Pular para o conteúdo principal

Juiz acolhe pedido do MP e determina repasses devidos ao Fundo de Previdência de Posse/GO



O município de Posse, no nordeste goiano, está obrigado, a partir de agora, a fazer o repasse das contribuições previdenciárias de todos os servidores ao Fundo Municipal de Previdência Social, todos os meses, sem atrasos, sob pena de multa diária de R$ 2 mil.

O repasse deverá também incluir ainda a parte patronal, Fundeb, Fundo Municipal de Saúde e Fundo Municipal de Assistência Social e Executivo.

A liminar do juiz Gustavo Costa Borges acolheu pedido feito em ação civil pública proposta em janeiro deste ano pelos promotores de Justiça Eusélio Tonhá dos Santos e Douglas Chegury.

Na ação, foi apontado que dados repassados ao MP-GO pelo Fundo de Previdência de Posse demonstram que a dívida do município contabilizada até outubro de 2017 era de R$ 1.474.586,04 e tende a crescer, já que o chefe do Executivo insiste em não realizar os repasses. Para os promotores, a ação pretende, inicialmente, impedir o descumprimento do ordenamento legal e também reparar o dano já provocado ao Fundo Municipal de Previdência e aos seus segurados.

Segundo argumentaram, “a praxe lamentavelmente empregada pelos gestores municipais irresponsáveis é de não realizar os repasses das contribuições retidas, gerando uma verdadeira bola de neve de dívidas impagáveis ao longo da gestão”. Conforme ponderaram, nem mesmo foi concluído o primeiro ano do mandato do prefeito Wilton Barbosa de Andrade e já se verifica um reparcelamento de um parcelamento anterior.

Pela Lei Municipal nº 984/2006, a qual rege o Fundo de Previdência, é estabelecido em seu artigo 14 que a responsabilidade do desconto, recolhimento e repasse das contribuições é “do dirigente máximo do órgão ou entidade que efetuar o pagamento da remuneração, subsídio ou benefício e deve ocorrer em até dois dias úteis contados da data em que ocorrer o crédito correspondente”. Para os promotores, o que se observa é que o prefeito tem negado vigência à lei municipal, descumprindo acintosa e inconstitucionalmente o dispositivo legal.

Na decisão, o magistrado afirmou que o atraso nos repasses das contribuições previdenciárias contraria os princípios constitucionais básicos que regem o setor público, notadamente os princípios da legalidade, da moralidade e eficiência administrativa, expressos no artigo 37, caput, da Constituição Federal, causando, inclusive, perda patrimonial. “Entendo que a inicial da ação reúne indícios suficientes da prática de ilegal pelo órgão responsável pelo repasse das contribuições previdenciárias retidas”, ponderou o juiz.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.