Pular para o conteúdo principal

Cemitério de obras é investigado em região de quilombolas em Cavalcante-GO



Em meio à pandemia do coronavírus, obras inacabadas de quatro unidades básicas de saúde (UBS) aumentam a desolação de centenas de quilombolas em Cavalcante, no nordeste do estado. Boa parte da população do município é de kalungas, afrodescendentes que vivem na região desde o século 19.

A precariedade da região aumenta com a falta de saneamento básico, agravando o desamparo dos povos tradicionais que não recebem mais auxílio emergencial e, dia a dia, lutam para ter o que comer, conforme mostrou a matéria anterior.

No meio da paisagem bucólica, ruínas de obras de postos de saúde abandonadas e desgastadas pelo tempo saltam aos olhos, nos quilombos São Domingos, a 60 quilômetros do centro de Cavalcante, e Kalunga Engenho 2, a 26 quilômetros da região central.

“Na comunidade não tem posto de saúde. Tem um pequeno elefante branco que começou a ser construído pelo município, em 2012, e foi abandonado totalmente”, conta o presidente da Associação Quilombola Kalunga São Domingos, Moisés da Costa.

Diante da gravidade da situação, segundo o promotor de Justiça Márcio Villas Boas, o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) instaurou inquérito civil público, em 2018, para apurar a paralisação das obras de postos de saúde.

Em andamento, as investigações têm como alvo o abandono das obras de reforma de três unidades de saúde – duas na cidade e uma no povoado Engenho – e de construção da UBS no quilombo São Domingos. Estão abandonadas há quase 10 anos.

Nesta última obra, o município recebeu R$ 326,4 mil em dois repasses do Ministério da Saúde, como informou a pasta, mas ela nunca foi entregue à população. A verba serviu apenas para aumentar o assustador cemitério de obras inacabadas.

O valor foi transferido para o Fundo Municipal de Saúde de Cavalcante, que, em tese, teria repassado a verba à empresa responsável pela obra. A reportagem não localizou representantes dela.

O Ministério da Saúde cancelou, em janeiro de 2019, proposta referente à construção da unidade de São Domingos por causa do não cumprimento dos prazos estabelecidos na legislação. A informação foi repassada pelo Ministério Público.

Até o momento, de acordo com o promotor, o MPGO ainda não recebeu respostas do órgão federal sobre outras medidas adotadas. Ao portal, o Ministério da Saúde informou que, em 2020, diante da pandemia, o Departamento de Saúde da Família não publicou portarias de cancelamento das propostas habilitadas no ano de 2013.

Caso sejam confirmadas irregularidades, prefeitos anteriores poderão ser responsabilizados, e o município deve ser obrigado a devolver o dinheiro. “A investigação encontra-se em andamento com o objetivo de apurar os responsáveis pelo cancelamento da proposta”, afirma o promotor de Justiça.

Pandemia no escuro

Os reflexos do caos na saúde são ainda maiores nos quilombos porque a maioria não tem água potável e uma parte nem conta com energia elétrica nem geladeira para conservar alimentos. “Aqui, a pandemia é no escuro, sem energia elétrica”, conta o quilombola Moisés. “Dá para contar as pessoas que têm geladeira no povoado. É coisa de nego (sic) rico”, diz.

À noite, alguns quilombos ficam apenas com a luz de vela ou de lamparina, em meio a uma paisagem de muito mato e longas ruas de chão com casas distantes uma da outra.

A Enel, responsável pela distribuição de energia elétrica em Goiás, está concluindo a instalação dos fios para contemplar todas as famílias, em diferentes povoados.

Clique aqui e leia a matéria completa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.