sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Cheia de rios vira atração na Chapada dos Veadeiros neste período de chuvas



Por conta das chuvas das últimas semanas, o nível dos mananciais da Chapada dos Veadeiros, no Nordeste de Goiás, aumentou consideravelmente. Mas o volume de água que afugenta grande parte dos turistas tem atraído um público em busca do espetáculo das cheias dos rios Preto, Raizama e São Miguel, na Vila de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás.

Em vez de roupa de banho, o traje na trilha do Salto Raizama é capa ou guarda-chuva. Ao chegar no local, o visitante recebe a orientação que o passeio é estritamente visual. O dono da propriedade, João Fernandes explica que apesar do medo da tromba d'água (quando o nível do curso hídrico sobe rapidamente), há lugares na chapada preparados para receber os turistas. "Nesse período a pessoa não precisa correr da natureza, basta ter cuidado. A gente tem a enchente como atrativo, e muito especial por sinal", diz.

Fernandes explica que todo o percurso é cercado de guarda-corpo de madeira e o cânion possui corrimãos, tudo para aumentar a segurança. "Quando a pessoa não vem com guia, a gente faz o acompanhamento na propriedade para evitar incidentes."

Nos períodos de chuva, Fernandes conta que a visitação diminui bastante, até mesmo porque a cultura do brasileiro é muito ligada ao banho de rio. "Mas sempre tem um ou outro que vem contemplar. Dá fotos incríveis", avisa. Entre os principais atrativos da propriedade, que funciona diariamente, estão o salto do Raizama, uma queda d'água de 50 metros, e o encontro do Rio Raizama com o São Miguel.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) é um dos atrativos da região que segue aberto neste período chuvoso. Chefe da unidade de conservação, o analista ambiental Luís Henrique Neves alerta, no entanto, destaca que o banho nos rios não é permitido.

Dentro do parque estão situados os saltos do Rio Preto, a Cachoeiras da Carioquinhas e o mirante do Carrossel. Todos seguem com uma quantidade de água que encanta, mas ao mesmo tempo assusta, de tão volumosa.

Fonte: O Popular

Carga de bebidas roubada na BR-020 é encontrada



No sábado (22) a PCDF foi informada de um roubo de carga de bebidas, sendo um total de 4.752 caixas, avaliada em cerca de R$ 85 mil. A carga saiu da cidade de Trindade com destino a Feira de Santana na Bahia, e deveria chegar na segunda-feira, 24.

Um fato chamou atenção da equipe de investigação, pois, segundo relatos da vítima, ela contratou o serviço de transporte de um motorista, entretanto, o referido motorista chegou em Valparaiso e passou o caminhão carregado para um suposto proprietário do caminhão, alegando que este já teria acertado que a carga seguiria o restante do percurso com outro motorista.

O motorista original teria comparecido a 1ª Delegacia de Polícia Distrital de Polícia de Formosa relatando que a carga teria sido roubada na BR-020, após a cidade de Formosa, sentido Alvorada do Norte , na sexta-feira, 21.

Em contato com a vítima e de posse do número do lote da mercadoria subtraída, a equipe realizou diversas diligências nas regiões do entorno e do Distrito Federal no intuito de localizar a carga rouba.

Após uma semana de diligências na região, os investigadores conseguiram localizar parte da carga em Ceilândia, em uma distribuidora de bebidas renomada na região.

A equipe acionou a vítima e, juntamente com esta, conferiu toda a carga apreendida, verificando-se que era a carga roubada através do número do lote. Em seguida, a equipe deu voz de prisão para o proprietário da distribuidora e o conduziu à especializada para as providências legais.

Fonte: Jornal de Brasília

Iniciado os serviços de recuperação emergencial de trecho da Avenida JK, após acordo entre governo de Goiás e a Prefeitura de Posse/GO




A Prefeitura de Posse, no nordeste goiano e o Governo de Goiás, através da Goinfra, entram em acordo para a recuperação de trecho da Avenida JK, próximo a Policlínica.

O governador gravou um vídeo na terça-feira (28), criticando o prefeito de Posse, pelas más condições do trecho da Avenida JK que da acesso a Policlínica, que será inaugurada no fim do mês de fevereiro.

O prefeito de Posse respondeu o governador também através de um vídeo e cobrou convênios de mais de R$ 8 milhões para o município.

Após as ‘rusgas’ entre os dois, a trégua entre os governos foi selada na quinta-feira (30), quando chegaram a um consenso.

Desde a manhã de ontem, os trabalhos de recuperação emergencial foram iniciados em trecho da avenida JK.

A inauguração da Policlínica ocorrerá no dia 29 de fevereiro, com a presença do governador Ronaldo Caiado e do Presidente da República Jair Bolsonaro.

Essa será a primeira vez que um Presidente da República vai a cidade de Posse.

Adequações no uso de água de rio são propostas em audiência pública do MP e ICMbio em Mambaí/GO



A curto ou médio prazo, as derivações clandestinas feitas no leito do Rio Riachão, que guarnecem estabelecimentos e residências no perímetro urbano da cidade de Mambaí, no nordeste goiano, serão interrompidas.

Esta foi uma das deliberações tiradas da audiência pública promovida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Colégio Estadual Sebastião Moreira da Silveira, na última terça-feira (28/1).

Já as tubulações que levam água às comunidades rurais, compostas por pequenos agricultores, serão preservadas por enquanto, conforme definiram as dezenas de pessoas que compareceram ao evento. O promotor de Justiça Samuel Fonteles explica que a primeira medida, no entanto, só será efetivada depois que a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago), a quem cabe gerir o serviço de abastecimento público no município, assegurar que tem condição logística de contemplar o aumento da demanda na área urbana.

