Pular para o conteúdo principal

Sociedade, Prefeitura e MP de Posse/GO debatem em audiência pública serviços de saneamento municipal




A Prefeitura Municipal de Posse, por solicitação do Ministério Púbico, realizou na noite da última segunda-feira, dia 11 de julho, uma audiência pública para tratar da possível renovação do contrato de concessão de serviços a ser celebrado entre o Município e a SANEAGO.

O último contrato de concessão venceu no último dia 18 de abril e o MP e a Prefeitura querem acertar um novo contrato que garanta não somente serviços de boa qualidade para a população, mas principalmente a proteção ao meio ambiente e aos mananciais de Posse como prioridade para a SANEAGO.

A audiência contou com a presença de dezenas de pessoas interessadas no futuro do abastecimento de água, coleta de detritos e proteção ambiental.

Participaram da Mesa o prefeito municipal de Posse José Gouveia, o procurador de Posse, Eusélio Tonhá, os secretários municipais de Administração, Hallison Gouveia; Rafael Lagreca do Meio Ambiente; os vereadores Abílio Oliveira e Jair Pereira, este último representando o Legislativo Local e os representantes da SANEAGO, Ademar Gaspar, assessor da direção da Empresa e Aritana da Silva Oliveira.

Ficou acertado que a Prefeitura, junto com o ministério Público, vai aperfeiçoar o Plano Municipal de Saneamento, incorporando as sugestões viáveis apresentadas na audiência da última segunda-feira, para que a SANEAGO possa apresentar seu Plano de Investimentos, que justifique um contrato de 30 anos de prestação de serviços.

De acordo com o Dr. Eusélio, “Posse está em estado de semi abandono” no que se refere ao tratamento do saneamento básico e da proteção dos mananciais. Vários crimes ambientais cometidos por parte da SANEAGO foram constatados e foi aberto um inquérito civil público. “Chegamos à conclusão que a água do Prata é boa, o custo é baixo, a SANEAGO não faz o tratamento e isto pode caracterizar enriquecimento ilícito”.

Em resposta o representante da SANEAGO Ademar Gaspar afirmou que todas as afirmações quanto aos serviços prestados pela Empresa nos últimos anos são absolutamente verdadeiras e que as demandas apresentadas pela Prefeitura já no início das negociações eram emergenciais, “para ontem”, como a compra de um gerador de energia próprio para garantir o tratamento do esgoto quando falta luz e a conclusão de obras inacabadas de fornecimento de água.

Segundo Gaspar o gerador já foi comprado e as instalações para a sua colocação já estão prontas. Sobre as propostas e metas a serem incluídas no novo contrato, Gaspar explicou que após a mudança da legislação federal de Saneamento, a SANEAGO passou a ser apenas uma prestadora de serviços e que todas as metas, projetos e cobranças devem fazer parte do Plano Municipal de Saneamento. Neste ponto ele elogiou a administração de Posse, que já tem o documento pronto.

Dentre as exigências feitas pelo Município está o financiamento do Parque Municipal de Posse, criado em 2014, que visa proteger o manancial da Bacia do Prata e tem um custo previsto de R$ 200 mil orçados por ano e que tem que ter auxílio da SANEAGO para ter a sua manutenção.  Todas estas questões serão decididas após uma análise por parte da Prefeitura e do Ministério Público da Plano Municipal de Saneamento, que será apresentado à SANEAGO em breve, para que esta faça a sua proposta de investimentos em Posse.





CCS/Posse

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.