Pular para o conteúdo principal

MP cumpre mandados de busca e apreensão na sede da prefeitura de Niquelândia/GO




O Ministério Público de Goiás, com apoio da Polícia Civil, cumpriu ontem (6/3) mandados de busca e apreensão na prefeitura de Niquelândia, visando instruir duas investigações em curso nas promotorias da comarca.

As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz Rodrigo Victor Foureaux Soares e seu cumprimento acompanhado pelos promotores de Justiça Augusto César Borges Souza e Nádia Maria Saab, que requereram as medidas. O apoio policial foi prestado pelo delegado Cássio Arantes do Nascimento e agentes.

Na ação, foram apreendidos contratos específicos, arquivos eletrônicos, notas fiscais, notas de empenho e outros documentos relacionados às duas investigações. O material apreendido será agora analisado pelas promotorias.

As decisões judiciais que acolheram os pedidos do MP incluem também a decretação de indisponibilidade de bens e a suspensão de contratos.

Combustíveis

O primeiro mandado cumprido na prefeitura está relacionado a contratos de fornecimento de combustíveis para todos os órgãos da administração pública municipal. Na investigação, apura-se o suposto favorecimento no processo administrativo que culminou na contratação do Posto Irmãos Ferreira Ltda. Um dos sócios do estabelecimento seria sobrinho do atual prefeito (cassado pelo TSE), Valdeto Ferreira.

Há evidências de que a soma dos contratos celebrados alcança o valor de R$ 3.485.127,02, considerado extremamente elevado no contexto da crise econômico-financeira do município, que, segundo destacam os integrantes do Ministério Público, não tem recursos nem para efetuar o pagamento dos servidores em dia. Por essa razão, o juiz deferiu a medida cautelar pleiteada pelo MP para decretar a indisponibilidade de bens do prefeito no montante do valor pago em razão da contratação mencionada – mais de R$ 446 mil. O bloqueio incide ainda sobre os bens do posto de combustíveis e outros dois investigados.

A decisão judicial também determina a suspensão de oito contratos firmados com o município, bem como seus pagamentos. E proíbe de efetuar novos pagamentos ao posto de combustíveis.

Empréstimo

O segundo mandado tem vinculação com a investigação sobre a celebração de contrato de cessão de créditos como adiantamento pelo pagamento de royalties devidos em razão da utilização de recursos hídricos do município para geração de energia elétrica. Esses royalties são a chamada Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH). O empréstimo foi negociado pelo prefeito com a Caixa Econômica Federal.

A investigação do MP apura a legitimidade do atual gestor para essa contratação, pois ele foi recentemente cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também é questionada a validade da lei municipal que autorizou a obtenção do empréstimo sem especificar a destinação da receita porventura incorporada aos cofres municipais, além da legalidade do procedimento licitatório instaurado para esta finalidade.

Nesse contexto, além da busca e apreensão, o magistrado deferiu o pedido cautelar do MP para suspender as tratativas com a Caixa até a posse do novo prefeito, a ser escolhido em eleição suplementar para término do mandato, e também a modificação da lei municipal.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.