Pular para o conteúdo principal

José Eliton descarta participação nas prévias do PSDB para prefeito de Goiânia



No sétimo andar de um prédio comercial na Avenida 136, no Setor Marista, o ex-governador José Eliton (PSDB) recebe aqueles que buscam o advogado para assuntos jurídicos e, não seria diferente, atualizar os assuntos da política. Entre decisões sobre o atendimento do escritório jurídico, orientações sobre a condução da fazenda que tem em Posse, ele demonstra que está sintonizado com os fatos da política goiana.

Ele foi citado pelo deputado Tales Barreto (PSDB) como um dos prováveis nomes para a disputa eleitoral de 2.020 para prefeito de Goiânia. Questionado de forma direta, ele respondeu em curtas palavras: Não vai disputar as prévias agendadas pelo PSDB para o final de fevereiro.

De forma realista, avalia que outros nomes devem apresentar um perfil melhor para a disputa. Ele cita o próprio deputado que se figura como o nome mais provável e avalia que a ex-secretária da Educação de Goiás, Raquel Teixeira, que foi candidata a vice governadora com ele em 2018, com um perfil mais conectado com a cidade de Goiânia.

Éliton reconhece que, finalizado o governo, após a derrota eleitoral, não há condições políticas para que ele entre neste tipo de disputa.

Em reunião conjunta, conduzida pelo presidente do diretório regional do PSDB, Jânio Darrot, com o diretório municipal de Goiânia, foi definida a realização de prévias para a escolha do candidato a prefeito da capital pelo partido.

Na prática, hoje, o PSDB só tem a candidatura do deputado Talles Barreto.

O livro, a montanha e a planície

Na política, o uso do termo  planície refere-se àqueles que passam um tempo no poder (a montanha) e voltam para vida normal. Éliton está finalizando um livro em que conta a versão dele sobre os fatos e bastidores da política que vivenciou.

Questiono se ele vai contar histórias que ninguém contou até agora e ele abre o sorriso, tentando esconder o conteúdo para evitar a antecipação. Sem escapatória, diante da insistência, vai contar sobre reuniões que nunca foram abordadas. Uma delas tratou da decisão que analisou a expulsão de Demóstenes Torres do DEM no ano de 2012. Então deputado federal, Ronaldo Caiado participou da reunião.

Eliton recusa a gravação de uma entrevista em áudio para evitar polemização, principalmente com assuntos relativos à sua gestão em comparação com a administração de Caiado. Mas, rapidamente saca do celular as imagens da construção da unidade de saúde de Posse.  Ele explica que já foi apelidada de AME (Ambulatório Médico Especializado), depois virou USE (Unidade de Saúde Especializada) e, agora, foi nomeada como POLICLÍNICA pela atual gestão (A inauguração está programada para o fim de fevereiro). A obra foi construída com recursos do Goiás Na Frente, programa que ele coordenou na gestão de Marconi Perillo (PSDB).

Fonte: Diário de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.