Pular para o conteúdo principal

Umidade do ar está abaixo dos índices esperados para época em Goiás



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade com grau “perigo” para 271 municípios dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e o Distrito Federal. O comunicado chamava a atenção para a possibilidade da umidade relativa do ar variar entre 20% e 12%. Embora o tempo seco nesta época do ano seja algo normal, os índices apurados nos últimos dias são inferiores aos de anos anteriores.

Para a chefe do Inmet em Goiás, Elizabete Alves Ferreira, estes índices são anormais. “O comum seria a umidade mínima estar variando entre 20% e 25%, mas os números estão abaixo do previsto”. Em Goiânia, o último registro feito pelo instituto, apurado nesta quinta-feira, foi de 16%. Ainda nesta semana a capital teve o registro de baixa umidade na segunda-feira e na terça-feira. Nestes dias o índice mínimo foi de 10%. A previsão para Goiânia esta sexta-feira (14) é que a umidade varie entre 20% e 70% (leia mais abaixo).

No interior de Goiás também houve registro de umidade baixa. O menor índice do mês ocorreu no dia 9 de setembro, quando Aragarças, Caiapônia, Iporá, Itumbiara e Mineiros tiveram umidade mínima de 9%.

Mas estes registros de umidade relativa do ar não foram os menores do ano em Goiás. No dia 12 de agosto, Cristalina teve o menor índice do Estado: 6%, nesta data, Goiânia chegou à 7%.

Segundo a chefe do instituto, Elizabete Alves Ferreira, durante o período de estiagem é comum o tempo seco. No entanto, há uma massa de ar seco na Região Centro-Oeste, o que faz com que a situação este ano seja mais crítica, inclusive, com temperaturas mais elevadas.

Segundo o Inmet, a umidade baixa faz com que haja risco de incêndios florestais e à saúde, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. As recomendações para este período de tempo seco é: beber bastante líquido; não fazer atividades físicas ao ar livre nos período de maior incidência solar; evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; usar hidratante na pele e umidificar o ambiente.

Temperaturas altas

A chefe do instituto, Elizabete Alves Ferreira afirma que mesmo no início da manhã, as temperaturas já estão altas na capital, geralmente próximo dos 20°C. A variação prevista para esta quinta-feira, era entre 16°C e 35°C, o que caracteriza a chamada amplitude térmica, ou seja, uma grande variação de temperatura. Neste caso, de 19°C, com a máxima superior ao dobro da mínima. No último registro feito pelas estações do Inmet em Goiânia, a temperatura foi de 36,4°C.

A mínima prevista para Goiânia nesta madrugada era de 19°C e a expectativa é que a máxima chegue a 34°C.

As temperaturas mais elevadas do ano foram registradas na última terça-feira. Na capital, os termômetros marcaram 38°C e no interior, o recorde foi apurado no município de Aragarças, Noroeste do Estado: 39,8°C. O município, inclusive, detém o recorde estadual. A maior temperatura registrada em Goiás foi de 42,4°C, no dia 14 de outubro de 2000, segundo o Inmet.

O município, segundo Elizabete Alves, é bastante quente e tem recorrentes registros de temperaturas altas. O motivo, segundo ela, é que Aragarças está em uma região mais baixa.

Previsão é de chuva para o final de semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuviscos em várias regiões de Goiás para os próximos dias. Segundo a chefe do Inmet no Estado, Elizabete Alves Ferreira, o tempo já está nublado em alguns pontos. Ainda há a possibilidade de que esta condição se assevere ainda mais no final de semana. “A tendência é que chova moderadamente”, explica. “Para o final de semana há a previsão de chuvas isoladas em todo o Estado”, explica.

A meteorologia já previa chuva para esta quinta-feira. A chefe do Inmet em Goiás explicou que a presença de nuvens é um sinal de que poderiam ser registrados os chuviscos.

Esta previsão foi confirmada diante dos relatos de moradores que comemoraram a chegada da chuva na Região Sul de Goiás, em Vicentinópolis e Morrinhos.

A precipitação foi, inclusive, comemorada em publicações nas redes sociais.

Agnaldo Antonio de Almeida, de 51 anos, frentista de um posto de combustível no Centro de Morrinhos, relata que a chuva começou por volta das 19h30. Segundo Agnaldo, a precipitação durou apenas 20 minutos. “Durante a chuva, relampejou, mas parou rápido”, relata. Ele diz que “deu uma chuvinha fina, e o asfalto até já secou”. Ele acrescenta que, após a chuva, o tempo continuava fechado. “Ainda não dá para ver as estrelas no céu”, disse.

Antes das precipitações nos municípios do Sul do Estado, o último registro de chuva verificado pelo Inmet em Goiás foi no dia 7 de setembro, em Posse. No dia caiu uma chuva considerada fraca, o equivalente a 3,4 milímetros. Em Goiânia não chove desde o dia 26 de agosto. Nesta data caiu uma chuva de 13,4 milímetros.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.