Pular para o conteúdo principal

103 municípios goianos fecharam 2015 gastando mais com pessoal e 108 reduziram investimentos



Com arrecadação em queda e peso dos gastos em ascensão, os prefeitos goianos chegaram, em geral, ao último ano de seus mandatos com as contas piores do que quando começaram suas gestões.

Levantamento feito com base em dados repassados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) mostra que pelo menos 103 prefeituras fecharam o ano de 2015 gastando proporcionalmente mais com pessoal do que encerraram 2014 e 108 deles investiram menos no mesmo período.

Os dados, que se referem aos três primeiros anos dos atuais mandatos, são de 151 dos 246 municípios goianos que têm os balanços anuais completos deste período disponibilizados para consulta na página do Tesouro que é destinada à prestação de contas.

Neste período, houve, via de regra, uma queda no grau de investimentos. Nos balanços, trata-se do campo que lista gastos com obras, por exemplo.

Ao mesmo tempo, as prefeituras aumentaram as despesas com pessoal e com materiais de consumo, utilizados no dia a dia e que servem unicamente ao funcionamento da máquina administrativa.

A pior situação foi constatada em relação a 31 municípios que tiveram reduções consecutivas ano a ano no grau de investimento em relação à receita e ao mesmo tempo elevaram os gastos com pessoal. Em alguns casos, foram investidos menos de 1% da receita.

O principal fator apontado como causa para esta situação generalizada é a queda na arrecadação.

De acordo com o presidente da Associação Goiana dos Municípios e prefeito de Bom Jardim de Goiás, Cleudes Bernardes, o Baré (PSDB), a dificuldade em estabelecer um corte significativo nos gastos com servidores efetivos e comissionados e a entrada de menos recursos acaba “estrangulando” as contas públicas municipais.

Considerando a inflação entre 2014 e 2015, nenhuma das cidades analisadas conseguiu aumento de arrecadação. Mesmo considerando valores absolutos, sete municípios não conseguiram aumentar a receita e outros 24 receberam menos dinheiro no último ano.

Essa queda coincide com o volume de repasses feitos pelos governos estadual e federal, que representam mais de 70% das receitas municipais. Apesar de essas verbas terem aumentado consecutivamente entre 2013 e 2015, esse crescimento foi, em média, de 16,17% e 15,44%, respectivamente. Já a inflação, chegou perto de 19%. Movimento semelhante também aconteceu com arrecadação própria.

Apesar disso, o conselheiro do Ministério da Fazenda, Lucas Bevilacqua, aponta que os prefeitos não têm feito seus “deveres de casa” para resolver a situação.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.