Programa Brasil Alfabetizado |
Horta na
Escola
|
Por
Francielle Rego Oliveira Braz,
Atuo como
Superintendente de Ensino junto à Secretaria Municipal de Educação de
Divinópolis de Goiás desde Janeiro de 2013. Durante as atividades decorrentes
desta função, tive a oportunidade de presenciar parte do desenvolvimento do
Programa de Assessoramento e Suporte Pedagógico (PASP), uma capacitação
ofertada pela Secretaria Estadual de Educação, tendo como tutora a professora
Maristela Firmino da Cunha Gomes.
O PASP teve
como objetivo promover o diálogo entre todos os componentes da Unidade
educacional envolvidos na aprendizagem dos alunos, buscando melhorar resultados
por meio do trabalho colaborativo. Foi
com esta visão de assessoramento e acompanhamento já realizado pelo Estado, que
minha função foi adaptada junto à Secretaria Municipal de Educação.
Ao assumir
esta responsabilidade perante o Município, foram estabelecidas algumas
prioridades alinhadas à meta do Prefeito Filoneto José dos Santos de criar um
padrão de Qualidade no Ensino Público ofertado pelo Município.
Antes de
propor qualquer intervenção, visitei todas instituições de Educação Infantil e
Ensino Fundamental durante o mês de janeiro de 2013. Após esse primeiro contato,
foi realizada uma reunião com a Secretária Municipal de Educação Marilene
Catarino Oliveira, os coordenadores pedagógicos e os gestores de todas as
escolas e creches municipais. Neste encontro, priorizamos estabelecemos a meta
de fortalecer a intervenção pedagógica na Educação Infantil e no Ensino
Fundamental. Assim, coletivamente elaboramos o Projeto Crescer Juntos (PCJ),
organizado em torno de alguns pontos:
1.
Implantação de avaliações diagnósticas mensais para todos os alunos
matriculados na primeira e segunda fase do Ensino Fundamental no Município;
2. Formação
e Capacitação de todos os professores em parceria com a Secretaria Estadual de
Educação;
3. Implantação
de Plano de ação com projetos escolares de apoio;
4.
Implantação dos Conteúdos mínimos a ser aplicada na Educação Infantil do
Município, em consonância com o que já vem sendo elaborado para atender a Meta
7 do Plano Nacional de Educação (PNE, Lei 13.005/2014);
5. Aplicação
de oficinas de formação pedagógica no fortalecimento das metodologias de ensino
aplicadas no município.
6. Parcerias
com as Secretarias de Saúde e Assistência Social no desenvolvimento dos planos
de ação previstos nos Projetos Pedagógicos de cada Escola; (Exemplo: Saúde
Bucal na Escola);
7.
Implantação de material pedagógico de apoio para atendimento aos alunos com
dificuldades de aprendizagem.
8. Parceria
com Instituto Federal Goiano - Câmpus Ceres, na oferta de Cursos de Formação
Inicial e Continuada (PRONATEC);
9. Parceria
com a Secretaria Estadual de Educação para Implantação do Programa Brasil
Alfabetizado.
Para
aplicação do Projeto Crescer Juntos foi necessário reorganizar o trabalho
pedagógico, implementando o acompanhamento sistemático do desenvolvimento
individual dos alunos.
Neste
processo são relatados os avanços e insucessos dos estudantes mediante o olhar
cuidadoso do professor. As dificuldades dos alunos exigiram metodologias
diferenciadas por parte dos docentes, buscando outros caminhos para uma
aprendizagem de “sucesso”.
Realizei
visitas mensais e bimestrais para acompanhar este processo, além de atender
sistematicamente às demandas do Projeto Crescer Juntos. Sob minha
responsabilidade direta estavam a formulação mensal de provas diagnósticas a
serem aplicadas a todos os alunos do Ensino Fundamental do município; a
elaboração de relatórios bimestrais das avaliações diagnósticas aplicadas; a
participação em reuniões e encontros de formação junto à Subsecretaria Estadual
de Educação com sede em Campos Belos; as visitas à Secretária Estadual de
Educação com sede em Goiânia no departamento de Educação de Jovens e Adultos na
busca de material pedagógico e orientação pedagógica para o Programa Brasil
Alfabetizado; a organização de oficinas de formação; e as reuniões com os
coordenadores das escolas.
Evidências das Ações estabelecidas no
Projeto Crescer Juntos (PCJ), realizadas no Município:
1.
