O Dnit
informou que foi realizado um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e
Ambiental (EVTEA) no qual foram avaliadas duas alternativas de traçado para a
BR-010. A Alternativa 1, com 277,10 km, e a Alternativa 2, que atende
Cavalcante, com 272,32 km. O estudo, conforme o órgão, recomendou a Alternativa
1 porque, embora os dois traçados interceptem o território calunga, esta opção
é menos impactante.
No caso da
Alternativa 1 a BR-010 vai ocupar uma extensão de 35 km, com grande parte do
trecho já asfaltado. Na Alternativa 2 a interceptação é menor, mas em
contrapartida a intervenção seria maior porque o leito é natural e o terreno
virgem.
O Dnit
enfatiza que a opção pela Alternativa 1 também implica em menos intervenção em
Áreas de Preservação Permanente (APPs) porque os corpos hídricos identificados
são em menor quantidade do que na Alternativa 2.
Ainda na
Alternativa 1, conforme o Dnit, o relevo é mais favorável, o que vai exigir um
volume menor de terraplanagem. Outra vantagem apresentada pelo órgão é que a
extensão a implantar de novos trechos na Alternativa 1 é inferior em cerca de
25% à Alternativa 2.
Com a
conclusão do EVTEA, o Dnit já contratou a empresa responsável pelo
desenvolvimento dos projetos. “A previsão de conclusão dos mesmos é para o
segundo semestre do próximo ano”, informou o órgão federal.
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