Pular para o conteúdo principal

Ronaldo Caiado recebe ligação do ministro Pazzuelo e diz que irá a SP buscar as vacinas contra Covid-19


O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), informou na tarde deste domingo (17) que recebeu uma ligação do ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, falando sobre a liberação das vacinas contra Covid-19 e que irá a São Paulo buscar pessoalmente as doses destinadas a Goiás. O estado já começou a distribuir seringas e agulhas para os municípios se prepararem para a imunização.

“Já recebi o telefonema do ministro da Saúde, o ministro Pazuello, que me convidou. Estou decolando daqui de Goiânia às 4h, estarei às 7h em Guarulhos para receber as vacinas que serão aplicadas nas pessoas que compõem o grupo de risco”, afirmou.

O governador disse que, devido à ligação que recebeu, cancelou a agenda prevista para segunda-feira (18). Ele ainda disse que, assim que as doses chegarem, a vacinação começará "imediatamente".

” Vamos começar a vacinar imediatamente. Na mesma hora que [a vacina] chegar, ela será distribuída de acordo com os grupos que são prioritários na vacinação, a todos os municípios, e iniciaremos imediatamente. Logo depois, mais doses chegando, nós ampliaremos nossa imunização”, disse.

Caiado ainda lembrou que Goiás foi escolhido como local para que os brasileiros que deixaram Wuhan, na China, epicentro da Covid-19, cumprissem a quarentena. O grupo ficou 14 dias na Base Aérea de Anápolis.

“Acho que nessa vacinação, a cidade de Anápolis tem que ser também homenageada nesse momento. Acho que deverão ser aplicadas as primeiras vacinas na capital e na cidade de Anápolis para mostrar também uma retribuição ao que o povo de Anápolis fez em um primeiro momento quando apareceu o foco da Covid, que ninguém conhecia”, disse.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, o estado deve receber 7% do total de vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde. Neste primeiro momento, o órgão adquiriu 6 milhões de doses, que foram importadas do Instituto Butantan. Assim, o estado deve receber 450 mil doses.

Insumos

As mais de 1 milhão de seringas e agulhas começaram a ser distribuídos na sexta-feira (15) e de o trabalho deve ser concluído até segunda-feira (18). Eles foram enviados para 18 regionais de saúde, que serão responsáveis por repassar aos 246 municípios.

Segundo o governador, assim que as doses chegarem ao estado, serão “imediatamente” distribuídas para as cidades.

O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, disse o estado já tem material suficiente para fazer a vacinação. Além dessa primeira remessa de insumos, o estado comprou 2,5 milhões de seringas e agulhas. Com isso, seria possível imunizar metade da população do estado.

Inicialmente, a expectativa é que os primeiros a serem imunizados sejam idosos e profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à doença.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.