Pular para o conteúdo principal

Operação da PF mira desvios de recursos nas obras da Ferrovia Norte-Sul, mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Formosa/GO e outras 3 cidades



A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26/9), um desdobramento das investigações da Operação Lava-Jato e busca provas de corrupção nas obras da Ferrovia Norte-Sul. Cerca de 150 policiais e peritos criminais federais cumprem 35 mandados de busca e apreensão em Brasília, Goiânia (GO), Formosa (GO) e Mineiros (GO). O Núcleo de Combate à Corrupção do Ministério Público Federal (MPF) em Goiás quer saber o destino de aproximadamente R$7,5 milhões.

Segundo MPF em Goiás, o objetivo é colher provas da prática de crimes de lavagem de dinheiro proveniente do esquema de corrupção montado na Valec, comandado pelo então ex-presidente José Francisco das Neves e pelo grupo político capitaneado por Valdemar da Costa Neto (PR-SP).

A operação decorre de acordos de leniência e colaboração premiada firmados pelo MPF com executivos e empreiteiras contratadas para a execução das obras da Ferrovia Norte-Sul, dentre elas a Camargo Corrêa, a Andrade Gutierrez e a Odebrecht. "Segundo a colaboração, um dos meios utilizados para o pagamento da propina foi a contratação do escritório Heli Dourado Advogados Associados, sem que houvesse a efetiva contraprestação dos serviços jurídicos", diz a nota do MPF.

Segundo a PF, as investigações começaram em 2012 e são desdobramentos das Operações Trem Pagador, O Recebedor, Tabela Periódica e De Volta aos Trilhos. "Nessas fases já deflagradas, ficou constatada a prática dos crimes de corrupção, desvios de recursos públicos, fraudes a licitações, dentre outros, havendo apontamento de valores desviados, em razão de sobrepreço ou superfaturamento nas obras, que atualizados chegam ao valor de meio bilhão de reais", informou em nota.

De acordo com as investigações após análise das declarações do imposto de renda do escritório, os rendimentos declarados pela empresa Heli Dourado Advogados Associados nos anos de 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012 são provenientes apenas das empreiteiras investigadas. Em depoimento, o advogado Heli Dourado não conseguiu explicar os serviços jurídicos que teria prestado.

Os alvos da ação são pessoas físicas e jurídicas que mais receberam recursos provenientes das contas do escritório Heli Dourado Advogados Associados no período em que lhe foram creditados os valores provenientes das empreiteiras, sem que tais pagamentos tivessem sido declarados à Receita Federal.

A operação também mira a Fazenda Maltizaria, situada em Formosa (GO), adquirida por Heli Dourado. Segundo o MPF, o local foi adquirido com recursos oriundos das empreiteiras investigadas, através de contrato de gaveta, sem que a operação fosse levada ao registro imobiliário, mantendo-se assim oculta a sua verdadeira propriedade. Um animal também foi sequestrado.

De acordo com a PF, Heli Dourado será indiciado pelo crime de lavagem de dinheiro, cuja pena pode chegar a 10 anos de reclusão. O nome da operação se deu em razão das obras de construção de trilhos da ferrovia Norte-Sul e por se tratar da quinta fase das investigações.

A reportagem tentou contato com o escritório Heli Dourado Advogados Associados, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

Fonte: MPF/GO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.