federal, dentre outras sugestões.

Outros perigos

Além dos riscos gerados pelo Baleia Azul às crianças e aos adolescentes, a orientação técnica relembra ainda que, há diversos outros perigos escondidos no âmbito da internet. Estas ameaças já foram alvo de um projeto do Ministério Público de Goiás denominado “Perigos da Internet”, por meio do CAO Infância e Juventude.

Para identificar este e outros problemas, também foi sugerida a realização de ações interativas em escolas, conselhos tutelares e em Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), como palestras e rodas de debates, com o objetivo de sensibilizar crianças, adolescentes e adultos sobre estas ameaças escondidas na internet como um todo.

Para ter acesso a todo o conteúdo da orientação, clique aqui.

Fonte: MPGO

Morre Dr. Felipe Cordeiro, desembargador de Goiás e ex-juiz de Campos Belos/GO



O ex-corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador aposentado Felipe Batista Cordeiro (foto), morreu neste domingo (30).

Ele foi velado no cemitério Memorial Batista, na saída para Bela Vista. O enterro as 18 horas.

Felipe Batista Cordeiro nasceu em 3 de novembro de 1940, em Arraias (TO), e iniciou sua carreira na magistratura em 1970.

Prestou serviços nas comarcas de Campos Belos, Fazenda Nova e Formosa.

Passou a atuar em Goiânia em julho de 1986 e foi nomeado desembargador em setembro de 1998. Também já presidiu o Tribunal Regional de Goiás (TRE-GO).

Fonte: TJGO

sábado, 29 de abril de 2017

Prefeitura de São Domingos/GO emite nota sobre as condições do asfalto e afirma que está sendo tomadas as devidas providências



A administração de São Domingos por meio de suas atribuições legais informa que reconhece as condições dos asfaltos e em especial a rua Capitão Antônio Carlos citada no vídeo.

É notório que é mais uma herança do fracasso de administrações incompetentes, porém nem por isso se esconde atrás das cortinas das dificuldades enfrentadas em todos demais setores administrativos.

Afirma que já está sendo tomadas as devidas providências, é notável também que estamos no período chuvoso percebe se no próprio vídeo apresentado e fica complicado fazer operação tapa buraco com chuva.

Salienta que já recuperou ruas inclusive a margem do lago e tão logo iniciaremos a operação tapa buracos eficiente e responsável, respeitando os recursos do povo como tem sido dentre os quatro meses de gestão e será por todo período dessa gestão.

Prefeitura Municipal de São Domingos, um novo rumo, uma nova história.

Deputado Iso Moreira participa da abertura do Rodeio do Povoado São Pedro, em Guarani de Goiás




O Deputado Estadual Iso Moreira, acompanhado de sua esposa Dona Dete, participou na noite de sexta-feira (28), da abertura do 4º Rodeio do Trabalhador no Povoado São Pedro, munícipio de Guarani de Goiás.

O Parlamentar foi recebido pelo prefeito Volnei e pela primeira dama Elisabeth.

O Deputado parabeniza a organização pela estrutura e sucesso do tradicional rodeio e agradece o carinho com o qual foi recebido.




Informações: Assessoria do Deputado Iso 

A população de Alto Paraíso/GO cresceu 64%, entre 1991 e 2010



Andando pelas ruelas simples de Alto Paraíso (GO), é possível cruzar, entre uma casa futurista e um andarilho hippie, com Sean Gabriel de Souza, afilhado e modelo do estilista italiano Valentino.

É normal também esbarrar, no restaurante da avenida principal da cidade, com a top model internacional Lea Cerezo sentada, aproveitando a calmaria do dia.

A proprietária da loja ao lado é da artesã e designer Daniela Carvalho, que desenvolveu uma coleção em parceria com Helô Rocha, herdeira da Riachuelo.

O clima da Chapada dos Veadeiros mudou. A região hippie, abençoada por belezas naturais, não é mais refúgio apenas de nativos e eventuais turistas goianos e brasilienses.

