Pular para o conteúdo principal

UEG de Campos Belos/GO e Coordenação do Território Chapada dos Veadeiros se reúnem para elaborar Fórum das Águas no Nordeste Goiano




No ano da água no Brasil, a sociedade ainda dá passos lentos na direção de um estado maduro de consciência sobre o valor da água, bem mais precioso da humanidade. No limiar da realização do Fórum Alternativo Mundial da Água - FAMA, que ocorrerá em Brasília de 17 a 22 de março de 2018, governantes municipais, entidades ambientais, educadores e a sociedade como um todo, se reúnem na região Nordeste de Goiás para debater e encaminhar sugestões de solução para o problema relacionado à água na região.

A Universidade Estadual de Goiás, que cada vez mais vem se firmando como instrumento relevante na formação de pessoas sensíveis às questões ambientais, juntamente com a Coordenação Geral do Território da Cidadania Chapada dos Veadeiros sentaram para elaborar o I Fórum das Águas no Nordeste Goiano. Trata-se de um passo à frente que está sendo dado pelo curso superior de Tecnologia em Agroecologia no intuito de chamar a sociedade ao debate quanto aos perigos que os rios e nascentes da região sofrem com a degradação ambiental.

José Ribamar Alves Pereira Neto, coordenador Território e vice-prefeito de Monte Alegre de Goiás reitera a necessidade de haver uma retomada das ações do Território, apesar das dificuldades enfrentadas, principalmente com retirada dos recursos destinados à políticas públicas da Chapada, segundo relata. Para ele, “uma ação concreta como essa, em parceria com a UEG é da maior importância para a continuidades da luta pela preservação não só da água, mas também de todas os demais aspectos naturais do bioma”, reitera.

A professora Francielle Rego Oliveira Braz, coordenadora do curso de Agroecologia da UEG e uma das proponentes desta ação, afirma que a região já vem sofrendo com desabastecimento de água em vários municípios e que a situação é grave e precisa ser revertida, sob pena de afetar esta e as futuras gerações.

Para a docente, as populações que estão às margens do Parque Nacional e deste berço das águas, devem se envolver cada dia mais nas lutas em defesa dos recursos hídricos e do Meio Ambiente como um todo. “Como filha legítima do Nordeste Goiano sente na pele a necessidade de implementar ações concretas capaz de construir pontes para um futuro seguro na Chapada”.

Colaborador na realização do evento, o ativista ambiental e coordenador de planejamento da UEG de Campos Belos, Marconi Moura de Lima, ressaltou a importância de a Universidade assumir esse papel e celebrar a parceria com sociedade, que é estratégica, em sua avaliação. “As discussões e os encaminhamentos tem de ser concretos e consistir num socorro direto ao meio ambiente e aos recursos hídricos que de fato estão correndo riscos de escassez em um futuro muito próximo”, aponta.

Sinal vermelho para as águas

O apelo desse grupo de educadores, entre eles o vice prefeito de Monte Alegre de Goiás constitui-se de um pontapé com dois vieses. O primeiro deles é o valor da iniciativa e da parceria, que vai na direção do cumprimento das missões tanto da Universidade, quanto da própria coordenação do território. O segundo é a urgência que temos de tomar providências que estejam diretamente atentas à sobrevivência das próximas gerações o planeta terra.

Parafraseando Padre Zezinho, o diretor da UEG, professor Adelino Machado, diz que “os homens [e mulheres] de boa vontade estão começando a ficar, inquietos por causa do rumo que as coisas estão a tomar”, destacou. Para o gestor da UEG, trata-se de a sociedade, em parceria com a universidade, agir em benefício de toda a comunidade planetária. “Durante muitos anos de trabalho e atuação na UEG essa é umas das iniciativas que mais nos mobiliza em busca do que fazer”, mencionou.

O I Fórum das Águas no Nordeste Goiano só se emplaca se houver adesão. E para isso sua pequena equipe organizadora está imbuída e comprometida com essa causa, que na verdade é causa de toda a humanidade. “Ou fazemos algo concreto agora para preservar as nascentes, os mananciais e os rios, ou sofreremos em breve a destruição total da vida no Planeta”, desabafa o professor.

O evento está agendado para acontecer no próximo dia 22 de março [quinta-feira], das 18h às 22h, no auditório da Câmara Municipal de Campos Belos. E os organizadores convidam toda a sociedade para debater e propor ideias ao cuidado com a água.

A atividade conta ainda com o apoio das prefeituras de Monte Alegre e Campos Belos, ambas, pertencentes ao nordeste goiano.

Fonte: UEG Campos Belos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.