Pular para o conteúdo principal

Prefeito de Cavalcante-GO destaca investimentos do Governo de Goiás para mudar realidade das comunidades quilombolas



Uma das principais lideranças da região, Vilmar Kalunga comemora os diversos benefícios que tem melhorado as condições de vida da população

Durante visita à secretária de Educação, Fátima Gavioli, o prefeito de Cavalcante, Vilmar Souza Costa, mais conhecido como Vilmar Kalunga, fez questão de agradecer a série de benefícios que o Governo de Goiás tem levado à região nos últimos dois anos.

Vilmar Kalunga esteve em Goiânia nesta sexta-feira (22/01), acompanhado do vice-prefeito Sival Alves Borges. Ele destacou que as melhorias começaram a chegar a partir de 2019, quando o governador Ronaldo Caiado assumiu o cargo e passou a tratar a região como uma de suas prioridades na área de desenvolvimento social.

“Temos muito o que agradecer à secretária Fátima Gavioli, ao governador e também à primeira-dama Gracinha Caiado. Eles são grandes parceiros do nosso município e esse apoio tem sido fundamental para mudar a realidade das comunidades quilombolas, que enfrentam um cenário de extrema carência”, ressaltou o prefeito.

Uma das principais lideranças da região, Vilmar Kalunga lembra que entre as diversas ações do Governo de Goiás que beneficiaram a população estão a implantação do sistema de bombeamento de água potável no povoado de São Domingos e a instalação de um kit de placas de energia solar na escola da localidade, que passou a ofertar ensino noturno.

Políticas sociais

Os benefícios também garantiram maior segurança e possibilitou o funcionamento de aparelhos como geladeira, chuveiro, bebedouros e computadores. “Com isso, 180 famílias passaram a contar com melhor qualidade de vida”, frisou o prefeito. Ele salienta ainda que essas melhorias só foram possíveis graças ao empenho da primeira-dama Gracinha Caiado, que está à frente do Gabinete de Políticas Sociais do Governo de Goiás.

“Dona Gracinha também tem um olhar muito especial para a nossa região. Em dois anos nós vimos chegar melhorias que eram reivindicações de mais de 20 anos”, afirmou o vice-prefeito Sival Alves Borges, citando como exemplo, a chegada da energia elétrica em julho do ano passado, nas residências das 425 famílias que formam a comunidade Vão do Moleque.

“Na Secretaria de Educação e no governo como um todo, o trabalho é feito com muito planejamento e responsabilidade e por isso estamos vendo resultados tão importantes para a população”, comenta o prefeito. Em sua gestão, ele diz que tem como prioridades a geração de emprego e renda, a profissionalização dos jovens e a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.

Parceria

Para que isso se torne realidade, Vilmar Kalunga diz que a parceria com o governo estadual é imprescindível. “Hoje o grande empregador no município é a prefeitura e nós precisamos investir na capacitação de nossos estudantes, dando a eles a oportunidade de conquistarem bons postos de trabalho no mercado”, frisa ele.

Em relação à parceria com o município, o Governo de Goiás tem cumprindo a sua parte. Nesta semana, a Seduc Goiás deu início à instalação de 100 antenas do programa de mediação tecnológica GoiásTec, que garantirá o acesso dos alunos às aulas transmitidas diretamente dos estúdios da TV Brasil Central, em Goiânia. O sinal chegará a escolas e colégios de 64 municípios goianos, ampliando as chances dos jovens à formação profissional. Em Cavalcante serão contemplados os colégios estaduais Calunga I e Calunga II.

Além disso, em dezembro do ano passado, quatro escolas calungas receberam recursos dos programas Equipar 2 e Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Em Cavalcante, o Colégio Estadual Calunga 1 recebeu R$ 157,5 mil para a aquisição de equipamentos e para realização de serviços de manutenção.

Ex-professor de Matemática e um dos responsáveis pelo movimento que resultou na demarcação do território calunga, Vilmar Kalunga reconhece que a educação tem sido uma prioridade do Governo de Goiás.

“O governador Caiado e a secretária Fátima estão realizando um trabalho muito bom na região, que ficou abandonada pelo poder público por muitos anos. Eles estão levando melhorias que vão fazer a diferença para a nossa população. Fico muito feliz de ver que o olhar especial dos dois para as comunidades quilombolas de Goiás”, destaca.

Fonte: Seduc

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.