Na audiência, o promotor destacou que, há aproximadamente 100 anos, a comunidade de Mambaí desvia o curso da água do rio, artesanalmente, para as suas residências. Segundo ele, hoje, a prática se tornou obsoleta. Isso porque a Saneago passou a ser responsável pela distribuição e tratamento dos recursos hídricos. Samuel Fonteles alertou os presentes que, somente mediante uma outorga de uso da água, a ser concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), é possível fazer derivações do rio.

“Ocorre que, na prática, dezenas de tubulações clandestinas foram construídas pelos cidadãos do município, sem qualquer outorga do uso. E, para dificultar ainda mais esse cenário, hotéis com piscina, postos de gasolina, lava jatos e outros estabelecimentos comerciais de alto poder aquisitivo, mesmo localizados no perímetro urbano da cidade (portanto, contemplados pela Saneago), estão usando a água do rio”, afirmou o promotor.

Samuel Fonteles explica que os impactos decorrentes da prática são: ambiental, pois em alguns períodos do ano, falta água para pequenos agricultores; sanitário, uma vez que a água não é tratada e animais fazem uso dela; e no próprio serviço público, porque a Saneago deixa de receber e, portanto, de reinvestir recursos para aprimorar o serviço.

Fonte: MPGO

Vapt Vupt de Campos Belos/GO já havia sido inaugurado em 2018, porém o teto da agência desabou e precisou de nova estrutura, que foi inaugurada por Ronaldo Caiado



A agência do Vapt Vupt inaugurada pelo governador Ronaldo Caiado na cidade de Campos Belos, no nordeste goiano, de fato já havia sido inaugurado em 2018, na gestão do ex-governador José Eliton.

Porém, meses após a inauguração, em setembro de 2019, o teto do prédio onde funciona a unidade do Vapt Vupt desabou.

Na época, foi informado que uma das causas aparentes e mais prováveis é de que as paredes do centro do salão foram removidas e elas eram a escora das tesouras de madeiras.

Com a remoção das paredes, ficou um grande vão sustentado apenas pelas paredes laterais.

As pessoas foram salvas por questão de horas, já que estava previsto a ocupação a partir às 8h da manhã e o desabamento ocorreu por volta das 6h, do dia 16 de setembro de 2019.

Desde então, a unidade do Vapt Vupt ficou fechada. O governo de Goiás em parceria com a prefeitura de Campos Belos refez a estrutura do prédio e em 4 meses o Vapt Vupt foi novamente inaugurado.

A inauguração ocorreu no dia 28 de janeiro com a presença do governador Ronaldo Caiado, deputados, secretários de estado, prefeitos, políticos, assessores e moradores.

Mulher de comunidade calunga denuncia jovem de 19 anos por estupro na zona rural de Cavalcante/GO



Uma mulher, de 57 anos, de comunidade calunga, denunciou um jovem da mesma região de ter a estuprado. O crime, segundo o delegado responsável pela investigação, George Muniz, teria ocorrido na Fazenda Prata, zona rural que fica a cerca de 120 km do centro de Cavalcante, no nordeste goiano.

Após a denúncia, o delegado relata que a polícia foi até a comunidade nesta quinta-feira (30) à procura do suspeito, no entanto, ele teria fugido do local. Segundo Muniz, o suspeito, de 19 anos, já é conhecido por lá. “Nascido e criado naquela região”, relata.

Ele conta que o rapaz já tem passagens pela polícia por tentativa de estupro, furto, entre outros crimes. “Nos delitos cometidos anteriormente ele era menor de idade e por isso nunca ficou preso de fato, mas agora a situação é diferente. Vou pedir a prisão preventiva dele”, destaca.

Caso a Justiça conceder o pedido, o suspeito pode ser indiciado por estupro. O delegado conta ainda que após realizar a busca pelo suspeito no local os policiais levaram a vítima e outros familiares até a delegacia para prestarem depoimento. Ao ser ouvida, a vítima relatou ao delegado que é casada e a família do jovem que teria a violentado possui uma casa vizinha a dela.

O caso não é algo isolado na região. Muniz, que atua como delegado na cidade desde setembro de 2016, diz perceber que os casos de estupro não estão restritos às comunidades quilombolas. “Parece um mal disseminado na cidade”, disse. O estupro de vulnerável então, alcança altos índices no País.

De acordo com ele, alguns fatores podem favorecer os abusos - como o fato de haver comunidades muito afastadas e uma população pobre e em situação vulnerável. Neste novo caso, por exemplo, a filha da vítima que foi à delegacia prestar queixa, isso porque, o deslocamento da comunidade devido a distância da zona urbana dificulta o acesso.

Fonte: O Popular

Homem contratado como segurança é indiciado por morte de ex que invadiu casa de advogada em Formosa/GO



O homem contratado como segurança foi indiciado por matar o ex que invadiu a casa de uma advogada em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Segundo a polícia, houve excesso na legítima defesa. Edson Mota Costa segue respondendo o processo em liberdade. Uma câmera de segurança registrou toda ação.

O indiciado está respondendo por homicídio qualificado, por usar recurso que dificultou a defesa da vítima. O advogado de Edson, Bruno de Mello Matos Costa, disse que ainda não teve acesso ao relatório final da polícia, mas afirma que a ação foi em legítima defesa e que o homem "agiu nos limites necessários para repelir a injusta agressão".

