sexta-feira, 15 de julho de 2016

Encontro de Culturas reúne indígenas e manifestações tradicionais em Alto Paraíso/GO



O Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros começa nesta sexta-feira (15) e reúne grupos indígenas, oficinas e manifestações tradicionais brasileiras, como maracatu, folia, congada e capoeira.

O evento acontece anualmente em São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás, e tem o objetivo de promover a valorização das raízes e a integração entre culturas.

“A expectativa é proporcionar uma vivencia diferenciada para as pessoas, além dos passeios pelas belezas naturais da região. Além disso, é promover um reconhecimento das raízes brasileiras, fortalecendo nossa identidade cultural e, com isso, nos ajudar a melhorar como pessoas, transformar o mundo”, disse o organizador do evento, Juliano Basso.

Juliano ainda comenta que o evento tem características muito marcantes. “O Encontro, desde sua fundação, manteve, de certa forma, sua tradicionalidade. As bases do evento são as mesmas. Óbvio que também temos algumas novidades, como o encontro de pajés e raizeiros, por exemplo”, completou.

O encontro, que vai até o dia 30 deste mês, começa com a Aldeia Multiétnica, uma reunião entre vários grupos indígenas que conta com troca de conhecimentos e experiências entre si e também com o público. Na 10ª edição, o foco é discutir o conflito de comunicação e a transmissão dos saberes tradicionais entre as gerações com a chegada das novas tecnologias.

Diariamente o público poderá assistir a danças e rituais de cada etnia, conhecendo um pouco mais de seus costumes e realidade. Serão feitas rodas de prosa, oficinas e até exibição de filmes elaborados pelos próprios indígenas.

Depois da aldeia, a programação será concentrada nos grupos de cultura tradicional, com apresentações, trocas de experiência e oficinas.

Durante o festival também estarão presentes moradores da comunidade Kalunga, formada por descendentes de escravos que se refugiaram em quilombos. Eles são responsáveis pela cerimônia de abertura do evento na vila, com o tradicional hasteamento do mastro do Divino Espírito Santo, e a encenação do Império Kalunga.

Toda a programação é aberta ao público. O evento conta com atrações gratuitas e outras em que é necessário adquirir o ingresso. “São preços populares, além disso, alunos de escolas públicas da região não pagam, estudantes também têm desconto”, disse o organizador.

Serviço:

XVI Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros.
Data: 15 a 30 de julho de 2016
Local: Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás
Mais informações: www.encontrodeculturas.com.br




Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...