Pular para o conteúdo principal

Hospital Regional de Formosa-GO dobra número de atendimentos em seis meses


Nos últimos seis meses, o Hospital Regional de Formosa dobrou o número de atendimentos nas unidades de emergência, passando de 2.765 em junho para 5.819 em novembro. Um feito inédito para uma unidade hospitalar que até o início do ano não contava nem mesmo com estrutura adequada e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Os pacientes graves eram encaminhados a outros hospitais, muitas vezes precisando percorrer centenas de quilômetros para um atendimento adequado. Com a decisão assertiva do Governo de Goiás, em abril, de estadualizar a unidade de saúde e passar a gestão, em junho, ao Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), o HRF tornou-se referência em saúde pública em toda a região.

O governo, por meio do IMED, investiu então na reforma e ampliação da infraestrutura do hospital, na capacitação das equipes de saúde e na normatização de procedimentos. Aparelhos de Raio-X e macas foram trocados e modernizados. O hospital isolou áreas de atendimento dos pacientes com coronavírus e as equipes de saúde passaram a receber cursos e palestras importantes para a qualidade e desempenho.

“Acredito que o impacto da gestão do IMED no Hospital Regional de Formosa representa uma revolução no padrão de assistência ofertado a população”, aponta Vânia Fernandes, diretora administrativa da unidade.

O HRF possui agora 70 leitos, sendo 60 de enfermaria e 10 de Unidades de Terapia Intensiva. Nos últimos seis meses (junho a novembro), o hospital recebeu 20.474 pacientes no Pronto Socorro Geral e 5.892 no Pronto Socorro Covid-19, totalizando 26.366 pacientes atendidos de emergência. Segundo o Centro de Obstetrícia do HRF, entre junho e novembro, foram realizados 534 partos na unidade.

Humanização do atendimento

Não apenas a parte estrutural foi reformulada. O HRF implantou a humanização no atendimento, impactando diretamente na pesquisa de satisfação. Mais de 95% das pessoas que responderam estavam satisfeitas com a qualidade do atendimento e a infraestrutura do hospital.

O reconhecimento da população é tão representativo que alunos da escola Americano do Brasil, de Formosa, fizeram uma faixa em homenagem aos “heróis dessa pandemia” para entregar pessoalmente aos profissionais de saúde. O projeto, idealizado em sala de aula, faz parte da disciplina Projeto de vida lecionada pela professora Rosana Ribeiro de Moura na instituição.

“Após termos aulas sobre a importância da solidariedade, queríamos, em nome de todos da escola, agradecer não só aos médicos e enfermeiros como também a todos que trabalham no hospital, seja na portaria, limpeza ou cantina”, explica a docente.

Nestes seis meses, os pacientes isolados do HRF puderam acompanhar o Projeto “Amor Cantado”, de Acolhimento Musical, e as parturientes tiveram atendimento psicológico personalizado. As equipes de saúde também foram valorizadas, com o projeto de capacitação contínua “Jeito IMED”, que mensalmente traz aos colaboradores cursos, palestras e workshops.

O Hospital Regional de Formosa envolveu-se também em campanhas de conscientização nacional como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, incentivando também a prática esportiva de seus colaboradores por meio do “IMED Run”, projeto de corrida virtual inédita e solidária que reverteu os quilômetros percorridos pelos participantes em cestas de Natal que serão destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade.

“Quando se tem um trabalho em equipe, uma meta e o desejo de querer ajudar o próximo com um serviço de qualidade, não tem como o resultado ser diferente do positivo”, aponta Vânia. “Ainda não alcançamos o ideal, mas o que nos move e nos alegra hoje é poder ofertar uma saúde melhor para os Formosenses dia após dia.”

Sobre o HRF

O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Secretaria de Saúde de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.