Pular para o conteúdo principal

Hospital Regional de Formosa-GO dobra número de atendimentos em seis meses


Nos últimos seis meses, o Hospital Regional de Formosa dobrou o número de atendimentos nas unidades de emergência, passando de 2.765 em junho para 5.819 em novembro. Um feito inédito para uma unidade hospitalar que até o início do ano não contava nem mesmo com estrutura adequada e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os pacientes graves eram encaminhados a outros hospitais, muitas vezes precisando percorrer centenas de quilômetros para um atendimento adequado. Com a decisão assertiva do Governo de Goiás, em abril, de estadualizar a unidade de saúde e passar a gestão, em junho, ao Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), o HRF tornou-se referência em saúde pública em toda a região.

O governo, por meio do IMED, investiu então na reforma e ampliação da infraestrutura do hospital, na capacitação das equipes de saúde e na normatização de procedimentos. Aparelhos de Raio-X e macas foram trocados e modernizados. O hospital isolou áreas de atendimento dos pacientes com coronavírus e as equipes de saúde passaram a receber cursos e palestras importantes para a qualidade e desempenho.

“Acredito que o impacto da gestão do IMED no Hospital Regional de Formosa representa uma revolução no padrão de assistência ofertado a população”, aponta Vânia Fernandes, diretora administrativa da unidade.

O HRF possui agora 70 leitos, sendo 60 de enfermaria e 10 de Unidades de Terapia Intensiva. Nos últimos seis meses (junho a novembro), o hospital recebeu 20.474 pacientes no Pronto Socorro Geral e 5.892 no Pronto Socorro Covid-19, totalizando 26.366 pacientes atendidos de emergência. Segundo o Centro de Obstetrícia do HRF, entre junho e novembro, foram realizados 534 partos na unidade.

Humanização do atendimento

Não apenas a parte estrutural foi reformulada. O HRF implantou a humanização no atendimento, impactando diretamente na pesquisa de satisfação. Mais de 95% das pessoas que responderam estavam satisfeitas com a qualidade do atendimento e a infraestrutura do hospital.

O reconhecimento da população é tão representativo que alunos da escola Americano do Brasil, de Formosa, fizeram uma faixa em homenagem aos “heróis dessa pandemia” para entregar pessoalmente aos profissionais de saúde. O projeto, idealizado em sala de aula, faz parte da disciplina Projeto de vida lecionada pela professora Rosana Ribeiro de Moura na instituição.

“Após termos aulas sobre a importância da solidariedade, queríamos, em nome de todos da escola, agradecer não só aos médicos e enfermeiros como também a todos que trabalham no hospital, seja na portaria, limpeza ou cantina”, explica a docente.

Nestes seis meses, os pacientes isolados do HRF puderam acompanhar o Projeto “Amor Cantado”, de Acolhimento Musical, e as parturientes tiveram atendimento psicológico personalizado. As equipes de saúde também foram valorizadas, com o projeto de capacitação contínua “Jeito IMED”, que mensalmente traz aos colaboradores cursos, palestras e workshops.

O Hospital Regional de Formosa envolveu-se também em campanhas de conscientização nacional como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, incentivando também a prática esportiva de seus colaboradores por meio do “IMED Run”, projeto de corrida virtual inédita e solidária que reverteu os quilômetros percorridos pelos participantes em cestas de Natal que serão destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Quando se tem um trabalho em equipe, uma meta e o desejo de querer ajudar o próximo com um serviço de qualidade, não tem como o resultado ser diferente do positivo”, aponta Vânia. “Ainda não alcançamos o ideal, mas o que nos move e nos alegra hoje é poder ofertar uma saúde melhor para os Formosenses dia após dia.”

Sobre o HRF

O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Secretaria de Saúde de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.