Pular para o conteúdo principal

Governo de Goiás retoma distribuição de alimentos para estudantes


Estudantes da rede pública estadual de Educação receberão, a partir de hoje (22), os kits alimentação. Ao todo, serão destinados cerca de R$60 milhões em recursos do Tesouro Estadual (Fundo Protege) para a aquisição dos itens.

Em razão da retomada parcial das aulas presenciais em 8% das escolas estaduais, a distribuição dos kits deve atender a diferentes critérios nesse ano. Nas unidades escolares onde foi adotado o modelo de aulas híbrido, por exemplo, os alunos em regime presencial devem receber a merenda escolar na própria escola e os demais, que acompanham as aulas de forma remota, receberão os kits de alimentos.

Assim como no ano passado, os kits serão compostos por gêneros alimentícios básicos não perecíveis – 2 kg de arroz tipo 1; 1 kg de feijão tipo 1; 1 kg de macarrão e 340 g de molho de tomate – e itens da agricultura familiar, incluindo 3kg verduras, frutas ou legumes variados. Esses alimentos serão adquiridos pelas escolas, dentro do prazo estabelecido, por meio de licitação e/ou chamada pública.

A intenção é que, com o fornecimento desses itens, seja possível suprir as necessidades nutricionais e alimentares dos estudantes durante o período em que estiverem em Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp).

Cronograma

De modo a garantir a isonomia no processo de distribuição dos kits, neste primeiro semestre letivo as escolas da rede estadual de Educação adotarão um cronograma de entrega.

O primeiro kit, referente aos meses de janeiro e fevereiro de 2021, deve ser entregue nas escolas a partir do dia 22 de fevereiro. Nesse período, os pais ou responsáveis dos estudantes que estão em regime de aulas não presenciais deverão comparecer na unidade escolar do aluno para fazer a retirada do kit e assinar o termo de recebimento.

Nessa primeira entrega, em razão da realização da avaliação diagnóstica nas escolas, os pais poderão optar por autorizar que os próprios estudantes façam a retirada dos kits nas escolas. 

De acordo com a gerente de Orientação e Articulação das Coordenações Regionais e Alimentação Escolar, Terezilda Luiz da Silva, a ampliação do prazo para a entrega dos alimentos às famílias dos estudantes é uma das medidas de biossegurança pensadas para reduzir a aglomeração de pessoas. “É um período maior para a escola e os pais se organizarem”, afirma.

Além disso, as escolas receberam orientações do Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades Presenciais nas Instituições de Ensino de Goiás para garantir a segurança durante a distribuição dos kits.

Escolas em Tempo Integral

Os estudantes do Centros de Ensino em Período Integral (Cepis), em razão das especificidades de sua carga horária, terão critérios específicos para uso dos recursos da merenda escolar.

Nas unidades onde foi adotado o regime híbrido, com 30% dos estudantes em aulas presenciais e 70% em Reanp, a orientação é que os estudantes que estejam frequentando a escola sejam atendidos pela merenda escolar, com refeições reforçadas.

“Para os alunos do tempo integral que retornarão serão distribuídas, pelo menos, duas refeições. A gente entende que o valor nutricional, o mínimo que ele precisa, ele já vai receber na escola”, explica a gerente de Orientação e Articulação das Coordenações Regionais e Alimentação Escolar. Por isso, segundo ela, não há a necessidade da entrega dos kits de alimentos.

De acordo com Terezilda Luiz, o atendimento será feito da seguinte forma: o aluno do tempo integral, que está dentro do sistema híbrido e permanece um período do dia na escola, receberá duas refeições – um lanche e o almoço. Considerando que ele teria direito a três refeições diárias, a unidade escolar poderá realizar a reordenação dos recursos dessa terceira refeição, garantindo uma maior qualidade nutricional no lanche servido.

Para os demais estudantes, que conforme o rodízio mensal acompanham as aulas de forma não presencial, será entregue o kit alimentação.

Fonte: Seduc - Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.