Avaliações Diagnosticas;
Tabela de Avaliações Diagnosticas
Aplicadas 2013 a 2015
Modelo de Fichas de acompanhamento
Bimestrais
Alunos com dificuldades de
Aprendizagem
Resultado das Avaliações Diagnóstica
2014– Escola Municipal - 2º Ano
Segue abaixo parte de muitos dos
diagnósticos realizados:
Ano : 2013
Passo a Passo do Diagnóstico
22 e
23/01/2013 – Escola Municipal Luís Pereira Cireneu
24e 25/01/2013
– Creche Pré-Escolar Joãozinho e Maria
28/01/2013 –
Extensão da Vazante: Escola Municipal Luís Pereira Cireneu 28/01/2013 – Escola
Riacho Seco: Ramiro Pinto Magalhães
26/02/2013-Encontro
de Coletivo
01 e
02/03/13 -2º Encontro de Coordenadores na Subsecretaria Estadual de Educação-
Regional Campos Belos- GO
12/03/13-Encontro
Coletivo
21/03/13-Visita
Riacho Seco
17/04/13-
Visita Vazante
18/04/13-
Reunião Creche Joãozinho e Maria
(Capacitação
de Professores)
Dia
30/04/13-III Formação Continuada de Coordenadores
Dia
02/05/13-Reunião Escola Ramiro
Dia
17/05/13-Visita Escola Luís Pereira Cireneu em Divinópolis e na Vazante;
Dia
28/06/13-Reunião nas Escolas
Dia
1/08/13-Capacitação dos professores
Dia
21/08/13-Reunião na Creche da Vazante
Dia 22/08-
Reunião na Subsecretaria Regional de Campos Belos-GO
Dia
10/09/13-Visitas nas Escolas sobre resultados das Avaliações Diagnosticas
Outubro-
Formulação das Diagnosticas Finais e reunião com a equipe Gestora de cada
escola;
Novembro e
Dezembro – Fechamento dos Diagnósticos
2.
Realização de formação e Capacitação de Professores;
3.
Elaboração de plano de ação com projetos escolares de apoio;
4. Definição
de conteúdos mínimos a ser aplicados na Educação Infantil do Município;
5. Oficinas
de formação pedagógica;
6. Parcerias
com as Secretarias de Saúde e Assistência Social;
7. Material
pedagógico de apoio para atendimento aos alunos com dificuldades de
aprendizagem;
8. Formatura de 60 alunos nos Cursos de Formação
Inicial (Pronatec); 24 de Janeiro de 2014;
9. Programa
Brasil Alfabetizado – Implantado no Município em Agosto de 2014 em parceria com
a Secretaria Estadual de Educação.
10.
Atendendo Jovens e Adultos dos Assentamentos Marcos Correia Lins e Riacho Seco
e do Distrito de Vazante. Atendo 100
alunos. A formatura foi realizada no dia 18 de Maio de 2015.
Devido ao
espaço desta publicação, não pude detalhar todos os trabalhos realizados. Cada
ação foi detalhada e arquivada para possíveis consultas. Procurei realizar um
assessoramento transparente e adequado às necessidades que me foram
apresentadas. As ações realizadas por mim foram somadas aos trabalhos já
realizados por cada escola.
Minha
atuação parece invisível para quem não acompanha de perto, pois minhas
intervenções seguem junto à equipe gestora. Porém, é um trabalho que possui
muitos detalhes e que faz muita diferença no resultado final do ensino
aprendizado aplicado nas Escolas Municipais de Divinópolis de Goiás.
Dedico minha
pequena contribuição a todas as pessoas que estão atuando diariamente na
educação municipal de Divinópolis de Goiás, pois eles são os verdadeiros
protagonistas dos sucessos alcançados no crescimento da qualidade do ensino.
Francielle Rego Oliveira Braz
Licenciada
em Artes pela Faculdade de Educação Regional Serrana (FUNPAC- 2016), Bacharel
em Administração de Empresas - Faculdades Objetivo (2002). Possui o título de
Licenciatura Plena em Matemática pelo Programa Especial de Formação de Docente
pela Universidade Católica de Brasília (2010). Especialista em Formação Sócio
Econômica do Brasil (UNIVERSO -2004), Especialista Agroecologia e
Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Especialista em
Educação do Campo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT-2016). Professora
há 12 anos na Universidade Estadual de Goiás (UEG) Campus Campos Belos.
"Não existe saber mais ou saber
menos: há saberes diferentes"
( Paulo Freire )
Formação de Professores |
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Aplicação de Avaliações Diagnosticas |
Oficinas Pedagógicas |
Visita à Escola Ramiro Magalhães no Assentamento Riacho Seco |
Projetos Desenvolvidos na Creche |
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