Nos últimos
seis meses, o Hospital Regional de Formosa dobrou o número de atendimentos nas
unidades de emergência, passando de 2.765 em junho para 5.819 em novembro. Um
feito inédito para uma unidade hospitalar que até o início do ano não contava
nem mesmo com estrutura adequada e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Os pacientes
graves eram encaminhados a outros hospitais, muitas vezes precisando percorrer
centenas de quilômetros para um atendimento adequado. Com a decisão assertiva
do Governo de Goiás, em abril, de estadualizar a unidade de saúde e passar a
gestão, em junho, ao Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), o
HRF tornou-se referência em saúde pública em toda a região.
O governo,
por meio do IMED, investiu então na reforma e ampliação da infraestrutura do
hospital, na capacitação das equipes de saúde e na normatização de
procedimentos. Aparelhos de Raio-X e macas foram trocados e modernizados. O
hospital isolou áreas de atendimento dos pacientes com coronavírus e as equipes
de saúde passaram a receber cursos e palestras importantes para a qualidade e
desempenho.
“Acredito
que o impacto da gestão do IMED no Hospital Regional de Formosa representa uma
revolução no padrão de assistência ofertado a população”, aponta Vânia
Fernandes, diretora administrativa da unidade.
O HRF possui
agora 70 leitos, sendo 60 de enfermaria e 10 de Unidades de Terapia Intensiva.
Nos últimos seis meses (junho a novembro), o hospital recebeu 20.474 pacientes
no Pronto Socorro Geral e 5.892 no Pronto Socorro Covid-19, totalizando 26.366
pacientes atendidos de emergência. Segundo o Centro de Obstetrícia do HRF, entre
junho e novembro, foram realizados 534 partos na unidade.
Humanização
do atendimento
Não apenas a
parte estrutural foi reformulada. O HRF implantou a humanização no atendimento,
impactando diretamente na pesquisa de satisfação. Mais de 95% das pessoas que
responderam estavam satisfeitas com a qualidade do atendimento e a
infraestrutura do hospital.
O
reconhecimento da população é tão representativo que alunos da escola Americano
do Brasil, de Formosa, fizeram uma faixa em homenagem aos “heróis dessa pandemia”
para entregar pessoalmente aos profissionais de saúde. O projeto, idealizado em
sala de aula, faz parte da disciplina Projeto de vida lecionada pela professora
Rosana Ribeiro de Moura na instituição.
“Após termos
aulas sobre a importância da solidariedade, queríamos, em nome de todos da
escola, agradecer não só aos médicos e enfermeiros como também a todos que
trabalham no hospital, seja na portaria, limpeza ou cantina”, explica a
docente.
Nestes seis
meses, os pacientes isolados do HRF puderam acompanhar o Projeto “Amor
Cantado”, de Acolhimento Musical, e as parturientes tiveram atendimento
psicológico personalizado. As equipes de saúde também foram valorizadas, com o
projeto de capacitação contínua “Jeito IMED”, que mensalmente traz aos colaboradores
cursos, palestras e workshops.
O Hospital
Regional de Formosa envolveu-se também em campanhas de conscientização nacional
como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, incentivando também a prática
esportiva de seus colaboradores por meio do “IMED Run”, projeto de corrida
virtual inédita e solidária que reverteu os quilômetros percorridos pelos
participantes em cestas de Natal que serão destinadas às pessoas em situação de
vulnerabilidade.
“Quando se
tem um trabalho em equipe, uma meta e o desejo de querer ajudar o próximo com
um serviço de qualidade, não tem como o resultado ser diferente do positivo”,
aponta Vânia. “Ainda não alcançamos o ideal, mas o que nos move e nos alegra
hoje é poder ofertar uma saúde melhor para os Formosenses dia após dia.”
Sobre o
HRF
O Hospital
Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início
em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da
Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento –
IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à
população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.
As obras
estão em andamento e durante o processo de regionalização a população
continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica,
ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital
com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de
atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte:
Secretaria de Saúde de Goiás
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