Pular para o conteúdo principal

Goiás passa de 8 mil mortes por coronavírus


O número de mortos por coronavírus em Goiás segue a esteira dos dados sobre contaminados, que acendeu alerta nos órgãos de saúde. A quantidade de pessoas que morreram por complicações da Covid-19 chegou a 8.014 nesta segunda-feira (15), de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

O comunicado diário com o balanço informava 7.984 mortes até as 15h40. Porém, o número foi atualizado no painel da Covid-19 poucos minutos depois.

Segundo o boletim, 373.305 registros de infectados foram contabilizados até esta segunda-feira. Destes casos, a SES diz que 358.433 pacientes se recuperaram da doença. Outros 316.552 casos suspeitos são investigados.

Ocupação de UTIs

A rede pública estadual de saúde tem 274 leitos de UTI exclusivos para Covid-19. Nesta segunda-feira, a taxa de ocupação está em 95%. Na enfermaria, o número está em 61%.

A lotação das UTIs do Hospital de Campanha de Goiânia (Hcamp), por exemplo, chegou a 100% na manhã desta segunda-feira. O índice baixou para 98% às 17h30.

O balanço sobre a ocupação das UTIs mostra ainda que seis unidades estavam com 100% de ocupação às 17h30:

HCamp de Luziânia

HCamp de Porangatu

Hospital Municipal Dr. Evaristo de Mineiros

Hospital Nars Faiad de Catalão

Hospital de Doenças Tropicais (HDT) de Goiânia

Gastro Salustiano Hospital de Goiânia

Já na rede municipal de Goiânia, dos 206 leitos de UTI destinados a pacientes com coronavírus, 70% estão ocupados. Na enfermaria, o índice é de 60%.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, diz que o estado e os municípios estão trabalhando para evitar o colapso do sistema de saúde.

“Está sendo feito um trabalho de leitos disponíveis para que a gente possa ampliar [a quantidade de vagas]. Pode chegar ao momento em que, se essa transmissão continuar acelerada, que a gente não consiga ampliar leitos conforme a necessidade. A partir do momento que a transmissão aumenta demais, a gente vai ver jovens sendo internados e perdendo a vida”, disse.

Vacinação

Um levantamento realizado pela SES-GO apurou que até esta segunda-feira foram aplicadas 177.062 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o estado.

Goiás recebeu 356.280 doses, sendo 290.780 da CoronaVac e 65.500 da AstraZeneca. Destas, foram distribuídas 300.698 doses, sendo 235.198 da CoronaVac e 65.500 da AstraZeneca.

Evolução dos casos

Casos confirmados:

O governo estadual registrou os três primeiros casos de Covid-19 em 12 de março;

Em 6 de maio, Goiás ultrapassou 1 mil casos confirmados e atingiu 45 mortes;

Em 15 de junho, o estado contabilizou 10 mil casos de coronavírus e 226 mortes;

Em 14 de agosto, o estado ultrapassou 100 mil casos confirmados da doença;

No dia 18 de agosto, o estado registrou o recorde de casos, com 4.128 novas confirmações e 128 mortes por Covid-19 em um dia;

Goiás ultrapassa 150 mil casos em 9 de setembro;

Em 18 de dezembro, o número dobrou, ultrapassando 300 mil casos;

A Secretaria de Saúde informou no dia 30 de janeiro que foram registrados 350 mil casos;

Goiás registrou 370 mil casos confirmados em 12 de fevereiro.

Mortes confirmadas:

A primeira morte por coronavírus registrada em Goiás foi em 26 de março;

A marca de 1 mil mortes foi registrada em 16 de julho, dois meses após o início da pandemia em Goiás;

No dia 18 de agosto, o estado registrou o recorde de mortes, com 128 novas confirmações em um dia;

A marca de 3 mil mortos foi atingida em 28 de agosto;

Em 7 de outubro, Goiás ultrapassou as 5 mil mortes pela doença;

Goiás chegou a 8 mil mortes em 15 de fevereiro de 2021.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.