Pular para o conteúdo principal

MP recomenda à Câmara de Formosa-GO que revogue concessão de funções gratificadas a comissionados



O Ministério Público de Goiás (MP-GO) expediu nesta quarta-feira (22/7) recomendação ao presidente da Câmara Municipal de Formosa, Clayton Dantas Dias, para que revogue todos os decretos legislativos que concedem gratificações (por funções comissionadas) a servidores ocupantes de cargos em comissão, com a consequente cessação do pagamento desses benefícios.

No documento, a promotora Andrea Beatriz Rodrigues de Barcelos orientou ainda o chefe do Legislativo municipal a se abster de conceder esse tipo de gratificação (por funções comissionadas) a ocupantes de cargos em comissão, até que sejam realizadas as alterações legislativas que façam cessar a inconstitucionalidade dessa concessão, que é prevista em lei municipal (Lei Municipal nº 468/2011).

A integrante do MP-GO também recomendou que o presidente da Câmara comprove a nomeação de servidores efetivos para ocuparem cargos em comissão, nos termos do artigo 37, V, da Constituição Federal, observando que a lei municipal deve prever os casos, condições e porcentuais mínimos dos cargos em comissão a serem preenchidos por servidores de carreira.

Outra orientação feita pela promotora é que seja dada ampla publicidade à recomendação, com sua divulgação em veículo de comunicação local (rádio, jornal, internet) e no site da Câmara, para que todas as autoridades municipais fiquem cientes de que a não observância do que foi recomendado “importará na caracterização do dolo e responsabilização do gestor por ato de improbidade administrativa”.

Foi dado prazo de 15 dias para que seja encaminhada ao MP resposta escrita sobre as providências adotadas visando ao cumprimento da recomendação.

Inconstitucionalidade

Andrea Barcelos ressaltou na recomendação que o documento foi expedido após a constatação da inconstitucionalidade da concessão de gratificações (por funções comissionadas) a servidores ocupantes de cargos em comissão. Conforme ponderou, as funções de confiança devem ser exercidas exclusivamente por servidores efetivos, nos termos do artigo 37, V, da Constituição Federal. Assim, a concessão dessas “gratificações” a servidores comissionados viola os princípios da administração pública da legalidade, da impessoalidade e da eficiência.

De acordo com a promotora, foi verificado o recebimento, em duplicidade, da parcela de gratificação por função comissionada pelos seguintes cargos em comissão: chefe de gabinete, assessora da presidência, assessor de imprensa, chefe do controle interno, chefe de compras, chefe de ouvidoria, chefe dos recursos humanos, motorista e procurador jurídico. Essa duplicidade, observou, está configurada pelo fato de o cargo em comissão e a função comissionada destinarem-se à mesma finalidade, que é o exercício de atribuições de chefia, direção e assessoramento.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.