Pular para o conteúdo principal

MPE garante em juízo medidas de prevenção à Covid na campanha eleitoral em Alto Paraiso de Goiás, Colinas do Sul e São João D’Aliança-GO


O Ministério Público Eleitoral (MPE) conseguiu em juízo assegurar a adoção de medidas de prevenção à disseminação do coronavírus (Covid-19) durante a campanha nos três municípios que integram a 143ª Zona Eleitoral: Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul e São João D’Aliança.

O compromisso de cumprimento das medidas sanitárias foi obtido por meio de acordos com o MPE homologados pela Justiça Eleitoral com alguns partidos políticos e candidatos, após audiências virtuais de conciliação realizadas no dia 14. No caso dos partidos que não integraram os acordos, as medidas foram impostas por decisão do juiz eleitoral Eduardo de Agostinho Ricco.

As ações de obrigação de não fazer que resultaram nos acordos e nas decisões impositivas foram propostas pelo promotor eleitoral Márcio Vieira Villas Boas Teixeira de Carvalho. O objetivo da atuação do MPE foi garantir o cumprimento da Nota Técnica nº 14/20, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que definiu critérios para a realização de ações pré-eleitorais.

Alto Paraíso de Goiás

Em Alto Paraíso de Goiás, na audiência virtual de conciliação, os partidos DEM, PMN, PP, PSL, PV, Republicanos, PSB, Rede, PL, PSDB, Solidariedade e PTC celebraram o acordo com o MPE, reconhecendo a obrigatoriedade da nota técnica. Conforme acordado, não poderão ser realizadas reuniões presenciais ou qualquer outro tipo de aglomeração com mais de dez pessoas e que não se garanta a distância mínima de 2 metros e o uso de máscara de proteção facial, bem como passeatas. Carreatas deverão seguir protocolos que garantam que as pessoas fiquem dentro de seus veículos, inclusive no início (concentração) até o fim (dispersão). A realização de comícios deverá ser feita no formato drive-in, com pessoas permanecendo exclusivamente dentro de seus carros.

Os acordos homologados também estabelecem que os partidos deverão observar as notas técnicas futuras da SES, sejam mais ou menos restritivas, e que modifiquem a que está em vigor. O descumprimento dos compromissos acarretará em responsabilidade por propaganda irregular na Justiça Eleitoral, com multa de R$ 10 mil ao partido e de R$ 5 mil ao candidato, sem prejuízo dos questionamentos nas esferas cíveis ou criminais.

Em relação aos demais partidos que não fizeram parte do acordo – Cidadania, PDT, PSD e PT –, o processo prosseguiu, tendo resultado em sentença proferida pelo juiz Eduardo Ricco no dia 20 de outubro. Na decisão, o magistrado julgou procedentes os pedidos apresentados pelo MPE. Todos esses partidos deverão cumprir expressamente as mesmas condições condicionantes contidas na nota técnica para a realização de suas campanhas.

Colinas do Sul

Em Colinas do Sul, os acordos na audiência virtual foram firmados com os partidos PDT, PL, PP, PSB, PSD, PSL, PT e PTB, com o reconhecimento da obrigatoriedade da nota técnica. Os compromissos assumidos foram os mesmos definidos no caso de Alto Paraíso. Já a sentença impondo as obrigações abrangeu, neste município, os partidos Cidadania, DEM, MDB, Pros e Solidariedade.

São João D’Aliança

Em São João D’Aliança, integraram os acordos homologados pela Justiça Eleitoral os seguintes partidos: Cidadania, MDB, PL e Pode. As obrigações assumidas foram as mesmas de Alto Paraíso e Colinas do Sul. A decisão judicial, por sua vez, incluiu os partidos PP, Pros, PSDB, DEM, PDT, PSB, PSC, PSD, PSL e PT.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.