Já a polícia não acredita na versão. “Houve um excesso. Foram encontrados 11 estojos de calibre 380, dos quais nove acertaram a vítima. Sendo que no segundo disparo a vítima já não tinha mais reação. Então, a legítima defesa seria até o primeiro ou segundo tiro”, disse o delegado Danilo Meneses.

Edson não tinha nenhum registro para atuar como segurança, estava com arma sem registro e não tinha autorização para ter ou portar arma. O indiciado segue respondendo em liberdade, pois não foi preso em flagrante, se apresentou à polícia e prestou depoimento.

O processo foi enviado ao Poder Judiciário na terça-feira (28). Agora, o Ministério Público vai analisar e definir se pede ou não a prisão do homem e se oferece denúncia.

Gernandy Carmo de Jesus Moura, de 34 anos, foi morto a tiros no dia 11 de janeiro. Ele invadiu a casa da ex-mulher, com quem foi casado por quatro anos e de quem estava separado há pouco mais de um mês. A advogada, que não quis ter o nome divulgado, disse que o relacionamento entre eles sempre foi conturbado e vinha recebendo constantes ameaças.

“Ele dizia a todos que nossa relação só acabaria comigo ou com ele morto. Eu tinha certeza que ele ia me matar”, disse a mulher.

Câmera de segurança

Imagens mostram quando Gernandy abre o portão e, logo em seguida, aparece o homem contratado para fazer a segurança. Ele está armado e exige que o invasor saia.

O homem sai da casa e, volta momentos depois. O segurança informal aponta a arma para ele e chega a fazer um disparo para o alto como sinal de alerta. O ex-marido se ajoelha, coloca as mãos na cabeça, mas os dois seguem discutindo. Momentos depois, ele se levanta e caminha na direção do homem armado e é baleado.

Fonte: G1

José Eliton descarta participação nas prévias do PSDB para prefeito de Goiânia



No sétimo andar de um prédio comercial na Avenida 136, no Setor Marista, o ex-governador José Eliton (PSDB) recebe aqueles que buscam o advogado para assuntos jurídicos e, não seria diferente, atualizar os assuntos da política. Entre decisões sobre o atendimento do escritório jurídico, orientações sobre a condução da fazenda que tem em Posse, ele demonstra que está sintonizado com os fatos da política goiana.

Ele foi citado pelo deputado Tales Barreto (PSDB) como um dos prováveis nomes para a disputa eleitoral de 2.020 para prefeito de Goiânia. Questionado de forma direta, ele respondeu em curtas palavras: Não vai disputar as prévias agendadas pelo PSDB para o final de fevereiro.

De forma realista, avalia que outros nomes devem apresentar um perfil melhor para a disputa. Ele cita o próprio deputado que se figura como o nome mais provável e avalia que a ex-secretária da Educação de Goiás, Raquel Teixeira, que foi candidata a vice governadora com ele em 2018, com um perfil mais conectado com a cidade de Goiânia.

Éliton reconhece que, finalizado o governo, após a derrota eleitoral, não há condições políticas para que ele entre neste tipo de disputa.

Em reunião conjunta, conduzida pelo presidente do diretório regional do PSDB, Jânio Darrot, com o diretório municipal de Goiânia, foi definida a realização de prévias para a escolha do candidato a prefeito da capital pelo partido.

Na prática, hoje, o PSDB só tem a candidatura do deputado Talles Barreto.

O livro, a montanha e a planície

Na política, o uso do termo  planície refere-se àqueles que passam um tempo no poder (a montanha) e voltam para vida normal. Éliton está finalizando um livro em que conta a versão dele sobre os fatos e bastidores da política que vivenciou.

Questiono se ele vai contar histórias que ninguém contou até agora e ele abre o sorriso, tentando esconder o conteúdo para evitar a antecipação. Sem escapatória, diante da insistência, vai contar sobre reuniões que nunca foram abordadas. Uma delas tratou da decisão que analisou a expulsão de Demóstenes Torres do DEM no ano de 2012. Então deputado federal, Ronaldo Caiado participou da reunião.

Eliton recusa a gravação de uma entrevista em áudio para evitar polemização, principalmente com assuntos relativos à sua gestão em comparação com a administração de Caiado. Mas, rapidamente saca do celular as imagens da construção da unidade de saúde de Posse.  Ele explica que já foi apelidada de AME (Ambulatório Médico Especializado), depois virou USE (Unidade de Saúde Especializada) e, agora, foi nomeada como POLICLÍNICA pela atual gestão (A inauguração está programada para o fim de fevereiro). A obra foi construída com recursos do Goiás Na Frente, programa que ele coordenou na gestão de Marconi Perillo (PSDB).

Fonte: Diário de Goiás

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Enel rebate governador e afirma já ter instalado rede elétrica em Policlínica de Posse/GO



A Enel Distribuição divulgou nota nesta quarta-feira (29), afirmando já ter concluído as obras de instalação da rede elétrica na Policlínica de Posse, no nordeste goiano, em resposta ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que cobrou a empresa em vídeo postado em suas redes sociais.

A Enel afirmou que as obras estão concluídas desde agosto de 2019, com tudo pronto para energizar a unidade de saúde. Para isto, no entanto, segundo a companhia de energia, é necessário que Secretaria da Saúde finalize a obra de subestação responsável por atender a unidade.

Confira a nota da Enel:

"A Enel Distribuição Goiás informa que em 07 de agosto de 2019 finalizou a construção da rede elétrica para atender a Policlínica de Posse. A empresa reforça que, desde então, a obra da distribuidora está pronta para energizar a unidade de saúde. Para que a Policlínica seja conectada à rede elétrica, a Secretaria de Saúde precisa finalizar a obra da subestação que atenderá a unidade, que é de responsabilidade da própria instituição.