Após a passagem do ano 2000, Alto Paraíso ganhou a “fama”. Na época, místicos revelaram que somente o Parque Nacional sobreviveria a um provável fim do mundo. O apocalipse não veio. Mas a cidade ganhou fama internacional.

BR-020 foi interditada por manifestantes durante a greve geral



No início da manhã de sexta-feira (28), ao menos cinco rodovias de acesso a Brasília tiveram bloqueios feito por manifestantes. 

As vias interditadas mais cedo foram liberadas depois de algumas horas de barreiras.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a BR-070, 040, 020 e 060 tiveram tempo de barreira mais curto.

Enquanto a BR-020, km 21 GO, já no município de Formosa, no trevo de acesso à Cabeceiras, só ao meio-dia teve acesso liberado. 

Queijo suíço: São Domingos/GO e sua principal rua



As imagens acima parecem as ruas esburacadas da cidade de Porto Príncipe, a capital do Haiti, o país mais pobre das Américas.

Mas não, é a Rua Capitão Antônio Carlos, a principal rua de São Domingos, cidade no nordeste de Goiás.

A pergunta é: por que a prefeitura não toma qualquer ação para, ao menos, minorar o sofrimento e os prejuízos materiais dos cidadãos?

Texto e fonte: Blog Dinomar Miranda

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Caminhão tomba na GO-446, entre Posse e Iaciara/GO




Um caminhão tombou na última quinta-feira (27), na GO-446, no município de Posse, no nordeste goiano.

O Corpo de Bombeiro de Posse foram acionados para atuar nesta ocorrência.

Ao chegar ao local a Guarnição realizou os procedimentos de primeiros socorros em umas das vitimas que posteriormente foi transportada pelo SAMU que também estava no local.

A segunda vitima foi transportada por terceiros.

A GO-446 liga o município de Posse ao município de Iaciara.

As informações são do Corpo de Bombeiros de Posse

Corpo de Bombeiros atende ocorrência em hidroelétrica desativada no município de Campos Belos/GO




A Guarnição náutica da Companhia Independente Bombeiro Militar de Posse foi acionada na última quarta-feira (26) para ocorrência em uma hidroelétrica desativada, no município de Campos Belos.

De acordo com o solicitante, a agência ambiental orientou abrir a vazão de água, porém a haste que abre as comportas estava quebrada.

Foi feito mergulho de reconhecimento para averiguar perigo de sucção em alguma fissura dá comporta.

Após constatar segurança dá guarnição, foram feitos mergulhos para fazer a retirada dá haste danificada.

Em seguida foi realizada a passagem de cabos de aço para que fosse possível erguer a comporta.





Com informações e fotos Corpo de Bombeiros de Posse

Acidente entre Montana e Uno deixa dois mortos na BR-020, no Distrito de Rosário




Na tarde da última quinta-feira (27), por volta das 14:30 hrs um grave acidente envolvendo dois carros de passeio deixou dois mortos e dois feridos na BR 020 dentro do perímetro urbano do Rosário, próximo a Bunge.

De acordo com relatos de testemunhas ao sair de uma estrada vicinal e entrar na BR um Fiat Uno foi atingido por uma GM Montana que trafegava pela rodovia sentido Brasília.

No Uno estavam o condutor, Manoel Benedito da Silva (conhecido pelo apelido de Bacaninha) e as passageiras, Marinalva Pereira Novaes Silva esposa de Manoel, além de Poliane Silva que estava grávida de 6 meses. Na Montana estava Josafa Angelo da Costa Silva que não se feriu com gravidade.

Manoel foi socorrido por equipes do Samu para o Hospital Municipal de Posse onde, até o fechamento desta matéria seguia internado em quadro estável de saúde. Marinalva Pereira Novaes Silva faleceu no local do acidente e Poliane Silva ainda foi socorrida com vida mas, infelizmente não resistiu e também veio a óbito. Os corpos das vitimas foram encaminhados para o IML de Formosa – GO.

