Pular para o conteúdo principal

Saúde quer separar municípios segundo o nível de contaminação da Covid-19


O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, informou que, ao longo do dia de hoje, deve emitir uma recomendação aos gestores de saúde municipais e categorizar os municípios de acordo com o nível de contaminação, do avanço da Covid-19.  Isso porque, segundo ele, existem regiões e cidades que apresentam comportamentos diferentes em relação à doença. “Não faz sentido uma medida linear, que encare o Estado de uma forma só, como se estivesse tudo num só patamar”, argumentou.

Em entrevista ao programa O Mundo em sua Casa das Rádios Brasil Central AM e RBC FM nesta terça-feira, 16, o titular da Pasta da Saúde admitiu que, a depender do desenrolar da pandemia, medidas mais restritivas podem ser adotadas. “Mas como eu disse, as recomendações não serão lineares, tratando o Estado como uma coisa só, porque temos 246 municípios”, declarou.

Conforme o secretário, na primeira onda da pandemia da Covid-19, no ano passado, foi verificado o crescimento grande da doença na capital e regiões Metropolitana e do Entorno do Distrito Federal. Hoje, as cidades do interior, que tiveram uma contaminação menor na primeira onda da pandemia, nesse momento da segunda onda apresentam taxa de contaminação alta. Ismael Alexandrino afirmou que a Secretaria da Saúde avalia diariamente região por região, cidade por cidade. “Ao longo do dia (de hoje) faremos dessa forma”, completou.

Leitos de UTI

O secretário comentou o fato de ontem o HCamp ter registrado 100% de ocupação em seus 100 leitos de UTI. E observou que um hospital com 100 leitos de UTI é “extremamente robusto”. Afirmou que, como havia sido programado, ao longo dessa segunda-feira, 15, foram ativados mais leitos de UTI, e essa semana provavelmente serão ativados mais alguns. “Mas a mensagem que tem de ficar é que não se enfrenta a pandemia apenas com assistência ao paciente; a gente precisa diminuir a contaminação, e neste aspecto a participação da sociedade é fundamental”, alertou.

Ele disse que havia dito que seriam abertos 110 novos leitos de UTI, e o que foi planejado está sendo executado. Nos próximos dias, serão abertos mais 10 leitos em Itumbiara, mais 9 em São Luís de Montes Belos por meio de convênio, e mais 11 leitos em Quirinópolis. E assim Goiás irá avançando, do ponto de vista de assistência (aos pacientes de Covid). Mas ressaltou que leito de UTI não se abre indistintamente. São necessários espaço físico, equipes, equipamentos e de financiamento.

Conscientização

E o secretário avisou: “Não adianta a gente abrir 7 milhões de leitos de UTI se tivermos 7,2 milhões de contaminados. A gente precisa, de fato, frear a contaminação”, salientou. Acrescentou que, isso é feito só com a gestão de saúde. É preciso que a comunidade em geral entenda que o comportamento desregrado, o não uso da máscara ou participar de festa clandestina, tudo isso induz ao aumento da contaminação. Conforme ele, é importante essa conscientização, para que ela reverta em atitudes mais sensatas neste momento de pandemia.

Fonte: ABC Digital-GO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.