Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Alto Paraíso/GO, comissão de licitação e procurador jurídico acionados por improbidade



A promotora de Justiça Paula Moraes de Matos propôs ação civil pública por ato de improbidade contra o prefeito de Alto Paraíso, Álan Gonçalves Barbosa; o procurador do município, Ismael Neiva e os membros da Comissão Permanente de Licitação Maurício Wislley Fabrício da Silva, Edna Socorro dos Santos e José Carlos Vicente Pereira.

A improbidade é decorrente da participação dos acionados em irregularidades no processo licitatório para execução do sistema de esgotamento sanitário da cidade e também no seu projeto executivo.

A obra da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) chegou a ser paralisada em 2014, por decisão liminar, em ação pelo promotor de Justiça Frederico Augusto de Oliveira Santos, em 2013. Essa ação foi proposta em razão de irregularidade do licenciamento de instalação, concedido os devidos estudos do Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), sem a aprovação do projeto e as consultas necessárias à Saneago e à população. Em abril de 2016, o Judiciário declarou a obrigatoriedade do EIA/RIMA, aprovação pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e realização de audiência pública.

Licitação irregular

Em 2014, o MP começou a apurar indícios de irregularidades na licitação deflagrada para instalação do sistema de esgotamento sanitário, tendo a perícia técnica apontado algumas irregularidades no projeto executivo e no processo licitatório para a obra.

De acordo com a análise, a prefeitura lançou, em 2012, a licitação, na modalidade concorrência pública, do tipo menor preço por lote, regime de empreitada por menor valor global. Constatou-se que não foram realizados o projeto básico e o orçamento estimado em planilhas de quantitativos e preços unitários e também que no projeto executivo não contavam orçamento e os desenhos.

O laudo pericial apontou ainda que o edital da licitação previu o mesmo conteúdo para dois lotes, sem a devida especificação dos serviços a serem efetuados, o que, aliado à falta de orçamento, impossibilita a fiscalização da obra e abre margem a fraudes na execução do contrato.

Na ação, a promotora explica que, apesar de o objeto da licitação ser uma obra de engenharia, possibilitou-se irregularmente que as empresas apresentassem atestados técnicos emitidos em conselhos profissionais diversos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

Ainda que todo o processo apresentasse diversas irregularidades, o parecer do procurador jurídico Ismael Neiva foi favorável à legalidade do procedimento licitatório, consolidando a lesão ao erário e configurando, assim, a prática de ato de improbidade dos acionados. Desta forma, pede-se a condenação de todos eles nas sanções discriminadas na Lei de Improbidade Administrativa.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.