De acordo com informações de familiares o corpo de Marinalva Pereira Novaes Silva será sepultado na cidade de Iuiu – BA e o de Poliane Silva no cemitério local do Rosário.

Poliane deixa dois filhos, uma menina de 3 e um garoto de 10 anos. Todos os ocupantes do Uno eram residentes no Distrito do Rosário, o fato causou muita comoção pois, eram pessoas muito envolvidas e conhecidas dentro da comunidade.

Além do Samu de Posse – GO, também estiveram no local do acidente dando apoio às vitimas a Policia Militar e a equipe da Unidade Básica de Saúde do Rosário.



Reportagem de Magnum Favretto, Rádio Rosário FM. Informações da Policia Militar

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Missa de 7º dia de Filoneto José dos Santos reúne familiares e amigos em Divinópolis de Goiás





A missa de sétimo dia em memória ao ex-prefeito Filoneto José dos Santos foi realizada na noite desta quinta-feira (27), na Igreja Divino Espirito Santo, em Divinópolis de Goiás.

A missa foi celebrada pelo Padre Eliton (Zuis), com a presença de familiares, amigos, políticos e centenas de moradores.

Durante a celebração, homenagens póstumas foram realizadas por familiares e amigos.

O legado e a memória do ex-prefeito Filoneto foram lembrados.

Com destaque as mensagens do vice-governador do estado, José Eliton, do prefeito Alex Santa Cruz, do presidente da câmara Jair Lima e do empresário Almir Santos, irmão do ex-prefeito Filoneto.

Todos agradeceram pelo que Filoneto representou, pelo legado de grande homem público. E o quanto lutou pelo povo de Divinópolis.

A filha de Filoneto, Camilla Santos, falou da história política do ex-prefeito, que ele gostava muito do povo e de cuidar da cidade.

Se restava alguma dúvida de que Deus quer os bons junto dele, então veio a certeza em sua partida, Deus precisava dele. Não o veremos mais, mas sentiremos sua presença nas lembranças, nos bons acontecimentos da vida, no aconchego das orações e na luta de continuarmos a caminhada.








Já publicamos: 




Vilão do desemprego



Por Edson Veras,

Não se deveria esperar de quem está interessado em combater desemprego adotar medidas que prejudiquem a contratação de empregados, mas é por esse caminho que o governo brasileiro segue.

Contratar um empregado custa caro para uma empresa, mas não é o empregado quem onera empresas; na verdade, é com o desempenho do trabalho deles que a empresa lucra e sobrevive no mercado. Quem onera empresas é o governo, que nada – ou muito pouco – oferece como contrapartida.

Contratar empregado impõe inúmeras obrigações financeiras com o poder público. Outrora o governo adotou uma medida que até facilitou ao setor empresarial, de algumas categorias, contratar trabalhadores, combatendo o desemprego.

A medida, conhecida como desoneração da folha de pagamento, deslocou o cálculo das obrigações das empresas, da contratação de empregados para o faturamento dessas empresas, ou seja, independentemente da quantidade de empregados contratados, a base de cálculo das obrigações com o poder público seria o lucro que essas empresas tivessem.

Parece mais justo vincular essas obrigações a eventual lucro que a empresa possa ter, ao invés de essa vinculação ser a simples contratação de um empregado. Porém, sob o argumento de que a renúncia fiscal agrava o déficit público, o governo acabou com a medida, voltando a reonerar a folha de pagamento.

Essa não é medida de quem pretende combater o desemprego, incentivando contratações. Da mesma forma, onerar demissão de empregados.

Para todo empregado dispensado sem justa causa, o governo impõe às empresas o pagamento, para os cofre públicos, do equivalente a 10% do saldo do FGTS. Empregados dispensados sem justa causa submetem empresas ao pagamento do equivalente a 50% do saldo de FGTS desse trabalhador, dos quais 40% se destinam ao próprio demitido e 10% aos cofres públicos. Qual a razoabilidade para determinar a uma empresa pagar 10% do FGTS do empregado para o governo?

