Pular para o conteúdo principal

Interior recorre a Goiânia para casos graves de Covid-19; quantidade de pacientes graves internados na capital aumentaram em 94,28%


A quantidade de pacientes graves com Covid-19 do interior de Goiás internados na capital aumentou em 94,28% no mês de fevereiro comparado a janeiro de 2021. No total, foram 35 internações em unidades de terapia intensiva (UTIs) no primeiro mês do ano, contra 68 em apenas 23 dias de fevereiro.

Estes são os pacientes que solicitaram leitos à Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), mas que acabaram sendo atendidos em hospitais da rede municipal. No total, a média diária de internações de pacientes que não são da capital saltou de 1,12 em janeiro para 2,95 em fevereiro. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS).

No início da tarde de quinta-feira (25), a SES-GO contava com 390 leitos de UTI, dos quais 356 estavam em utilização. No total, a taxa de ocupação chegou a 94,43%, com 13 leitos bloqueados e apenas 21 disponíveis. Ao mesmo tempo, três cidades que estão acolhendo os pacientes que passam pela regulação estadual, somavam 66 internações deste mesmo perfil. Em Rio Verde, no Sudoeste goiano, eram 22; em Aparecida de Goiânia, 6 e na capital, outros 38.

Comorbidades

Desde o início da pandemia, a rede municipal de Goiânia começou a receber pacientes da rede estadual que tivessem comorbidades ou casos mais complexos de Covid-19. O objetivo era trabalhar de forma conjunta, regulando casos com princípios técnicos de complexidade que só estavam disponíveis na capital. No dia 28 de janeiro, entretanto, o governador Ronaldo Caiado se reuniu com representantes do município, em meio a um aumento de demanda por leitos do Estado. Na ocasião, Caiado buscava outros municípios para ampliar o trabalho conjunto.

Dados da SMS Goiânia apontam que na quinta-feira (25), 30,4% dos leitos de UTI do município eram ocupados por infectados que passaram pela regulação da SES, o que corresponde a 38 pessoas. O POPULAR tentou falar com o secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, mas não obteve resposta.

Na sexta-feira (26), o número de UTIs Covid-19 em Goiás disponibilizadas pela SES-GO era ainda maior que no dia anterior: 407 (veja quadro). Ainda assim, seriam insuficientes para atender os pacientes vindos do interior do Estado porque apenas 28 estavam disponíveis.

Titular da SES, Ismael Alexandrino pontua que mais de 100 leitos foram abertos nas últimas duas semanas e que todos lotaram rapidamente. No Hospital de Campanha para Enfrentamento do Coronavírus (HCamp), em Goiânia, 98 pacientes estavam internados nesta quinta-feira (26) em UTIs. Destes, 40 da capital e 58 vindos do interior. Ainda há, segundo o secretário, alguma capacidade de expansão, que ocorrerá em Ceres e Uruaçu nos próximos dias.

“Nosso quantitativo de leitos críticos na segunda onda é maior que na primeira, que, por sua vez, era mais do dobro do início da gestão. O cenário atual da pandemia é crítico no Brasil, em absolutamente todos os Estados e também em Goiás. No entanto, com o ritmo de disseminação que está ocorrendo, o aumento de leitos somente não é suficiente, urge adotar medidas restritivas para frear a disseminação. As novas cepas têm mostrado que transmitem mais rapidamente e agravam pessoas jovens e de forma rápida. A restrição precisa atingir todas as esferas: Estado, prefeituras, população. Negar a necessidade de medidas restritivas neste momento é assumir o risco de colapso e, consequentemente, óbitos potencialmente evitáveis”, diz.

Fonte: O Popular



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.