Pular para o conteúdo principal

Atraso de folha de pagamento ameaça 39 cidades goianas



A Federação Goiana dos Municípios (FGM) atualizou ontem a lista das cidades goianas que podem ter dificuldade para pagar a folha de servidores e o número já chega a 39. Embora até agora a maioria das prefeituras listada ainda esteja pagando em dia, a previsão é de que o quadro piore nos próximos meses, quando há uma queda natural de arrecadação.

Segundo o presidente da entidade, o prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), os administradores estão receosos, especialmente depois que a greve de caminhoneiros resultou na redução da base de cálculo do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Como principalmente os municípios pequenos contam com parte desta arrecadação para arcar com as despesas, o impacto deve ser grande.

Além disso, a expectativa dos administradores é que repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) também sejam menores.

Uma das situações mais graves é a de Água Limpa, onde o prefeito Valdir do Prado (PP) avalia dispensar comissionados e reduzir salários. Parte dos servidores só deve receber por volta do dia 20. Com menos dinheiro em caixa, Valdir admite, inclusive, cortar parte de seu secretariado. “Na última gestão, a Câmara votou para aumentar os salários do prefeito, vice-prefeito e secretários. Eles não vão votar a redução. Então, o jeito vai ser diminuir o secretariado. Vamos ver se isso não vai afetar muito a cidade. Mas teremos de tomar uma decisão”, pontuou.

A situação é a mesma em Rialma. O prefeito Fred Vidigal (PTB) ainda não chegou ao ponto de atrasar a folha, mas afirma que a queda na arrecadação preocupa. “Existe dificuldade demais. Estamos pagando dentro do mês, priorizando folha e fornecedores, mas fazendo conta de centavos.”

O quadro só não é mais grave, avalia Fred, porque o município conta com emendas de deputados estaduais e federais e do programa de investimentos Goiás na Frente, do governo estadual, “além de ter adotado medidas de contenção de gastos”.

Em Acreúna, o prefeito Edmar Oliveira Alves Neto (PSDB) conta que tem conseguido pagar os servidores em dia porque congelou reajustes há dois anos. “Por esse motivo, os servidores querem até entrar em greve. Tenho o menor índice de comissionados do Estado, mas minha folha está acima do limite prudencial e, por isso, também não posso fazer concurso”, relatou. Segundo Edmar, as receitas na cidade vêm diminuindo desde 2005.

Já em Aporé, o pagamento está saindo, em média, cerca de uma semana depois do que deveria. Os recursos do ICMS ajudam a fechar as contas, mas a expectativa do prefeito Renato Sirotto (PSB) é de que o cenário piore em junho. Ele diz que, além da folha, ainda tem dificuldades com a merenda dos alunos e com combustível, “embora ainda não tenha chegado ao ponto de afetar o fornecimento”.

A atualização da lista também excluiu o município de Quirinópolis. Segundo o prefeito, Gilmar Alves (MDB), embora a arrecadação menor assuste, ele ainda trabalha dentro de uma margem de segurança e não atrasou a folha. “Nos meses em que a arrecadação cai, a gente tem um recurso programado. O risco maior é de atrasar fornecedor. No caso da folha, a gente tentaria cortar gastos antes de atrasar”.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.