No ano de 2013 essa imposição seria extinta, não fosse o veto presidencial. O atual presidente até admite acabar com essa obrigação, dos 10% do FGTS, todavia num prazo de 10 anos, diminuindo gradativamente (1% a cada ano), até zerar a obrigação.

Não é comum o vilão de um enredo se autodeclarar, sendo exatamente a forma que age o governo, ocultando ser ele a grande barreira para a contratação de empregados e atribuindo o fato aos direitos trabalhistas que empregados possuem.

Fonte: O Popular

Reforma trabalhista: veja como votaram os deputados goianos



Com exceção do DEM, em todas as bancadas da base aliada na Câmara dos Deputados foram registradas traições ao governo durante a votação da reforma trabalhista, na noite da última quarta-feira (26).

O PP - partido do líder do governo, Aguinaldo Ribeiro (PB) - teve o maior número de votos contra o projeto - nove. O PMDB, partido do presidente Michel Temer, teve sete votos contrários à reforma.

Mesmo com a determinação da cúpula do partido para votar contra a proposta, 14 dos 30 deputados do PSB que votaram nesta noite se mantiveram fiéis ao governo. Dezesseis parlamentares seguiram a ordem do partido. A líder da bancada, Tereza Cristina (MS) orientou voto contra durante a apreciação do texto-base, mas votou a favor do projeto.

No PMDB, os deputados Celso Pansera (RJ), José Fogaça (RS) e Simone Morgado (PA) figuram na lista dos que votaram contra. O PR também teve sete dissidentes, incluindo Tiririca (SP). No Solidariedade, que orientou voto contra, foram oito votos contra o governo, entre eles os do líder Áureo (RJ) e do presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (SP).

O PSD e o PTN registraram cinco traições. O PRB e o PTB, quatro - contando o voto do dissidente Arnaldo Faria de Sá (SP). No PPS, foram três - incluindo o líder da bancada, Arnaldo Jordy (PA). PSC e PV registraram dois votos contra cada. No PSDB, apenas Geovânia de Sá (SC) se posicionou contra o governo.

A oposição - PCdoB, PT, PDT, PMB, PSOL e Rede - votou fechada contra o texto-base. Partidos menores, como PROS, PEN, PHS, PSL e PTdoB tiveram votos contra e a favor do projeto.

Considerado pelo governo como teste para a votação da reforma da Previdência, o texto-base da reforma trabalhista foi aprovado por 296 votos a favor e 177 contrários. O objetivo era votar a proposta antes da greve-geral marcada para sexta-feira (28).

Confira abaixo como votaram todos os goianos:



Fonte: Estadão Conteúdo

Trabalhadores dos Correios entram em greve por tempo indeterminado



Os trabalhadores dos Correios decidiram entrar em greve, segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). A paralisação, iniciada às partir das 22h de quarta-feira (26) segundo a entidade, é por tempo indeterminado, caso as negociações não avancem.

A greve é contra a privatização, demissões e retiradas de direitos, além do fechamento de mais de 200 agências no país, segundo a Fentect. De acordo com a federação, dos 36 sindicatos filiados à entidade, 33 aderiram. Somente três estados não participam: Sergipe, Amapá e Roraima.

Os funcionários das agências franqueadas, que são terceirizados, não participam da greve. A empresa possui atualmente cerca de 6.500 agências próprias, além de mais de 1 mil franqueadas.

Em comunicado divulgado na tarde desta quinta-feira (27), os Correios disseram que o atendimento à população não está sendo afetado. "Somente os serviços com hora marcada (Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje) estão suspensos", informou a estatal.

Segundo a empresa, a paralisação concentra-se principalmente, na área operacional, sendo que 86,31% do efetivo total no Brasil está presente e trabalhando.