A Enel Goiás está em contato com representantes da Secretaria para prestar todo apoio necessário e realizar a vistoria e a energização da Policlínica. A companhia aguarda a conclusão da obra pela Secretaria de Saúde para que a unidade esteja em condições adequadas para ser energizada.

A Enel Goiás construiu uma rede elétrica nova de alto padrão para atender a Policlínica, além de substituir cabos antigos por outros mais resistentes para garantir a confiabilidade do fornecimento. A empresa atuou de forma a antecipar todos os prazos e exigências para conectar a unidade de saúde à rede de distribuição de energia, ainda em 2019."

Ronaldo Caiado cobra Enel sobre rede elétrica da Policlínica de Posse/GO



Em vídeo gravado na Policlínica de Posse, no nordeste goiano, na tarde da última terça-feira (28), o governador Ronaldo Caiado cobrou a empresa Enel sobre a rede elétrica da unidade de saúde.

No vídeo, Caiado diz ter o compromisso de inaugurar a Policlínica em 28 de fevereiro, com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“Nós estamos aqui com um transformador de 750 KVA, já pronto para fazer funcionar toda a nossa aparelhagem, de ressonância magnética a raio X, a todos os outros aparelhos, mas até agora a Enel não apareceu”, disse Caiado.

Assista o vídeo abaixo:

Juiz de Campos Belos/GO suspende multa aplicada a motorista com veículo que tem quilometragem menor que a distância até o local da infração



O Juiz Fernando Marney Oliveira de Carvalho, da Vara das Fazendas Públicas de Campos Belos, determinou a suspensão de multa aplicada a um motociclista que não esteve no local da infração. Ao pedir antecipação de tutela, o motorista demonstrou que a quilometragem do veículo é menor que a distância entre a cidade de origem até o local onde foi lavrada a multa pela Agência Goiana de Infraestrutura e Obras (Goinfra).

Ao conceder a antecipação de tutela, o juiz determinou, ainda, a suspensão da multa e pontuação imputadas ao motorista, com todos seus efeitos, inclusive os pecuniários e sancionatórios, bem como as pontuações imputadas ao autor. O motociclista é representado na ação pelo advogado Rubens Rosa Júnior.

O motociclista narra que, recentemente, foi multado por ultrapassar em local proibido. A ultrapassagem pela contramão da linha de divisão de fluxos, teria ocorrido na GO 139 (Km 33 Marzagão, Corumbaíba). Assim, a distância entre a cidade em que mora, Campos Belos de Goiás, até o local da suposta infração, seria de 738,5 quilômetros.

Ocorre que a quilometragem da motocicleta em questão, que foi adquirida em Campos Belos de Goiás, é de 558,5 quilômetros. O motorista apresentou nota fiscal que comprova a aquisição. Ou seja, ele não percorreu a distância até o local da infração. O motociclista tem tentado, pela via administrativa, reverter a penalidade por acreditar ter sido aplicada erroneamente. Mas não obteve êxito.

A defesa do motorista observa, ainda, que não houve a abordagem do suposto infrator, fato que deveria ter sido o procedimento correto, para o caso em tela. Além disso, ao que tudo indica, o agente errou a anotação da placa do veículo. E, possivelmente, a infração tenha sido cometida por um caminhão de transporte de cargas químicas perigosas, visto o alegado no próprio auto de infração.

Ao analisar o caso, o magistrado disse que a probabilidade do direito do autor encontra-se demonstrada nos autos pelos documentos apresentados pelo autor. Sobretudo pela notificação da autuação da infração, pela foto do velocímetro e nota fiscal de entrega da motocicleta, indicando real possibilidade do veículo do autor não ter trafegado na via em que supostamente ocorreu a infração de trânsito.

O risco de dano irreparável também está presente, uma vez que o inadimplemento da multa pelo autor, mantida até o final do deslinde do feito, poderá lhe causar prejuízos e até mesmo anotação de seu nome no cadastro de inadimplentes.

Fonte: Rota Jurídica

CNT: Trechos da BR-020 e GO-118 têm geometria ruim



Motoristas que trafegam pelas rodovias BR-020 e GO-118, no nordeste goiano, devem redobrar a atenção. Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta que trechos das duas rodovias têm geometria classificadas como ruim ou péssima.

São consideradas pistas com geometria insatisfatória aquelas sem dispositivo de proteção – como guard rail –, com pistas simples de mão dupla, sem faixas adicionais em viadutos e ainda com engenharia malfeita, que costumam acumular água. Tais adversidades colaboram para a ocorrência de acidentes.

A GO-118, principal caminho do Distrito Federal para Campos Belos (GO), tem um longo trecho marcado pela CNT como irregular.

Na BR-020, um trecho na altura de Vila Boa, em Goiás, é conhecido pela alta incidência de colisões frontais e derrapagens que fazem carros serem “lançados” para fora do asfalto.

As curvas sinuosas em formato de “S” também impõem perigo maior aos condutores. No Km 84, o afunilamento da pista na entrada de uma ponte força motoristas a redobrarem a atenção para evitar colisão com a estrutura.

Na avaliação da CNT, a falta de modernização das estradas faz com que se crie condições geométricas desfavoráveis.

Os problemas geométricos mais perigosos são as curvas sinuosas e a falta de acostamento em pistas simples de mão dupla.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Posse/GO: Homem que ficou desaparecido por quase 1 ano volta para a família na Bahia



Em dezembro do ano passado, o radialista Marcio Roberto, da cidade de Posse, no nordeste goiano, postou em seu perfil do Facebook sobre um homem que morava nas ruas de Posse e teria perdido a memória e com sinais de depressão.

