Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Saúde de Goiás identifica 3ª variante de coronavírus no estado e constata transmissão comunitária


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) identificou a terceira variante do coronavírus durante a segunda onda de casos em Goiás, conforme explicou o secretário da pasta, Ismael Alexandrino, nesta quarta-feira (17). A variação foi detectada em um morador do Entorno do Distrito Federal. O grande potencial de transmissão dessas mutações preocupa o governo.

"Essas três novas cepas da segunda onda têm demonstrado maior transmissibilidade e já estão em transmissão comunitária", explica Alexandrino.

A última variante identificada é a P1 e veio de Manaus. O resultado do exame com a confirmação saiu na segunda-feira (15).

Duas novas variações do vírus foram registradas na semana passada: a B.1.1.7, que surgiu no Reino Unido e a P2, também originada em Manaus.

De acordo com o boletim epidemiológico da SES, desta quarta-feira, o estado registrou 375.545 pessoas contaminadas e 8.133 mortes por coronavírus.

O governador do estado, Ronaldo Caiado (DEM), externou a preocupação em postagem em uma rede social, nesta quarta-feira.

"Minha gente, o momento que estamos enfrentando é crítico. Temos três novas variantes da Covid-19 circulando com uma transmissividade muito maior em Goiás. Não é hora de afrouxar os protocolos de segurança, não podemos ficar omissos diante da gravidade da situação em nosso estado", escreveu Caiado.

A segunda onda da pandemia veio mais forte que a primeira, registrada no ano passado, segundo a SES. O aumento no número de casos forçou uma maior ocupação dos leitos de UTIs no estado, nas últimas semanas, que tem ficado em torno de 90%. Por isso, a pasta criou um mecanismo para frear a contaminação nos municípios, que devem adotar medidas rígidas nestes próximos meses.

Outras variantes

A SES identificou a variante britânica na sexta-feira (12) em dois moradores de Luziânia e Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde do estado, Flúvia Amorim, os infectados são dois parentes. Ela afirmou ainda que os contaminados tiveram contato com uma pessoa que chegou recentemente da Inglaterra.

Estudos apontam que essa variante do Reino Unido, chamada de B.1.1.7, tem maior capacidade de transmissão, segundo a superintendente, mas ainda não há evidências de que ela provoque a doença de forma agravada.

"Essa variante identificada no Entorno do DF tem importância epidemiológica por se tratar de uma cepa mais transmissível. Mais do que nunca, agora é importante seguir as medidas de prevenção porque, quanto mais alta a chance de transmissão, maior é a chance de mutação, e mutações como esta", explica Amorim.

No dia 8, a pasta tinha identificado outra variante do vírus em um morador de Ceres. Segundo Amorim, a variante, chamada de P2, já estava presente no Brasil e não há registro de que ela seja mais transmissível e, assim, cause aumento no número de casos da Covid-19.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.