O que dizem a federação e os Correios

"Além do fim das agências próprias dos Correios, com fortalecimento das franqueadas, o que esvazia os negócios da empresa para a iniciativa privada, a ECT implantou a entrega alternada em vários locais do país. Assim, aprofunda a má qualidade na entrega de correspondências, que deixa de ser diária, retirando, dessa maneira, o direito do cliente de receber regularmente as encomendas", diz a federação.

Em nota, os Correios disseram que "uma paralisação dos empregados neste momento delicado pelo qual passa a empresa é um ato de irresponsabilidade, uma vez que a direção está e sempre esteve aberta ao diálogo com as representações dos trabalhadores. No entanto, os Correios irão adotar todas as medidas necessárias para garantir a continuidade de todos os serviços". A estatal enviará mais tarde posição sobre a adesão em todo o país.

Crise nos Correios

Os Correios enfrentam uma severa crise econômica e medidas para reduzir gastos e melhorar a lucratividade da estatal estão em pauta. O presidente dos Correios, Guilherme Campos, afirmou que a estatal teve um prejuízo estimado de R$ 400 milhões no primeiro trimestre, após ter tido prejuízo anual de cerca de R$ 2 bilhões em 2015 e em 2016. Ele disse ainda que a empresa não tem condições de arcar com sua folha de pagamentos e que demissões de servidores concursados estão em pauta.

A estatal não tem contatações há vários anos - o último concurso foi realizado em 2011.

Em 2016, os Correios anunciaram um Programa de Demissão Incentivada (PDI) e pretendia atingir a meta de 8 mil servidores, mas apenas 5,5 mil aderiram ao programa. “A economia com esses 5,5 mil é de R$ 700 milhões anuais e essa marca alcançada com o PDI fica aquém da necessidade da empresa. Precisamos ter outras ações para enxugamento da máquina da empresa”, afirmou Campos no dia 20 de abril.

Os Correios planejam também fechar cerca de 200 agências neste ano, além de uma série de medidas de redução de custos e de reestruturação da folha de pagamentos. Segundo os Correios, o fechamento dessas agências acontecerá sobretudo nos grandes centros urbanos.

Para Campos, outro ponto fundamental para reestruturar o orçamento dos Correios é encontrar um novo formato para o plano de saúde dos funcionários dos Correios, o Postal Saúde. Segundo ele, esse custeio é o responsável pela maior parte do déficit registrado nos últimos anos.

Pelo modelo, a estatal arca com 93% dos custos dos planos de saúde e os funcionários com 7%. “Estamos negociando com os trabalhadores, com os sindicatos, buscando uma alternativa. Nos moldes que está é impossível de ser mantido”, diz.

Fonte: G1

Servidores fazem protesto por reajuste salarial em Posse/GO




Os servidores municipais de Posse, no nordeste goiano fizeram nesta quinta-feira (27) uma caminhada em protesto por reajuste salarial.

A caminhada em defesa dos direitos dos servidores municipais mobilizaram diversas pessoas, de todas as categorias.

Servidores municipais levaram cartazes com diversas frases, como “Elogios senhor prefeito não pagam contas no fim do mês” “A união das categorias faz a forças” Com os funcionários a vitória é de todos” entre outras.

Os servidores esperam que o prefeito Wilton Barbosa, possa rever as condições e reajustar os salários dos funcionários.

Por conta do ato, alguns serviços municipais não funcionaram. 

Greve garante grandes conquistas para a educação de Goiás



Após longas negociações e 41 dias de greve da rede Estadual de Educação a diretoria do Sintego conquistou várias vitórias para a categoria da Educação em Goiás.

A proposta foi apresentada à diretoria do Sintego em reunião realizada na manhã da última segunda-feira, (24/04), com o governador de Goiás, Marconi Perillo, secretários da equipe econômica e a secretária de educação, Raquel Teixeira.

A proposta atende à pauta de reivindicações dos trabalhadores em educação e ainda apresenta algumas conquistas a mais.