O homem contou ao radialista que estava viajando de um certo lugar (Que não se lembra) perdeu os documentos e ficou sem dinheiro, depois disso não conseguiu fazer contato com sua família.

Na época, a postagem viralizou, chegando a mais de 1 mil comentários e 1,5 mil compartilhamentos e chegou até a família do homem na cidade de Barra, no Oeste da Bahia.

Dias depois a família, que é da cidade de Barra do Rio Grande, na Bahia, foi até a cidade de Posse, mas o homem se recusou a voltar para casa. Os familiares acabaram retornando para a Bahia com a promessa de que voltaria para buscar o homem.

A família procurou ajuda na Bahia, procuraram o CREAS da cidade onde moram e conseguiram apoio para buscar o homem em Posse. Nesta quarta-feira (29), os familiares do homem retornaram à cidade de Posse e junto levou um amigo de infância para tentar convencer o homem a voltar para casa.

A estratégia deu certo, o homem aceitou voltar para a Bahia com a família. Ele ficou mais de 1 ano desaparecido e morando nas ruas de Posse.

O nome do homem também é Marcio, ele tem esquizofrenia. A família agradeceu o radialista e a todos que compartilharam a publicação que devido o alto alcance chegou até a família na Bahia.

“Eu fico muito feliz por tranquilizar esta família”, disse o radialista.

Já publicamos:


Bombeiros retiram balsa que havia afundado no Rio Bezerra, em Monte Alegre de Goiás




Nesta quarta-feira (29), a guarnição náutica da 10ª Companhia Independente do Bombeiro Militar esteve no município de Monte Alegre de Goiás, região nordeste do estado.

Na ocasião, os bombeiros fizeram a retirada de uma balsa que havia afundado no Rio bezerra.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a balsa afundou devido as fortes chuvas que vem caindo na região.

Após a retirada, a balsa foi entregue ao proprietário.

Em resposta ao governador, prefeito de Posse/GO cobra convênios de mais de 8 milhões



Após o governador Ronaldo Caiado cobrar publicamente do prefeito de Posse, no nordeste goiano, Wilton Barbosa, condições de trafegabilidade na avenida JK, que da acesso a Policlínica, o prefeito respondeu ao chefe do executivo do estado.

Wilton Barbosa, ironicamente, agradeceu o governador por mais uma visita a cidade e disse já tentou algumas vezes uma audiência com o governador, mas que não conseguiu.

O prefeito disse ainda que tem dois convênios para o estado repassar para Posse de R$8,4 milhões.

“Esses R$8,4 milhões é exatamente para resolver o problema do Mãe Bela, Buenos Aires, Morada Nova e São José, governador espero que o senhor se sensibilize, o senhor viu a dificuldade da gente, o que a gente está passando”, disse o prefeito.

A Policlínica de Posse será inaugurada no final do mês de fevereiro, com a presença do governador e do Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Governador Ronaldo Caiado cobra do prefeito de Posse/GO condições mínimas de avenida de acesso a Policlínica “Dentro da cidade tem atoleiro”



Em uma visita surpresa a cidade de Posse, no nordeste goiano, no fim da tarde de terça-feira (28), o governador Ronaldo Caiado esteve na Policlínica, que será inaugurada no final de fevereiro.

O governador esteve vistoriando a Policlínica, que segundo o governo será a mais moderna que Caiado vai construir no estado.

O trecho da avenida JK que fica a Policlínica é um problema de tempos, devido as chuvas, a lama cobre o asfalto deixando o trecho em péssimas condições.

Ronaldo Caiado gravou um vídeo no local cobrando o prefeito de Posse, Wilton Barbosa pelo menos condições mínimas de acesso a unidade de saúde.

“Dentro da cidade tem atoleiro, eu que espero que o prefeito sabendo da importância dessa obra pelo menos der condições mínimas de trafegabilidade para ter acesso a policlínica”, disse Ronaldo Caiado.

Polícia Militar recupera em Alto Paraíso de Goiás moto roubada na Bahia



No fim da tarde da última terça-feira (28), policiais militares realizavam patrulhamento de rotina pela GO-118, no trecho entre São João D´Aliança e Alto Paraíso, quando depararam com uma motocicleta Honda-CG, de cor vermelha, com placa de Jussara-BA, às margens da pista com o pneu traseiro avariado.

Ao consultarem os dados da moto, os militares constataram que o veículo havia sido roubado no mês de dezembro de 2019, na cidade Luís Eduardo Magalhães-BA.

Na sequência, a equipe apreendeu a moto e a apresentou na Delegacia de Polícia Civil de Alto Paraíso-GO.

Fonte: PM e Ocorrências Policiais

COD recaptura traficante foragido da justiça com grande quantidade de dinheiro sem procedência, na BR-020



Na madrugada desta quarta-feira (29), equipe do Comando de Operações de Divisas (COD), durante deslocamento pela BR-020, na região Nordeste de Goiás, abordou o veículo GM/Prisma com placa de Brasília/DF.
.
Durante os procedimentos de consulta, os militares constataram que o abordado possuía em seu desfavor o mandado de prisão em aberto, expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais pelo crime de tráfico de drogas.
.
Também foi encontrado no interior do veículo uma soma de quase dez mil reais em espécie. O indivíduo, que já havia sido preso pelo COD, não soube explicar a procedência do dinheiro.
.
Diante dos fatos, ele foi encaminhado ao DP de Formosa-GO, para as medidas legais cabíveis.

