Pular para o conteúdo principal

Rede Itego amplia projeto Horta Comunitária e passa a atender escolas municipais em Santo Antônio do Descoberto-GO




A produção e doação de hortaliças já beneficiaram mais de 80 famílias da região e agora atenderá também alunos e familiares de duas escolas municipais

A transformação dos espaços ociosos em hortas sustentáveis é uma prática que vem ganhando força em tempos de pandemia do novo coronavírus. O projeto da Rede Itego, por meio do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira, em Santo Antônio do Descoberto, ajuda o cidadão a produzir seu próprio alimento, diminuindo a disseminação da doença. Também  ajuda na preservação do meio ambiente e ainda promove a segurança alimentar das famílias em vulnerabilidade social, com a doação das hortaliças.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Educação do município se uniu à Rede Itego para levar o projeto a duas escolas municipais de Ensino Fundamental: Prudente de Morais e Maria Lourdes De Faustino. Lá, são atendidos aproximadamente 1.500 alunos, que durante a pandemia serão beneficiados com as hortaliças plantadas e cultivadas nos espaços das instituições e, após esse período, terão os alimentos como implemento nas refeições das unidades escolares.

O diretor do Itego, Leandro Nery, explica que a instituição fornece a muda, ensina o manejo e o plantio e auxilia nas formas de trabalhar o alimento. “Levamos não só às unidades escolares, mas à toda população o conhecimento sobre a Horta Comunitária, como desenvolver o projeto em casa e trabalhamos a solidariedade, um item essencial para o tempo que estamos vivendo”, avalia.

Desde o início do projeto, em abril deste ano, mais de 4 mil mudas foram doadas à população para a construção de sua própria horta e 3 instituições (2 lares de crianças e 1 lar de idosos) foram atendidas com produtos frescos que fizeram a diferença neste momento difícil que toda a sociedade vive.

A iniciativa priorizou a plantação de hortaliças, vegetais e legumes que poderiam ser colhidos em até 30 dias após o plantio. De acordo com Nery, a escolha dos cultivados se deu com o pensamento de que quanto mais rápida a produção mais rápido a Rede Itego conseguiria ajudar quem precisasse. “O isolamento social deixou muitas famílias em situação precária e essa ação vem ao encontro das medidas tomadas pelo governo estadual que visam ajudar o povo goiano e amenizar os impactos causados pelo vírus na sociedade.

Cerca de 89 famílias já foram beneficiadas com as hortaliças doadas pelo Itego em Santo Antônio do Descoberto. “Nossa ação tem tido um resultado positivo e prova disso é a sua ampliação para atender as escolas municipais. Acredito que juntos podemos mudar essa situação triste que nos afeta. Enfrentar este momento com saúde é sem sombra de dúvidas algo muito importante. Vamos continuar trabalhando para somar na vida de todo cidadão”, finalizou o diretor.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.