Veja abaixo as conquistas da greve:

Serão 21% de reajuste para os administrativos, estavam a 3 anos sem nada;

Reajuste de 34% para contratos temporários;

Os professores conseguiram um reajuste de 7,64% para todas as categorias, incluindo aposentados;

Auxílio alimentação no valor de R$ 500,00 para administrativos, professores efetivos, temporários e comissionados, foi uma conquista a mais. O que acrescenta um ganho nos rendimentos da categoria;

Progressão para 448 professores do Quadro Permanente do Magistério;

Concurso público para 900 professores PIII e 100 administrativos;

Resolução do quadro transitório. O Quadro Transitório do Magistério – QTM, equipará-se a PIII, a inclusão de todos os professores que estavam nesta faixa no quadro de PIII;

Gratificação por Dedicação em Período Integral (GDPI) para os professores, diretores e coordenadores das escolas em tempo integral;

Aumento de 20% para os recursos destinados à aquisição da merenda escolar;

Aumento de 58% para o Pró-Escola (programa de custeio de reformas e reparos emergenciais das unidades de ensino);

Recriação de subsecretarias com outra nomenclatura, coordenações, as 40 estão de volta.

“A batalha foi árdua, mas vitoriosa. Depois de inúmeras reuniões e negociações, finalmente o governo do Estado atendeu às solicitações dos trabalhadores em Educação. Estas vitórias são da nossa categoria, o que demonstra que nossa dedicação e pressão foram muito importantes”, afirma Bia de Lima, presidenta do Sintego.

Bia ressalta que a greve trouxe conquistas que a categoria lutava há 16 anos. “Precisamos continuar fortes e perseverantes para mantermos nossos direitos e o respeito que nossa categoria merece”, afirma Bia.

Fonte: Sintego

Polícia apreende armas de fogo em São Domingos/GO




No último domingo, dia 23 de abril, a equipe do Comando de Operações de Divisas (COD), em operação conjunta com a Companhia Independente de Policiamento Especializado no Cerrado (CIPE/Cerrado) da Polícia Militar da Bahia, realizaram um bloqueio na GO-463, no município de São Domingos, no nordeste goiano.

Após abordagem a um veículo, os policiais militares encontraram na cintura de uma ocupante, um revólver calibre 38 com numeração suprimida.

Durante o deslocamento para o DP local, as equipes visualizaram uma caminhonete parada no acostamento da via, com as portas abertas e com quatro indivíduos fora do carro.

Ao realizar a busca pessoal e veicular, foram encontradas 79 munições e duas carabinas: uma calibre 22, sendo uma de pressão 5.5 modificada para calçar cartucho de calibre 22.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão e os envolvidos que foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Posse e autuados em flagrante delito no artigo 16 da lei 10.826/03 do Estatuto do desarmamento (Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito).

Com informações Polícia Militar

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Marconi Perillo manda fazer réplica de igreja para casamento da filha



Marconi Perillo não anda com tempo para se preocupar com a delação da Odebrecht, em que é acusado de receber 8 milhões de reais de caixa 2.

A prioridade do governador é o casamento de sua filha, marcado para o final deste mês, em Pirenópolis, interior de Goiás. Perillo decidiu se descolar da realidade.

O plano inicial era celebrar o matrimônio na charmosa igreja da cidade. Em tempo de Lava Jato, porém, a família ficou receosa de que manifestantes ficassem sabendo da pajelança e estragassem a festa.

Mas como sonho é sonho, Perillo arranjou uma alternativa ao possível contratempo.

Ele contratou uma equipe especializada para construir uma réplica da igreja dentro da propriedade que a família tem em Pirenópolis.

Tudo isso para atender ao desejo dos noivos e não decepcionar os cerca de 350 convidados, sem expor ninguém a constrangimentos, claro.

Outro lado

Através de sua assessoria, o governador afirma que a combinação para a construção da igreja tinha sido feita há um ano, que os recursos serão próprios, e que ela será erigida dentro de sua propriedade particular.

