Pular para o conteúdo principal

Baixa umidade e ventos fortes aumentam alerta de queimadas em Goiás. Focos de incêndios foram registrados em Alto Paraiso e São Domingos-GO



De acordo com o Boletim Queimadas nº 07, foi registrado um aumento de 78% nos focos de incêndio em vegetação, em relação ao levantamento da semana anterior, passando de 74 para 132. A Região Sudoeste tem a situação mais crítica, tendo ultrapassado o acumulado de julho de 2019 em apenas 20 dias deste mês.

Ao todo, foram 78 queimadas entre os dias 1º e 19 de julho, contra 71 nos 31 dias de julho do ano passado. Somente na semana entre 13 e 19 de julho, foram 29 focos. Os dados constam do relatório produzido pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), divulgado semanalmente pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Segundo André Amorim, gerente do Cimehgo, Goiás entra, a partir de agora, em um período de atenção redobrada. “Entramos em uma fase mais delicada, com baixa umidade relativa do ar, maior velocidade média dos ventos e vegetação bastante seca, cenário típico do Cerrado, que são fatores que dificultam o combate às queimadas”, afirma.

De acordo com o tenente Thyago Rodrigues Oliveira, do Corpo de Bombeiros (CBM-GO), em entrevista à Sagres nesta semana, a região sudoeste de Goiás tem sido a mais atingida pelas queimadas em 2020. Segundo o Boletim nº 07, a APA do Pouso Alto voltou a ter ocorrências, com nove focos, seis deles em Alto Paraíso.

As informações levam em consideração dados obtidos por meio do satélite de referência agua (M-T), instrumento em que os focos de calor detectados são utilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) como referência de dados oficiais. Os focos de queimadas em áreas urbanas são detectados pelo satélite NPP-375.

A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Brigada Aliança da Terra realizaram aceiros preventivos com uso de fogo na APA de Pouso Alto, em faixa de domínio na GO 239, no município de Colinas do Sul.

Essa área foi apontada como de alto risco de incêndios. Dentro do universo das unidades de conservação ambiental, existiram registros de incêndios nos parques estaduais de Terra Ronca, município de São Domingos, região nordeste do Estado de Goiás, e Telma Ortegal, em Abadia de Goiás.

Para denunciar queimadas, desmatamentos, maus-tratos e comércio de animais silvestres, corrupção de servidor público e outros crimes ambientais, basta entrar em contato pela Central de Atendimento 0800 646 2112. A ligação é gratuita.

Fonte: Semad

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.