Pular para o conteúdo principal

103 municípios goianos fecharam 2015 gastando mais com pessoal e 108 reduziram investimentos



Com arrecadação em queda e peso dos gastos em ascensão, os prefeitos goianos chegaram, em geral, ao último ano de seus mandatos com as contas piores do que quando começaram suas gestões.

Levantamento feito com base em dados repassados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) mostra que pelo menos 103 prefeituras fecharam o ano de 2015 gastando proporcionalmente mais com pessoal do que encerraram 2014 e 108 deles investiram menos no mesmo período.

Os dados, que se referem aos três primeiros anos dos atuais mandatos, são de 151 dos 246 municípios goianos que têm os balanços anuais completos deste período disponibilizados para consulta na página do Tesouro que é destinada à prestação de contas.

Neste período, houve, via de regra, uma queda no grau de investimentos. Nos balanços, trata-se do campo que lista gastos com obras, por exemplo.

Ao mesmo tempo, as prefeituras aumentaram as despesas com pessoal e com materiais de consumo, utilizados no dia a dia e que servem unicamente ao funcionamento da máquina administrativa.

A pior situação foi constatada em relação a 31 municípios que tiveram reduções consecutivas ano a ano no grau de investimento em relação à receita e ao mesmo tempo elevaram os gastos com pessoal. Em alguns casos, foram investidos menos de 1% da receita.

O principal fator apontado como causa para esta situação generalizada é a queda na arrecadação.

De acordo com o presidente da Associação Goiana dos Municípios e prefeito de Bom Jardim de Goiás, Cleudes Bernardes, o Baré (PSDB), a dificuldade em estabelecer um corte significativo nos gastos com servidores efetivos e comissionados e a entrada de menos recursos acaba “estrangulando” as contas públicas municipais.

Considerando a inflação entre 2014 e 2015, nenhuma das cidades analisadas conseguiu aumento de arrecadação. Mesmo considerando valores absolutos, sete municípios não conseguiram aumentar a receita e outros 24 receberam menos dinheiro no último ano.

Essa queda coincide com o volume de repasses feitos pelos governos estadual e federal, que representam mais de 70% das receitas municipais. Apesar de essas verbas terem aumentado consecutivamente entre 2013 e 2015, esse crescimento foi, em média, de 16,17% e 15,44%, respectivamente. Já a inflação, chegou perto de 19%. Movimento semelhante também aconteceu com arrecadação própria.

Apesar disso, o conselheiro do Ministério da Fazenda, Lucas Bevilacqua, aponta que os prefeitos não têm feito seus “deveres de casa” para resolver a situação.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.