Fonte: Veja/Radar

Deputado Iso Moreira apresenta requerimento em pesar na Assembleia Legislativa pelo falecimento do ex-prefeito Filoneto José dos Santos




O Deputado Estadual Iso Moreira (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa em Goiânia, requerimento em pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Divinópolis de Goiás, Filoneto José dos Santos.

O requerimento foi apresentado na sessão ordinária na última terça-feira (25), o Deputado Iso Moreira tinha Filoneto como amigo pessoal.

Filó, entrou para história do município por ter atuado em 4 mandatos com grande competência, transformando a história de Divinópolis e deixando um legado de trabalho, humanidade e amor ao próximo. Disse Iso Moreira.

Trata-se de uma justa e reconhecida homenagem a um grande homem que muito nos ensinou através dos seus exemplos. Finalizou o deputado.

Acidente deixa vítima fatal na BR-020, no Distrito de Rosário





Por volta das 16 hrs da última terça-feira (25), um acidente com um GM Classic branco com placas de Anápolis GO, que seguia sentido Barreiras BA, deixou uma vítima fatal e três feridas na BR-020.

O acidente ocorreu próximo ao Distrito de Rosário, no trecho entre a sub estação e o Posto Fiscal.

De acordo com informações de testemunhas a condutora teria perdido o controle do veículo que saiu da pista vindo a capotar.

Os quatro ocupantes do carro, (todas mulheres) foram arremessadas para fora do veículo, o que leva a crer que não utilizavam o cinto de segurança no momento do ocorrido.

Uma delas, Arlete Braga Pereira, infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

As demais ocupantes foram socorridas, em estado grave, por equipes dos bombeiros e levadas para o hospital da cidade de Posse - GO.

A Polícia Militar do Rosário esteve no local e deu suporte no atendimento da ocorrência.

Por Magnum Favretto Rádio Rosário FM. Informações da Polícia Militar.

Chapada dos Veadeiros: a quem pertence essa pérola da biodiversidade?



A região geomorfológica denominada Chapada dos Veadeiros é uma pérola da biodiversidade do Cerrado. Todos os estudos com biodiversidade realizados na região apontam para sua importância, sua singularidade e sua fragilidade.

Ocorre, nos atuais limites da Chapada dos Veadeiros, ao menos 17 espécies de plantas ameaçadas de extinção, além de algumas das últimas populações de animais raríssimos no Cerrado, como o icônico pato-mergulhão (Mergus octosetaceus), da onça-pintada (Panthera onca), do socó-boi-rajado (Tigrissoma fasciatum), da águia-cinzenta (Urubitinga coronata), da codorna-mineira (Nothura minor), do tico-tico-mascarado (Coryphaspiza melanotis) e de tantas outras espécies que estão desaparecendo junto com o bioma.

A Chapada dos Veadeiros também é muito importante do ponto de vista evolutivo. Diversas espécies de vertebrados, notadamente de anfíbios, ocorrem exclusivamente lá e apenas lá, podendo ser considerada um “ninho” para a formação de espécies ao longo da evolução. Por conta disso, é corriqueiro o registro de novas espécies, ainda não formalmente descritas em periódicos científicos especializados, como anfíbios, lagartos, roedores, peixes, dentre outros.

A Chapada dos Veadeiros parece guardar seus segredos com cuidado, revelando-os apenas àqueles que buscam o conhecimento com dedicação.

A beleza cênica da região é singular e espetacular, sendo o principal motor do ecoturismo. As vastas paisagens, as centenas de cachoeiras e os diversos momentos de contato com a natureza, em suas diferentes dimensões e possibilidades, foram a força responsável por grande parte do crescimento econômico observado nos municípios da região nos últimos 30 ou 20 anos.

Foi a força dessa natureza que colocou o norte de Goiás no mapa do mundo e colocou o mundo no norte de Goiás. Em 2016, apenas o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros recebeu aproximadamente 60 mil visitantes. É bem plausível que outro tanto tenha visitado a região sem ter visitado o parque, deixando recursos financeiros e levando saudades.