Carreta com defensivos agrícolas avaliados em mais de R$ 1,3 milhão é recuperada 1 dia após ser roubada na BR-020, em Roda Velha



Uma carreta carregada de defensivos agrícolas avaliados em mais de R$ 1,3 milhão foi recuperada em Roda Velha, distrito de São Desidério, no oeste da Bahia, um dia após ter sido roubada.

Segundo informações da Polícia Militar, o veículo com a carga foi encontrado por volta das 15h de segunda-feira (27), após uma denúncia anônima de um caminhão abandonado em uma estrada vicinal na região.

No local, os agentes encontram a carreta, que havia sido roubado na noite de domingo (26). O crime ocorreu quando o motorista tinha parado para descansar em um posto de gasolina. Ele foi abordado por dois criminosos armados que, em seguida, amarraram a vítima.

O motorista ficou de refém por horas até ser libertado durante a madrugada. Pela manhã, ele conseguiu pegar um ônibus e registrar o roubo em Luís Eduardo Magalhães. Os policiais encontraram a carga revirada e com bloqueadores de sinal telefônico.

A Polícia Militar informou que esse tipo de crime é comum na região, já que as cargas de defensivos são caras e usadas nos campos para o combate às pragas. Por isso, foi criada a "Operação Safra", que, em dezembro, apreenderam onze armas e realizaram duas prisões em flagrante.

Fonte: G1

Ronaldo Caiado foi a GO-452, que liga Campos Belos/GO ao Distrito de Pouso Alto. Governador liberou a recuperação da rodovia



Ainda em Campos Belos, o governador e outras autoridades foram à GO-452, que liga o município de Campos Belos ao seu distrito de Pouso Alto, a 30 quilômetros de distância.

Ao todo, a rodovia possui 59 quilômetros que estão sem condições de tráfego.

O presidente da Goinfra, Pedro Sales, ressaltou que foi expedida uma ordem de serviço para restaurar a rodovia. "Terminamos a expedição de uma ordem de serviço para a completa recuperação dessa rodovia não pavimentada. Acreditamos que em breve, 90, 120 dias no máximo, ela estará em total e plena condição de trafegabilidade", prospectou.

O trecho vai passar por serviços de topografia, em primeiro lugar, para dar trafegabilidade às áreas mais difíceis. "Depois será providenciado o levantamento do leito da rodovia, dando condições para que os produtores rurais e pessoas que moram na região e todo o povoado aqui possam ter condições de ter novamente condições de acesso.

Governo investirá R$ 13 milhões na construção de Policlínica em Campos Belos/GO



O governo de Goiás anunciou que investirá R$ 13 milhões na construção de uma policlínica em Campos Belos, no nordeste do estado, na divisa com o Tocantins. A entrega das obras está prevista para 2021.

Segundo o governador Ronaldo Caiado, a obra faz parte do projeto de descentralização dos serviços de saúde, que tem previsão de construção de 17 policlínicas em diferentes regiões do estado até 2022.

"Meu compromisso, como médico e como governador, é trazer a regionalização da Saúde, para que as pessoas possam ter facilidade e condição de acesso aos atendimentos com dignidade. Minha missão é salvar vidas, não negociá-las. Assim, vou implantar uma policlínica aqui", anunciou o governador nesta terça-feira (28).

A Secretaria de Saúde diz que, do valor total, R$ 8 milhões serão investidos na obra e R$ 5 milhões na aquisição de equipamentos. "O prefeito ficou de olhar a área mais adequada, porque será um foco regional e nós precisamos que seja de fácil acesso", explicou o secretário Ismael Alexandrino.

A estrutura deve ter cerca de 4 miI m², com capacidade de atenção especializada a mais de 12 especialidades médicas e seis não-médicas, além de diagnóstico por imagem e laboratorial.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Prefeito de Campos Belos/GO se filia ao DEM, do Governador Ronaldo Caiado




Após cumprir agenda do governo de Goiás, o governador Ronaldo Caiado participou do evento de filiação do Democratas em Campos Belos, no nordeste do estado.

A solenidade aconteceu em um restaurante da cidade e reuniu centenas de pessoas, entre políticos, assessores, deputados, empresários e moradores.

O Prefeito de Campos Belos, Eduardo Terra filiou-se ao partido do governador. Além de Terra, quatro vereadores, suplentes, políticos da cidade, moradores e o ex-prefeito Sardinha também se filiaram ao Democratas.

Eduardo Terra é um dos primeiros prefeitos de oposição a se filiar no partido do governo.


Policlínica de Campos Belos/GO será licitada em fevereiro e terá prazo de 10 meses para conclusão das obras



A Policlínica de Campos Belos, no nordeste goiano, que está no cronograma de 2020 do Governo de Goiás já tem data para licitação e prazo de duração das obras.

O blog apurou que a licitação será realizada no mês de fevereiro de 2020 e o prazo de conclusão das obras será de 10 meses.

A previsão é que até o inicio de 2021 o Governo de Goiás realize a inauguração da Policlínica.

Nesta terça-feira (28), o governador Ronaldo Caiado visitou uma área doada pela prefeitura onde será construída a Policlínica na cidade.

Comparando com a Policlínica de Posse, que será inaugurada no dia 29 de fevereiro, a unidade de Campos Belos só não terá ressonância.

Moradores protestam em prol do Centro de Hemodiálise em Campos Belos/GO





Durante a inauguração do Vapt Vupt em Campos Belos, no nordeste goiano, moradores e parentes de pacientes renais crônicos, que necessitam de fazer hemodiálise, protestaram de forma pacifica.

