Pular para o conteúdo principal

Governo de Goiás trabalha para recuperar pontes e bueiros no Nordeste goiano



Buscando a melhoria da infraestrutura rural no interior do Estado de Goiás, equipes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) percorreram municípios cortados pelas GO-116 e GO-114 para realização de visita técnica relacionada ao projeto de recuperação de pontes e bacias.

A ação faz parte da execução do planejamento traçado na proposta voluntária apresentada pela Seapa e aprovada em dezembro de 2019 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que liberou recursos de R$ 3 milhões voltados para benefício da população.

As melhorias serão realizadas entre São João da Aliança e Flores de Goiás, região com a maior área de assentamentos do Estado de Goiás e com alta densidade populacional, além de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Foram vistoriadas 30 pontes de madeira, todas em médio ou ruim estado de conservação, com algumas exceções. Entre as duas cidades, numa distância aproximada de 60 quilômetros, há um total de 45 pontes. “Quando chove na região, a população rural fica ilhada, tornando impossível o escoamento da produção. O projeto foi apresentado com o objetivo de melhorar as condições estruturais, proporcionando um desenvolvimento econômico e também social para os produtores ali instalados”, comenta o gerente de Infraestrutura Rural da Seapa, Alexandre Bernardes.

Foram realizadas também reuniões com os engenheiros e técnicos responsáveis pela terraplanagem de manutenção das rodovias pavimentadas da região, com a cobrança de melhorias na conservação do leito viário.

A prefeitura de Flores de Goiás dispõe de dois caminhões e duas retroescavadeiras cedidas pela Seapa, por meio de contrato de concessão, resultado de emenda parlamentar da bancada federal e de contrato de repasse de patrulha mecanizada estabelecido entre governo estadual e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para auxílio nos trabalhos de melhorias nas áreas rurais. “Encontramos as pontes em um estado de conservação parcial, necessitando melhorias voltadas para trafegabilidade. Apesar do empenho dos governantes locais em cuidar das estruturas, é preciso um apoio e suporte técnico e operacional para que isso se concretize”, enfatiza Vitor Hugo Antunes, gerente de Agricultura Irrigada da Seapa.

Com a aprovação da proposta, os próximos passos são licitar e implantar o plano de recuperação para contratação de empresa que possa realizar o serviço na região. O início das operações deve ocorrer no período de estiagem, entre junho e setembro de 2020. A Secretaria faz estudos para apresentação de projetos semelhantes voltados a outras regiões do Estado.

De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, todo esse acompanhamento e trabalho visam garantir benefícios não somente aos produtores rurais, mas também à população dos municípios. “É fundamental permitir o acesso, com segurança, às pessoas que precisam trafegar entre as zonas rural e urbana. O Governo de Goiás atua para proporcionar essas melhorias e possibilitar que a produção possa ser escoada, movimentando a economia dos municípios e do Estado, e garantir o direito de ir e vir de todos”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.