Pular para o conteúdo principal

Juiz acolhe pedido do MP e determina repasses devidos ao Fundo de Previdência de Posse/GO



O município de Posse, no nordeste goiano, está obrigado, a partir de agora, a fazer o repasse das contribuições previdenciárias de todos os servidores ao Fundo Municipal de Previdência Social, todos os meses, sem atrasos, sob pena de multa diária de R$ 2 mil.

O repasse deverá também incluir ainda a parte patronal, Fundeb, Fundo Municipal de Saúde e Fundo Municipal de Assistência Social e Executivo.

A liminar do juiz Gustavo Costa Borges acolheu pedido feito em ação civil pública proposta em janeiro deste ano pelos promotores de Justiça Eusélio Tonhá dos Santos e Douglas Chegury.

Na ação, foi apontado que dados repassados ao MP-GO pelo Fundo de Previdência de Posse demonstram que a dívida do município contabilizada até outubro de 2017 era de R$ 1.474.586,04 e tende a crescer, já que o chefe do Executivo insiste em não realizar os repasses. Para os promotores, a ação pretende, inicialmente, impedir o descumprimento do ordenamento legal e também reparar o dano já provocado ao Fundo Municipal de Previdência e aos seus segurados.

Segundo argumentaram, “a praxe lamentavelmente empregada pelos gestores municipais irresponsáveis é de não realizar os repasses das contribuições retidas, gerando uma verdadeira bola de neve de dívidas impagáveis ao longo da gestão”. Conforme ponderaram, nem mesmo foi concluído o primeiro ano do mandato do prefeito Wilton Barbosa de Andrade e já se verifica um reparcelamento de um parcelamento anterior.

Pela Lei Municipal nº 984/2006, a qual rege o Fundo de Previdência, é estabelecido em seu artigo 14 que a responsabilidade do desconto, recolhimento e repasse das contribuições é “do dirigente máximo do órgão ou entidade que efetuar o pagamento da remuneração, subsídio ou benefício e deve ocorrer em até dois dias úteis contados da data em que ocorrer o crédito correspondente”. Para os promotores, o que se observa é que o prefeito tem negado vigência à lei municipal, descumprindo acintosa e inconstitucionalmente o dispositivo legal.

Na decisão, o magistrado afirmou que o atraso nos repasses das contribuições previdenciárias contraria os princípios constitucionais básicos que regem o setor público, notadamente os princípios da legalidade, da moralidade e eficiência administrativa, expressos no artigo 37, caput, da Constituição Federal, causando, inclusive, perda patrimonial. “Entendo que a inicial da ação reúne indícios suficientes da prática de ilegal pelo órgão responsável pelo repasse das contribuições previdenciárias retidas”, ponderou o juiz.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.