A manifestação com cartazes pediam o centro de Hemodiálise, que relatava o sofrimento e dos quase 800 quilômetros que esses pacientes têm que percorrer quase que diariamente.

O Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, recebeu os manifestantes e gravou um vídeo junto com eles.

Ronaldo Caiado já determinou ao secretário de saúde do estado as providências necessárias de autorização para a construção de tão importante órgão de saúde, que poderá salvar muitas vidas na região do nordeste de Goiás.

Veja o que o governador falou no vídeo abaixo:



Presidente da Goinfra Pedro Sales diz que obras da GO-447, entre Divinópolis de Goiás e a GO-118 serão retomadas após o período chuvoso



O Presidente da Agência Goiana de Infraestrutura (Goinfra), Pedro Sales, afirmou em vídeo gravado nesta terça-feira (28), em Campos Belos, no nordeste goiano, que as obras da GO-447 serão retomas após o período chuvoso.

A GO-447 liga a cidade de Divinópolis de Goiás a GO-118, no município de Monte Alegre de Goiás, próximo a Campos Belos.

Ao lado do prefeito de Divinópolis de Goiás, Charley Tolentino, do Deputado Estadual Paulo Trabalho e do assessor do deputado, Leandro Fox, Pedro Sales disse que o nordeste goiano é prioridade do governador Ronaldo Caiado.

Já são mais de 5 anos desde que as primeiras maquinas iniciaram a construção da rodovia, hoje, a rodovia apresenta falhas com desníveis e falta de sinalização por toda sua extensão.

A obra, quando concluída, beneficiará toda a população de municípios como Divinópolis, Monte Alegre de Goiás, Campos Belos, São Domingos e demais cidades da região, integrando duas vastas regiões do Nordeste goiano, ligando a GO-118 a BR-020.

A obra é considerada o pilar da ligação do turismo da região, ligando a Chapada dos Veadeiros ao Parque Estadual de Terra Ronca.

“Governo para quebrar desigualdades”, destaca Ronaldo Caiado na entrega do Vapt Vupt de Campos Belos/GO





“Vai facilitar demais”, animou-se o lavrador Alberto Soares Campos. “Será muito bom para nossa cidade. Uma simples identidade aqui levava quase dois meses para ficar pronta”, afirmou dona Marisa Assunção.

Esse sentimento de esperança da população de Campos Belos, município a mais de 600 quilômetros de Goiânia – quase na divisa com o Tocantins – é fruto da instalação da mais nova agência do Vapt Vupt no Estado.

A placa da 70ª unidade da rede foi descerrada pelo governador Ronaldo Caiado na manhã chuvosa desta terça-feira (28/1).

“Ao assumir o governo, eu disse que daria atenção para as 62 cidades que têm o menor Índice de Desenvolvimento Humano [IDH] no Estado de Goiás. Eu acredito que ou se quebra as desigualdades regionais ou não se governa com honestidade”, pontuou Caiado em seu discurso.

O tempo adverso não nublou o entusiasmo da população, que passará a contar com serviços como emissão de carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), atendimentos da Saneago, serviços da Prefeitura de Campos Belos, entre outros. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A agência terá capacidade para realizar aproximadamente 10 mil atendimentos mensais.

A unidade chegou a ser instalada no apagar das luzes do governo anterior, em dezembro de 2018. No entanto, por falta de condições para seu pleno funcionamento, foi fechada pouco tempo depois. “Esse Vapt Vupt aqui funcionou dez dias. Depois, por acharem que o prefeito não estava muito alinhado, resolveram fechar”, frisou Caiado, que completou: “Esse aqui é outro nível. Vocês veem a ampliação, tudo com ar condicionado e todos os serviços do município e do Estado sendo feitos ao cidadão. Está aberto e vai funcionar definitivamente em meu governo”.

O secretário de Estado da Administração, Bruno D'Abadia, elencou a democratização do atendimento ao cidadão, a transformação e a modernização dos serviços como ações prioritárias do governo Ronaldo Caiado. “O Estado tem voltado seus olhos para o interior. Isso mostra a preocupação do governo em universalizar seus serviços”, destacou.

O titular da Sead afirmou que a descentralização dos serviços, promovida pelo governador, é uma importante ferramenta para combater desigualdades e tornar o Estado mais acessível para todos os goianos. Bruno salientou ainda que nova cultura de prestação de atendimento ao cidadão, em curso na gestão estadual, está sendo potencializada por outros meios e plataformas de atendimento, principalmente via acesso digital.

O prefeito de Campos Belos, Eduardo Terra, disse que a ocasião teve um gosto especial. “Aqueles que nos acompanham sabem da nossa luta para que esse momento enfim chegasse. Vamos entregar vários serviços em uma unidade nova e moderna, e creio que tenha sido a mais barata. E não para atender somente Campos Belos, mas a todos os municípios da região.” Eduardo também demonstrou seu entusiasmo com a visita do governador. “Acredito este dia será o início da solução de muitos de nossos problemas, pois encaminhamos boa parte das nossas demandas. Fico feliz de ter um pedacinho de participação nisto que vai ficar na história de nossa cidade”, ressaltou.

Representantes do Legislativo

Entre os parlamentares que participaram da inauguração estava o deputado estadual Paulo Trabalho, que reconheceu a boa gestão de Caiado, pautada, como destacou, pela transparência e seriedade nos gastos públicos. “O governador sabe que pode contar com seus deputados da base para fazer melhorias. É um governador diferenciado, que começou seu trabalho pelas regiões mais desfavorecidas, sem obras eleitoreiras”, afirmou.

