Pular para o conteúdo principal

Termina vazio sanitário do algodão no Nordeste Goiano e Entorno do DF


Estabelecimento do calendário de plantio, colheita e vazio sanitário objetiva prevenir e controlar o bicudo do algodoeiro, uma das pragas mais severas da cultura

Termina nesta quinta-feira (19/11) o vazio sanitário do algodão na Região 3 que abrange municípios do Nordeste goiano e Entorno do Distrito Federal). O vazio é o período no qual não pode haver plantas voluntárias (tiguera ou guaxa) germinadas espontaneamente após a colheita, bem como de rebrotas (soqueiras do algodoeiro) e ainda restos culturais. Esses cuidados fazem parte das medidas fitossanitárias para prevenção e controle do bicudo do algodoeiro, praga que causa elevados prejuízos aos cotonicultores e à economia do Estado.

Para estabelecimento do vazio sanitário do algodão o espaço territorial de Goiás foi dividido em quatro regiões, considerando as peculiaridades de cada uma delas. Na Região 1 (que abrange municípios do Sul e Sudeste do Estado), o vazio termina dia 25 deste mês. Já na Região 2 (municípios do Sudoeste goiano), o vazio será encerrado dia 30. A Região 4 (que abrange municípios do Oeste de Goiás, parte do Centro e Norte de Goiás), segue com o vazio sanitário até 20 de janeiro do próximo ano.

A medida está em conformidade com o Programa Nacional de Prevenção e Controle do Bicudo do Algodoeiro, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em Goiás, as regras estão preconizadas na Instrução Normativa nº 4/2019 da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), elaborada conjuntamente por todos os segmentos da cadeia produtiva do algodão, com base na atualização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Mapa).

Resultados positivos

O presidente da Agrodefesa, José Essado, afirma que o cumprimento do período de vazio sanitário tem apresentado resultados positivos em Goiás, com reflexos no aumento da produção, na melhoria dos índices de produtividade e na qualidade do algodão.

As ações de coordenação, monitoramento e fiscalização são desenvolvidas pela Gerência de Sanidade Vegetal, por meio da Coordenação do Programa Estadual de Prevenção e Controle de Pragas do Algodoeiro. A normativa nº 04/2019 é abrangente e alinha também aspectos relacionados à semeadura e tratos culturais.

O artigo terceiro da referida norma determina a obrigatoriedade do cadastramento eletrônico de cada nova semeadura do algodão no Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), até no máximo 30 dias após a semeadura.

Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás – 3201-3546

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.