Pular para o conteúdo principal

“Bandido não dita ordem no meu Estado”, afirma Caiado após forças de segurança conterem princípio de motim em penitenciária



O governador Ronaldo Caiado comentou, nesta sexta-feira (19/02), sobre o princípio de motim na Penitenciária Odenir Guimarães (POG) e foi claro: “Bandido não dita ordem no meu Estado”, garantiu, após equipes policiais controlarem a situação no Complexo Prisional, em Aparecida de Goiânia.

Segundo o governador, recuperar a segurança pública no Estado causa incômodo àqueles que tinham verdadeiros 'bunkers’ [no sentido literal, reduto fortificado, parcial ou totalmente subterrâneo] nesses locais. “É lógico que eles não terão esse conforto”, disse Caiado, durante entrevista.

O governador continuou: “Vamos deixar claro que bandido não vai crescer em Goiás. Todos estão submetidos às normas da lei”, assegurou. “Não existe ninguém que pode afrontar o Estado e muito menos tentar achar que não existem forças de segurança capazes de dar aquilo que a sociedade deseja: o respeito ao cidadão e à vida”, completou.

Questionado se poderia trocar o comando da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), uma das reivindicações dos detentos, o governador foi ainda mais enfático. “Goiás não vai aceitar esse tipo de pressão que existiu durante 20 anos. Aqui tem segurança pública e tem ordem. Não somos coniventes com esse nível de bandalheira”, reiterou.

“Vamos deixar claro que quem governa o Estado sou eu, governador e comandante em chefe da polícia. Já foi a época em que Goiás era comandado por quadrilhas. Agora, é governado por quem tem credibilidade moral para tomar decisões”, acrescentou o governador.

Sobre a reclamação de alimentação inadequada para os presos, Ronaldo Caiado disse que a informação não procede. “Não tem a menor seriedade o que alegam”, reafirma. O motim ocorreu um dia após a morte de um agente prisional e da mulher dele na entrada do complexo prisional. Em menos de 12 horas, as forças de segurança identificaram os suspeitos. “Nossa área de inteligência já sabe quais são os tentáculos existentes dentro da penitenciária de Aparecida de Goiânia. É lógico que eles estão usando dessa motivação para achar que podem intimidar o Estado”.

Ensino Superior

O governador também falou sobre o curso de Medicina na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e confirmou que agora ele tem perspectiva real de consolidação, já que, até então, não havia hospital-escola ou convênio com outra unidade para a formação adequada dos acadêmicos. “Estadualizamos o São Marcos e estamos com cerca de 100 leitos funcionando, sendo 30 de Unidades de Terapias Intensivas (UTIs)”, informou. “Criamos condições para que a faculdade de Medicina sobreviva. Se hoje o curso passa a ser viável, é diante de muitas mudanças que vamos implantar para atender às exigências do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego)”, destacou.

De acordo com Caiado, com a unidade em funcionamento, os alunos passam a ter contato com pacientes ainda durante a graduação. “Sabem o que é uma doença, passam a fazer uma anamnese (entrevista ou consulta médica), um exame clínico. Porque, às vezes, formam um cidadão que nem sabe aplicar injeção. Era isso que queriam”, registrou o governador, ao relembrar o uso eleitoreiro da universidade pela gestão passada do governo estadual.

Covid-19

Durante a entrevista, o governador voltou a alertar sobre o perigo de disseminação de novas variantes do coronavírus. “Mostram uma capacidade muito maior de contaminação do que a primeira”, afirmou ao reforçar a necessidade do distanciamento social e do cumprimento dos protocolos de segurança por parte de toda a população. Ele disse ainda que, em virtude do crescimento do número de infectados, o Estado trabalha na abertura de novos leitos para garantir o tratamento adequado aos doentes.

“Só nas últimas horas, nós ampliamos mais 25 leitos, com apoio do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale”, destacou Caiado. Em Goiânia, foram abertas também novas vagas, 10, no Centro de Reabilitação Dr. Henrique Santillo (Crer). Outra estratégia implantada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) foi o cancelamento de cirurgias eletivas em que pacientes precisem de UTI, para que os espaços fiquem disponíveis para o atendimento de pessoas infectadas pelo vírus.

Fonte: Secom – GO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.