Pular para o conteúdo principal

Adequações no uso de água de rio são propostas em audiência pública do MP e ICMbio em Mambaí/GO



A curto ou médio prazo, as derivações clandestinas feitas no leito do Rio Riachão, que guarnecem estabelecimentos e residências no perímetro urbano da cidade de Mambaí, no nordeste goiano, serão interrompidas.

Esta foi uma das deliberações tiradas da audiência pública promovida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Colégio Estadual Sebastião Moreira da Silveira, na última terça-feira (28/1).

Já as tubulações que levam água às comunidades rurais, compostas por pequenos agricultores, serão preservadas por enquanto, conforme definiram as dezenas de pessoas que compareceram ao evento. O promotor de Justiça Samuel Fonteles explica que a primeira medida, no entanto, só será efetivada depois que a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago), a quem cabe gerir o serviço de abastecimento público no município, assegurar que tem condição logística de contemplar o aumento da demanda na área urbana.

Na audiência, o promotor destacou que, há aproximadamente 100 anos, a comunidade de Mambaí desvia o curso da água do rio, artesanalmente, para as suas residências. Segundo ele, hoje, a prática se tornou obsoleta. Isso porque a Saneago passou a ser responsável pela distribuição e tratamento dos recursos hídricos. Samuel Fonteles alertou os presentes que, somente mediante uma outorga de uso da água, a ser concedida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), é possível fazer derivações do rio.

“Ocorre que, na prática, dezenas de tubulações clandestinas foram construídas pelos cidadãos do município, sem qualquer outorga do uso. E, para dificultar ainda mais esse cenário, hotéis com piscina, postos de gasolina, lava jatos e outros estabelecimentos comerciais de alto poder aquisitivo, mesmo localizados no perímetro urbano da cidade (portanto, contemplados pela Saneago), estão usando a água do rio”, afirmou o promotor.

Samuel Fonteles explica que os impactos decorrentes da prática são: ambiental, pois em alguns períodos do ano, falta água para pequenos agricultores; sanitário, uma vez que a água não é tratada e animais fazem uso dela; e no próprio serviço público, porque a Saneago deixa de receber e, portanto, de reinvestir recursos para aprimorar o serviço.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.