Se por um lado a visibilidade da Chapada dos Veadeiros tem movimentado economicamente e socialmente a região, por outro lado também está ameaçando a manutenção adequada dos valores ecológicos, evolutivos e sociais da região.

A ampliação da Chapada dos Veadeiros não é uma birra de ambientalistas românticos e loquazes. É, acima de tudo, o reconhecimento, baseado em diversos estudos, de que o atual limite do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é insuficiente para proteger adequadamente os atributos da Chapada dos Veadeiros.

Essa demanda visa ampliar a proteção sobre ecossistemas frágeis e raros (e as espécies aí presentes), permitir a viabilidade ecológica de predadores de topo de cadeia (as quais precisam de paisagens amplas e bem conservadas para que suas necessidades ecológicas e demográficas), para garantir a conservação dos processos ecológicos e evolutivos que garantem o provimento dos serviços ecossistêmicos (incluindo aí o sequestro de carbono e o tamponamento dos efeitos das mudanças climáticas), a manutenção da diversidade biológica regional, proteger nascentes (466 segundo dados do ICMBio) e garantir a qualidade do meio ambiente às populações humanas.

Bem Educar: construção de pontes em comunidades calunga facilitará acesso de alunos às escolas




Em reunião realizada nesta quarta-feira (26/4), a promotora de Justiça Úrsula Catarina Fernandes Silva Pinto e o grupo de trabalho do programa Bem Educar de Cavalcante definiram a continuidade de ações de acompanhamento para a construção de três pontes, que auxiliarão o acesso de crianças das comunidades calungas às escolas municipais.

A reunião foi acompanhada pela psicóloga Mônica Café e a assistente social Cristiane Bastos, da equipe técnica da Coordenadoria de Apoio à Atuação Extrajudicial (Caej) do MP-GO.

No encontro, ficou definido o acompanhamento das obras nas pontes sobre os Rios Capivara, Branco e Corrente, nas comunidades calungas de Vão de Almas e Maiadinha. Segundo apresentado, já houve a elaboração do pré-projeto cadastrado no Sistema de Convênios do governo federal (Sisconv), que se encontra em análise, no caso da ponte para o Rio Corrente.

Em relação às pontes dos Rios Branco e Capivara, está sendo aguardada a elaboração dos projetos definitivos, os quais já se encontram com um novo engenheiro contratado pela prefeitura, uma vez que não houve acordo com a firma de engenharia anteriormente negociada. Após a regularização destes projetos, eles serão encaminhados ao órgão licenciador para aprovação ambiental.

A próxima reunião deste grupo foi agendada para o dia 24 de maio, às 8h30, no salão do Tribunal do Júri de Cavalcante, quando será feita a apresentação dos pré-projetos cadastrados no Sisconv pelo funcionário da prefeitura, integrante do GT, Ricardo Galvão.

Atuação em rede

Em razão da viagem das técnicas da Caej ao município, também foi agendada uma reunião com as integrantes da Secretaria Interprofissional do Tribunal de Justiça de Goiás, para as ações locais do Projeto Escuta. A iniciativa do tribunal pretende articular o fortalecimento da rede de proteção às crianças, adolescente e mulheres de Cavalcante.

No encontro foram definidos os papéis de cada ente participante da rede: escolas municipal e estadual, Conselho Tutelar, Polícias Civil e Militar, Ministério Público, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urbano e Cras Volante, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Poder Judiciário local. Esta definição auxiliará na atuação em rede articulada na proteção de crianças, adolescentes e mulheres em situação de violação de direitos, a fim de que sejam feitos estudos de casos e seus devidos encaminhamentos.

Ficou estabelecido ainda que a rede se reunirá mensalmente, inclusive com um caso já em andamento para estudo e intervenções imediatas. A próxima reunião da rede foi agendada para o dia 25 de maio, sob a coordenação da psicóloga do Cras, Monike Coelho; da diretora da escola municipal, Alessandra Faria, e da conselheira tutelar Maria Aparecida Figueiredo.

Fonte: MPGO

Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...