Pular para o conteúdo principal

Morrer perdeu importância



Por Marcos Cipriano,

O que esperar de um povo que não se comove, que se torna totalmente indiferente, com uma montanha diária de 1.200 mortes? Uma sociedade que perdeu a capacidade para olhar para as camadas mais humildes da população, as minorias, com sentimento de solidariedade, empatia, e, acima de tudo, fraternidade.

Todos os dias estamos perdendo quase dez Boeings 737-200 de brasileiros, numa carnificina sem precedentes em nossa história.

A pergunta é: quando vamos nos indignar? Pelo jeito, nunca. Já se passaram cem dias de uma pandemia que, acima de tudo, evidenciou a falência no projeto de se construir uma nação justa, solidária, equilibrada, ambientalmente sustentável e fraterna.

Assim que este artigo for publicado, vão aparecer dondocas, conservadores de plantão, negacionistas, a dizer que isso é coisa de comunista, de esquerdista, de pessimista, derrotista e tudo quanto é ista.

No momento em que paro para refletir sobre o mundo que estamos construindo, muitas vidas foram ceifadas pela Covid-19 e vão ser apenas para a estatística da nossa indiferença.

Perdemos a capacidade de valorizar a vida. Estamos muito mais dispostos a falar asneiras, do que ouvir verdades. Enquanto isso, religiosamente, nos restou apenas o direito de contar friamente nossos mortos.

Muitos deles eram corpos insepultos, porque tinham morrido muito antes da chegada da peste, morrido para o estado, morrido para os poderosos, morrido para o vizinho.

Como diria Carlos Drummond de Andrade, “Eta vida besta, meu Deus!”

Marcos Cipriano é jornalista e advogado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.