Pular para o conteúdo principal

MP recomenda à Câmara de Formosa-GO que revogue concessão de funções gratificadas a comissionados



O Ministério Público de Goiás (MP-GO) expediu nesta quarta-feira (22/7) recomendação ao presidente da Câmara Municipal de Formosa, Clayton Dantas Dias, para que revogue todos os decretos legislativos que concedem gratificações (por funções comissionadas) a servidores ocupantes de cargos em comissão, com a consequente cessação do pagamento desses benefícios.

No documento, a promotora Andrea Beatriz Rodrigues de Barcelos orientou ainda o chefe do Legislativo municipal a se abster de conceder esse tipo de gratificação (por funções comissionadas) a ocupantes de cargos em comissão, até que sejam realizadas as alterações legislativas que façam cessar a inconstitucionalidade dessa concessão, que é prevista em lei municipal (Lei Municipal nº 468/2011).

A integrante do MP-GO também recomendou que o presidente da Câmara comprove a nomeação de servidores efetivos para ocuparem cargos em comissão, nos termos do artigo 37, V, da Constituição Federal, observando que a lei municipal deve prever os casos, condições e porcentuais mínimos dos cargos em comissão a serem preenchidos por servidores de carreira.

Outra orientação feita pela promotora é que seja dada ampla publicidade à recomendação, com sua divulgação em veículo de comunicação local (rádio, jornal, internet) e no site da Câmara, para que todas as autoridades municipais fiquem cientes de que a não observância do que foi recomendado “importará na caracterização do dolo e responsabilização do gestor por ato de improbidade administrativa”.

Foi dado prazo de 15 dias para que seja encaminhada ao MP resposta escrita sobre as providências adotadas visando ao cumprimento da recomendação.

Inconstitucionalidade

Andrea Barcelos ressaltou na recomendação que o documento foi expedido após a constatação da inconstitucionalidade da concessão de gratificações (por funções comissionadas) a servidores ocupantes de cargos em comissão. Conforme ponderou, as funções de confiança devem ser exercidas exclusivamente por servidores efetivos, nos termos do artigo 37, V, da Constituição Federal. Assim, a concessão dessas “gratificações” a servidores comissionados viola os princípios da administração pública da legalidade, da impessoalidade e da eficiência.

De acordo com a promotora, foi verificado o recebimento, em duplicidade, da parcela de gratificação por função comissionada pelos seguintes cargos em comissão: chefe de gabinete, assessora da presidência, assessor de imprensa, chefe do controle interno, chefe de compras, chefe de ouvidoria, chefe dos recursos humanos, motorista e procurador jurídico. Essa duplicidade, observou, está configurada pelo fato de o cargo em comissão e a função comissionada destinarem-se à mesma finalidade, que é o exercício de atribuições de chefia, direção e assessoramento.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.