Pular para o conteúdo principal

Raríssimo e ameaçado, cachorro-vinagre é visto pela primeira vez em reserva de Cavalcante-GO


Raro, ameaçado e portador de hábitos ainda pouco conhecidos, o cachorro-vinagre (Speothos venaticus) passa a incorporar a lista de animais que habitam a Reserva Natural Serra do Tombador, localizada em Cavalcante, no interior de Goiás.

A descoberta se deu após a análise das câmeras trap como parte do programa de monitoramento de mamíferos de médio e grande porte da Reserva Privada de Patrimônio Natural (RPPN) mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

O flagrante havia sido obtido no final de agosto pelas lentes das armadilhas fotográficas, mas só veio à tona agora com a verificação do material feita pelos pesquisadores. “A princípio, achamos que fosse uma irara, mas quando analisamos melhor a imagem vimos que se tratava de um cachorro-vinagre. A reação foi de espanto seguido de grande emoção, pois esse registro nunca havia sido feito na reserva”, afirma o administrador da Reserva Natural Serra do Tombador, André Zecchin.

Cachorro-vinagre é “primo” de lobos-guarás na família dos canídeos, que inclui também cachorros-do-mato e raposas-do-campo. Entre os parentes, é considerada uma das espécies mais raras do Brasil e está ameaçada de extinção.

Segundo dados do Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (ICMBio), a população dessa espécie no Cerrado tem uma probabilidade de 100% de estar extinta em 100 anos. As principais ameaças a esses canídeos são o desmatamento, os atropelamentos, a caça de suas presas (como a paca) e a infecção por doenças como raiva e sarna, transmitidas por animais domésticos.

A dificuldade de contato com ele resulta em grandes lacunas no conhecimento de sua distribuição geográfica e de seus hábitos. Dessa forma, encontrar o animal na Reserva Natural Serra do Tombador é o princípio de algumas descobertas. “A existência do cachorro-vinagre pode ser entendida como um indicador de qualidade de habitat da nossa Reserva. Mostra como o ambiente fornece todas as condições necessárias para existência dessa e de outras espécies”, define Zecchin.

Segundo o biólogo e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN), Roberto Fusco, é muito provável que a área onde o canídeo foi encontrado represente apenas uma parte do espaço habitado pelo animal, já que ele pode ocupar uma área maior do que 700 km². “Dentro da área de vida da espécie, um grupo de cachorro-vinagre pode visitar um local por um ou dois meses e reutilizá-lo depois de um ano. Essas condições dificultam a observação da espécie na natureza”, comenta.

Mesmo assim, o flagrante é animador para que novos cachorros-vinagre sejam detectados em Cavalcante, já que esses animais costumam viver em matilhas de dois a dez indivíduos. Para que isso ocorra, o trabalho na área deve permanecer atento e constante. “A Reserva pode oferecer abrigo e alimento, mas o cachorro-vinagre precisa de uma área muito maior para sobreviver... daí a importância de manter áreas preservadas e corredores ecológicos além do limite das Unidades de Conservação”, explica Fusco.

Cachorros-vinagre em 2020

Embora seja tão raro e difícil de ser avistado, esse canídeo presentou biólogos e observadores de natureza em 2020 com a aparição em diversas áreas do Brasil. Logo no mês de julho um monitoramento de fauna no Parque Estadual do Turvo (RS) colocou o biólogo e guarda-parque Anderson Cristiano Hendgen e o estagiário, Ademir Fick, diante do animal.

Já em outubro foi a vez da bióloga Beatriz Beisiegel divulgar o primeiro registro da espécie feito em 2020 no estado de São Paulo. O flagrante do cachorro-vinagre foi obtido no Parque Estadual Carlos Botelho (SP) através de fotos e vídeos curtos de câmeras trap.

Seria o isolamento pela pandemia, o aumento no número de câmeras ou o crescimento da população dos canídeos as explicações para o aumento de aparições desse animal? O biólogo Roberto Fusco sinaliza outra justificativa: “um registro do cachorro-vinagre geralmente pode ser atribuído ao acaso. Mesmo com um esforço muito grande de armadilhas fotográficas, a gente pode obter um ou dois flagrantes, sendo difícil prever quando será registrado novamente”.

Fonte: G1



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.