Pular para o conteúdo principal

Base de Ronaldo Caiado elegeu 132 prefeitos em Goiás


A base do governador Ronaldo Caiado (DEM) elegeu 132 prefeitos nas eleições municipais deste ano, o que representa 54% das cidades goianas. O cálculo considera partidos que compuseram a coligação de Caiado em 2018 e se mantêm no grupo governista mais aqueles que aderiram oficialmente ao governo. A legenda do governador deu um salto em número de prefeitos de 10 em 2016 para 62 em 2020.

Depois da chegada do novo grupo político ao Palácio das Esmeraldas, o DEM já havia conseguido ampliar para 30 a quantidade de cidades comandadas pelo partido.

A segunda legenda com mais prefeitos é o PP, que subiu de 23 para 30, e fechou apoio ao governo este ano a partir do acordo em Anápolis para aliança em favor do prefeito Roberto Naves. Ele saiu à frente no primeiro turno e está disputando com o deputado estadual e ex-prefeito Antônio Gomide (PT).

Em 2016, quando o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) estava no comando do Estado no quarto mandato, o grupo político governista elegeu 156 prefeitos. O partido do então governador havia vencido em 75 cidades. No último dia 15, o PSDB viu desabar para 20 o número de prefeitos.

Maior partido de oposição ao governo, o MDB reduziu de 43 para 29 o número de municípios que passa a comandar a partir de 2021.

No conjunto das 20 maiores cidades, excluindo Goiânia e Anápolis, onde haverá segundo turno, a base governista fez 10 prefeitos e a oposição, 10. Rio Verde, a quarta maior em número de eleitores, será a principal a ser comandada pelo DEM, com a reeleição do prefeito Paulo do Vale. Luziânia, no Entorno do Distrito Federal e quinta maior, elegeu o deputado estadual Diego Sorgatto (DEM).

Nas eleições anteriores, de 2012 e 2016, a oposição alcançou 7 cidades nas 20 maiores no primeiro turno.

Votos

Considerando os votos obtidos nas eleições deste ano para prefeito, o MDB sai à frente, com 769.285 votos. Os resultados na capital, em que o ex-governador Maguito Vilela seguiu para o segundo turno com vantagem de mais de 11 pontos porcentuais, e em Aparecida de Goiânia, com o prefeito Gustavo Mendanha batendo recorde nacional de votação (95,81% dos votos válidos), colaboraram com a vantagem.

O DEM ficou em segundo lugar em número de votos, com 471.555, e o PSD e o PP próximos nas posições seguintes, com 298.784 e 288.008, respectivamente. O PSDB alcançou 184.030 votos. A menor votação foi para o PCO (87).

Depois do DEM, o Podemos foi o partido que mais ganhou prefeitos - passou de 2 nas eleições anteriores para 14. O PSC e o SD, assim como o PP, ganharam 7 cada um na comparação com 2016. O PT manteve a mesma quantidade, de apenas 3 prefeitos em Goiás.

Nove legendas perderam comandos de cidades, com a maior queda do PSDB (55 a menos) e do MDB (14 a menos). O PTB ficou com 11 prefeitos a menos e o PSD teve redução de 8.

Considerando a população dos municípios que cada partido vai governar no Estado, o DEM estará à frente de 17,98%. O MDB vem em seguida, com 15,33% e o Podemos, com 8,41%. O PP comandará 5,24% e o PSDB, 4,39%. As duas cidades que terão segundo turno, porém, (Goiânia e Anápolis) concentram 27,1% da população do Estado.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.