O deputado Tião Caroço destacou a determinação de Ronaldo Caiado em levar soluções para a cidade de Campos Belos. “O governador tem atendido a todas as nossas reivindicações para o Nordeste goiano. Tanto que trouxe justamente os dois homens para sanar os maiores problemas da região”, disse, apontando para o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, e para o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales .

No mesmo tom, o deputado federal José Nelto ressaltou que, em Goiás, não tem mais propina, corrupção e o bandido tem que mudar de profissão. “Caiado é correto com os compromissos assumidos e vai emocionar o povo goiano e o presidente Jair Bolsonaro, quando eles virem a Policlínica funcionando”, disse, referindo-se à inauguração da primeira Policlínica, em fevereiro, na cidade de Posse. O deputado também elogiou o convênio com os Correios, que deve levar, a longo prazo, os serviços a todos os municípios goianos. “Isso representa a modernidade.”

Interiorização

A inauguração do Vapt Vupt em Campos Belos é mais uma ação do governador Ronaldo Caiado no sentido de democratizar o acesso do cidadão aos serviços estaduais. Exemplo foi a implantação do Balcão do Cidadão, convênio entre o Governo de Goiás e Correios para disponibilizar serviços estaduais nas unidades da estatal. O lançamento foi realizado no sábado (18/01), nas cidades de Abadiânia, Edéia, Nova Crixás e Niquelândia, e demonstrou a disposição da gestão em priorizar o cidadão e a excelência na prestação dos serviços.

Além de avançar no número de postos do Vapt Vupt à disposição da população, com três novas unidades inauguradas recentemente – Itapaci, Luziânia (Jardim ingá) e Campos Belos –, o Governo de Goiás tem atuado para modernizar e otimizar o programa de atendimento integrado ao cidadão. Desde setembro de 2019, a disponibilidade de agendamento on-line para os principais serviços da rede propiciou a organização do atendimento e a redução das filas. A modalidade está disponível em 15 cidades e já alcançou mais de 85 mil procedimentos via agendamento prévio só no ano de 2019.

Compareceram à inauguração em Campos Belos os secretários de Estado Ismael Alexandrino (Saúde), Marcos da Silva (Comunicação) e Pedro Sales (Goinfra); o superintendente de gestão do Atendimento Cidadão, Dioji Ikeda; os prefeitos Juvenal Fernandes (Monte Alegre de Goiás), Débora Domingues (São João d'Aliança), Joaquim Barbosa Filho (Mambaí), Josaquim Miranda (Teresina de Goiás), Charley Tolentino (Divinópolis) e Fernando Pereira (Novo Alegre, município do Tocantins); o estudante Isaías Vinícius, que executou o Hino de Goiás ao saxofone; além de vereadores, ex-prefeitos; vice-prefeitos, presidentes de associações, lideranças locais e servidores municipais e do Vapt Vupt.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Secretaria de Saúde de Goiás prepara vigilância para casos de coronavírus



A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) iniciou na última semana um monitoramento de informações sobre o coronavírus. A superintendente de Vigilância em Saúde da pasta, Flúvia Amorim, explicou que o Ministério da Saúde vai adaptar o plano usado em 2009 durante a pandemia de influenza H1N1. “A forma de transmissão e a evolução da doença, até o momento, são semelhantes”, explica.

Flúvia explicou que a SES está em fase de preparação das áreas de vigilância, assistência e laboratorial, onde caso surjam pessoas com suspeita da doença a notificação deve ocorrer de forma imediata. Mas destacou: “Não há motivo para pânico. Não há casos confirmados no Brasil.” A superintendente contou ainda que o Ministério da Saúde definiu que, em caso de pessoas com suspeita da doença em Goiás, as amostras para exames devem ser encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Na manhã desta terça-feira (28), o Ministério da Saúde mudou a classificação de risco do Brasil. Antes o país estava no nível 1, que é estado de alerta, agora mudou para o 2, com risco iminente. A alteração ocorreu após a confirmação de um caso como suspeito e que agora segue sob investigação. O caso é de uma estudante de 22 anos, que esteve na cidade de Wuhan, na China, e retornou para o Brasil na última sexta-feira (24) com sintomas da doença. À tarde, outros dois registros do tipo foram anunciados pelo MS, um em Porto Alegre e outro em Curitiba.

A jovem de Minas Gerais segue internada com isolamento total em um hospital. O Ministério da Saúde explicou que 14 pessoas tiveram contato com a estudante e estão sendo monitoradas.

Em relação ao Aeroporto Santa Genoveva, a SES aguarda o resultado de uma reunião entre o Ministério da Saúde e as empresas aéreas para definir quais medidas e providências serão tomadas. Flúvia também explicou que não tem informações sobre possíveis goianos que estejam em viagem pela China.

Orientações

- sempre lavar as mãos, principalmente após tossir e espirar

- não tocar a região dos olhos, nariz e boca com as mãos sujas

- quando tossir usar lenços descartáveis

O uso da máscara é somente para as pessoas que apresentam sintomas da doença

A superintendente de Vigilância ressalta ainda que caso uma pessoa tenha regressado de viagem da China nos últimos 14 dias e apresentar febre e dificuldade para respirar, ela deve procurar um hospital e comunicar os sintomas.

Fonte: O Popular

Após seis dias de buscas, bombeiros encontram corpo de menina que sumiu em riacho enquanto brincava com o irmão, em Guarani de Goiás

  Após seis dias de buscas, os bombeiros encontraram o corpo da menina Tamires Alves dos Santos, de 4 anos, nesta segunda-feira (3). Ela sum...