O número de
atendimentos de urgência e emergência mais que dobrou em três meses, no
Hospital Regional de Formosa, unidade do Governo de Goiás no Entorno do
Distrito Federal. Além dos casos de
coronavírus, investimentos na modernização estrutural, instalação de novos
leitos e a melhoria na qualidade do atendimento são as principais razões para
esse resultado significativo.
A unidade
hospitalar passou por um processo de estadualização em abril deste ano, e o
Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – Imed assumiu a gestão em
junho. Desde então, os atendimentos de urgência e emergência dos casos de
Covid-19 passaram de 584 para 1.288, e os atendimentos emergenciais gerais
subiram de 2.181 para 4.163.
“Estamos
trabalhando duro para oferecer à comunidade da região de Formosa um atendimento
de excelência. Mais do que números, nosso orgulho é saber que pessoas estão
voltando para casa melhores”, diz Vânia Fernandes, diretora do HRF.
Não só
cresceu o número de atendimentos, como houve um aumento significativo na
quantidade de exames de pacientes. Os eletrocardiogramas chegaram a 160,
enquanto as análises clínicas (hemograma, colesterol, glicemia, entre outros)
somaram 8.225 em setembro.
O número de
diagnósticos por imagem também aumentou, com a instalação do novo aparelho de
raios X. Em setembro, a unidade realizou 1.460 exames. "A modernização do
hospital tem gerados ótimos resultados, e quem ganha é o paciente, que passou a
ter uma estrutura eficiente no próprio município para ser atendido", afirmou
Fernandes.
Capacitação
O Hospital
Regional de Formosa investe seriamente na qualificação de toda a equipe de
saúde, com treinamentos constantes de processos, padronizações e ações de
segurança hospitalar. “Com conhecimento
disponível, a gestão da segurança do paciente tem condições de, cada vez mais e
melhor, prevenir as ocorrências”, explica a enfermeira Jéssica Santos, do
Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP).
Os
profissionais do HRF também recebem capacitações contínuas do programa Jeito
Imed de Atender, que tem por objetivo despertar a importância da valorização
das relações entre a equipe de saúde, pacientes e familiares.
O programa
prevê encontros mensais entre líderes e equipes, em que são abordadas a
importância das funções exercidas e os tipos de lideranças necessários, além do
atendimento consultivo ao paciente, tudo para identificar a melhor forma de
lidar com as situações do dia a dia e para obter o melhor resultado no
atendimento dos pacientes.
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