Pular para o conteúdo principal

Preocupados com acesso à saúde, kalungas esperam ser incluídos entre grupos prioritários a receber vacina contra a Covid-19 em Goiás



Moradores do território kalunga no nordeste de Goiás relatam preocupação por não estarem entre os primeiros a serem vacinados contra a Covid-19. Segundo uma moradora, as unidades de saúde ficam a dezenas de quilômetros de distância dos locais onde as famílias moram e isso faz com que todos temam casos graves da doença.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) por e-mail na manhã desta quarta-feira (20) para pedir um posicionamento sobre a situação e aguarda retorno.

Prefeito da cidade de Cavalcante, um dos três municípios em que se encontra o território quilombola, Vilmar Souza Costa afirmou que há mais de 1,7 mil famílias, somando cerca de 10 mil pessoas na comunidade kalunga. Ele, que já foi presidente da Associação Kalunga por seis anos, disse que se preocupa principalmente por causa da dificuldade de acesso ao atendimento médico nesses locais.

“A urgência é porque muitas pessoas moram longe da cidade. Precisamos de apoio na locomoção. Muitos lugares não têm energia, talvez tivesse que trazer todo mundo para cá para vacinar”, disse.

Moradora do Vão da Horta, dentro do território kalunga, Divina Matos contou que soube de quatro pessoas conhecidas que foram infectadas pelo coronavírus e que duas delas morreram. Ela se preocupa de a doença chegar à família dela.

“A unidade de saúde mais próxima é a 70 km daqui. O mais difícil é o acesso ao tratamento”, comentou.

Vilmar pontuou ainda que, o quanto antes conseguirem vacinar a comunidade, mais cedo conseguem voltar a receber turistas, que é a principal fonte de renda de grande parte da população do território kalunga, já que é um sítio histórico.

“Muita gente querendo emprego porque não tem renda. Com a vacina, facilitaria abrir o turismo no local”, afirmou.

Prioridade na vacinação

O Ministério da Saúde (MS) prevê que as comunidades quilombolas, assim como as ribeirinhas, recebam a imunização com prioridade, mas não estão entre as primeiras categorias a receber as doses da vacina.

O governo de São Paulo, por exemplo, incluiu os quilombolas entre os primeiros a serem imunizados. Em Búzios (RJ), a primeira idosa a ser vacinada foi uma moradora do Quilombo da Rosa, Dona Eva, de 111 anos.

Porém, em Goiás, a prioridade máxima é de quatro grupos, segundo a SES-GO:

77.549 trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 (HCamps, prontos-socorros, Samus, UPAs, motoristas de ambulâncias);

8.828 pessoas com 60 anos ou mais que estão institucionalizadas (em asilos, instituições psiquiátricas ou similares);

475 pessoas com deficiência institucionalizadas;

320 indígenas vivendo em aldeias.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.