Pular para o conteúdo principal

68 municípios goianos não registram casos de homicídio em 2020


Dados do Observatório de Segurança Pública mostram também que nenhum crime violento foi registrado em 16 localidades. Redução nos indicadores de criminalidade é a maior da década. “Esses números não são fáceis de serem obtidos”, diz governador Ronaldo Caiado, ao lembrar que “Goiás tinha se transformado na Disneylândia dos bandidos” em gestões anteriores

Os indicadores de criminalidade de 2020 em Goiás, apresentados pelo governador Ronaldo Caiado e pelo titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), Rodney Miranda, nesta segunda-feira (25/01), mostram que em 68 municípios goianos não foi registrado nenhum caso de homicídio. Já em outros 16, não há ocorrência de crime violento. Os números são do Observatório de Segurança Pública da SSP. “Esses índices não são fáceis de serem obtidos”, disse Caiado, ao relembrar que “Goiás tinha se transformado na Disneylândia dos bandidos” em gestões anteriores.

O governador afirmou que a segurança pública no Estado é referência nacional. Ele citou, por exemplo, a redução histórica de 10,4% em todos os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), alcançada no ano passado em comparação com os números de 2019. A taxa reúne as ocorrências de homicídios (-9,39%), latrocínios (-22%) e lesão corporal seguida de morte (-38,9%). A queda é a maior desde a criação do Observatório de Segurança Pública, em janeiro de 2011.

“Nossas polícias se ocuparam para que as ações conjuntas não se restringissem a prender ladrões. Elas fizeram aquilo que sempre digo: ou se faz o diagnóstico ou o tratamento é inócuo”, alegou Caiado. O governador reforçou que as questões que envolvem a criminalidade no Estado são resolvidas na raiz do problema.

Segundo o secretário Rodney Miranda, apesar da diminuição verificada, a meta da atual gestão é zerar os casos de crimes em todo o território goiano. “Vamos continuar com o trabalho nesse mesmo sentido. Desde o primeiro dia em Goiás, eu falei: não se comemora redução de crimes. Um dia, vamos comemorar o zero total”, garantiu.

Miranda também ressaltou que os números refletem a parceria existente entre Executivo, Ministério Público, Poder Judiciário, e as forças nacionais, como Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. “Nós temos um inimigo comum, que se chama violência”, pontuou.

Produtividade

Durante os 12 meses de 2020, foram deflagradas 20,4 mil operações, o equivalente a 55 por dia; e realizadas mais de 25 mil prisões em flagrante e 1,3 milhão de abordagens policiais. As ações resultaram na apreensão de mais de 56 toneladas de drogas, uma média de 153 quilos a cada 24 horas. As forças de segurança ainda apreenderam 6,2 mil armas de fogo, cerca de 500 por mês. “Trabalhamos como nunca”, enfatizou o secretário.

Além do combate ostensivo à criminalidade, os policiais se destacaram pela agilidade em ocorrências de acidentes e desastres. Foram mais de 79,5 mil resgates e mais de 16 mil buscas e salvamentos realizados em 2020. Já o Serviço de Socorro Rápido com Moto (Garra), implantado na atual gestão do Governo de Goiás, efetuou mais de 450 atendimentos na Região Metropolitana de Goiânia.

A atuação das equipes tem ainda contribuído para romper o ciclo da impunidade. No ano passado, 60,34% dos inquéritos policiais instaurados tiveram a autoria definida. Além disso, foram emitidos 58.661 laudos de criminalística e concluídos 47.885 relacionados à medicina legal.

Lista dos municípios que não registraram ocorrência de homicídio doloso, homicídio tentado, latrocínio consumado e roubo consumado (2020):

Água Limpa; Amorinópolis; Anhanguera; Cachoeira de Goiás; Guarinos; Heitoraí; Ivolândia; Jaupaci; Lagoa Santa; Montividiu do Norte; Nova Aurora; Nova Iguaçu de Goiás; Palestina de Goiás; Santa Rita do Novo Destino; Santa Rosa de Goiás; São Patrício.

Lista dos municípios sem casos de homicídio (2020):

Água Limpa; Aloândia; Amorinópolis; Anhanguera; Aparecida do Rio Doce; Aporé; Aurilândia; Avelinópolis; Barro Alto; Buritinópolis; Cachoeira Alta; Cachoeira de Goiás; Campestre de Goiás, Castelândia; Cezarina; Córrego do Ouro; Damianópolis; Damolândia; Davinópolis; Divinópolis de Goiás; Estrela do Norte; Fazenda Nova; Formoso; Goiandira; Guaraíta; Guarinos; Heitoraí; Hidrolina; Ipiranga de Goiás; Israelândia; Itajá; Itauçu; Ivolândia; Jaupaci; Jesúpolis; Lagoa Santa; Mairipotaba; Mimoso de Goiás; Moiporá; Monte Alegre de Goiás; Montividiu do Norte; Morro Agudo de Goiás; Mossâmedes; Nova América; Nova Aurora; Nova Iguaçu de Goiás; Ouvidor; Palestina de Goiás; Palmelo; Panamá; Piranhas; Rubiataba; Sanclerlândia; Santa Cruz de Goiás; Santa Isabel; Santa Rita do Novo Destino; Santa Rosa de Goiás; Santo Antônio da Barra; São Domingos; São João da Paraúna; Serranópolis; Sítio D”Abadia; Três Ranchos; Trombas; Turvelândia; Uirapuru; Vicentinópolis; Vila Propício.

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.