Pular para o conteúdo principal

Raríssimo e ameaçado, cachorro-vinagre é visto pela primeira vez em reserva de Cavalcante-GO


Raro, ameaçado e portador de hábitos ainda pouco conhecidos, o cachorro-vinagre (Speothos venaticus) passa a incorporar a lista de animais que habitam a Reserva Natural Serra do Tombador, localizada em Cavalcante, no interior de Goiás.

A descoberta se deu após a análise das câmeras trap como parte do programa de monitoramento de mamíferos de médio e grande porte da Reserva Privada de Patrimônio Natural (RPPN) mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

O flagrante havia sido obtido no final de agosto pelas lentes das armadilhas fotográficas, mas só veio à tona agora com a verificação do material feita pelos pesquisadores. “A princípio, achamos que fosse uma irara, mas quando analisamos melhor a imagem vimos que se tratava de um cachorro-vinagre. A reação foi de espanto seguido de grande emoção, pois esse registro nunca havia sido feito na reserva”, afirma o administrador da Reserva Natural Serra do Tombador, André Zecchin.

Cachorro-vinagre é “primo” de lobos-guarás na família dos canídeos, que inclui também cachorros-do-mato e raposas-do-campo. Entre os parentes, é considerada uma das espécies mais raras do Brasil e está ameaçada de extinção.

Segundo dados do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (ICMBio), a população dessa espécie no Cerrado tem uma probabilidade de 100% de estar extinta em 100 anos. As principais ameaças a esses canídeos são o desmatamento, os atropelamentos, a caça de suas presas (como a paca) e a infecção por doenças como raiva e sarna, transmitidas por animais domésticos.

A dificuldade de contato com ele resulta em grandes lacunas no conhecimento de sua distribuição geográfica e de seus hábitos. Dessa forma, encontrar o animal na Reserva Natural Serra do Tombador é o princípio de algumas descobertas. “A existência do cachorro-vinagre pode ser entendida como um indicador de qualidade de habitat da nossa Reserva. Mostra como o ambiente fornece todas as condições necessárias para existência dessa e de outras espécies”, define Zecchin.

Segundo o biólogo e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), Roberto Fusco, é muito provável que a área onde o canídeo foi encontrado represente apenas uma parte do espaço habitado pelo animal, já que ele pode ocupar uma área maior do que 700 km². “Dentro da área de vida da espécie, um grupo de cachorro-vinagre pode visitar um local por um ou dois meses e reutilizá-lo depois de um ano. Essas condições dificultam a observação da espécie na natureza”, comenta.

Mesmo assim, o flagrante é animador para que novos cachorros-vinagre sejam detectados em Cavalcante, já que esses animais costumam viver em matilhas de dois a dez indivíduos. Para que isso ocorra, o trabalho na área deve permanecer atento e constante. “A Reserva pode oferecer abrigo e alimento, mas o cachorro-vinagre precisa de uma área muito maior para sobreviver... daí a importância de manter áreas preservadas e corredores ecológicos além do limite das Unidades de Conservação”, explica Fusco.

Cachorros-vinagre em 2020

Embora seja tão raro e difícil de ser avistado, esse canídeo presentou biólogos e observadores de natureza em 2020 com a aparição em diversas áreas do Brasil. Logo no mês de julho um monitoramento de fauna no Parque Estadual do Turvo (RS) colocou o biólogo e guarda-parque Anderson Cristiano Hendgen e o estagiário, Ademir Fick, diante do animal.

Já em outubro foi a vez da bióloga Beatriz Beisiegel divulgar o primeiro registro da espécie feito em 2020 no estado de São Paulo. O flagrante do cachorro-vinagre foi obtido no Parque Estadual Carlos Botelho (SP) através de fotos e vídeos curtos de câmeras trap.

Seria o isolamento pela pandemia, o aumento no número de câmeras ou o crescimento da população dos canídeos as explicações para o aumento de aparições desse animal? O biólogo Roberto Fusco sinaliza outra justificativa: “um registro do cachorro-vinagre geralmente pode ser atribuído ao acaso. Mesmo com um esforço muito grande de armadilhas fotográficas, a gente pode obter um ou dois flagrantes, sendo difícil prever quando será registrado novamente”.

Fonte: G1



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.