Pular para o conteúdo principal

Novo decreto estadual libera bares, academias e eventos esportivos em Goiás; veja regras




O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), assinou nesta segunda-feira (13) um novo decreto que libera o funcionamento de alguns setores não essenciais no estado, como bares, restaurantes, comércio em geral e eventos esportivos, respeitando normas sanitárias.

O decreto, que já foi publicado no Diário Oficial, começa a vigorar na terça-feira (14). Também nesta manhã, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), publicou novo decreto municipal seguindo as diretrizes e normas estaduais.

A flexibilização ocorre após ser cumprida a regra anterior, que proibiu essas atividades nos últimos 14 dias, conforme decreto publicado no dia 30 de junho.

Quando questionado sobre o que poderia voltar a funcionar e em quais condições, Caiado respondeu: "É mais fácil dizer o que não volta. Não voltam shows, eventos, salas de cinema, teatro, boate. Tudo aquilo que gere aglomerações. Tudo isso não está autorizado".

O decreto também informa que as suspensões e flexibilizações da reabertura poderão "ser revistos a qualquer momento, conforme análise da evolução da situação epidemiológica".

Segundo o governo, poderão abrir obedecendo normas sanitárias:

Eventos esportivos (sem público)
Academias poliesportivas
Bares e restaurantes (obedecendo lotação máxima de 50% da capacidade)
Comércio em geral
Atividades religiosas presenciais

Seguem proibidos de funcionar:

Visitação a pacientes internados com Covid (exceto casos de necessidade de acompanhamento de crianças)
Visitação a presídios e centro de detenção para menores
Eventos públicos e privados de qualquer natureza, desde que presenciais
Atividades em clubes recreativos e parques aquáticos
Aulas presenciais em instituições de ensino públicas e privadas
Boates, salões de festas e jogos
Cinemas, teatros e casas de espetáculos

Regras de funcionamento

O decreto determina ainda que o funcionamento dos estabelecimentos deve ocorrer sem descuido de protocolos sanitários, tais como o uso de máscara facial, a manutenção do distanciamento entre as pessoas e a proibição de aglomerações.

O cumprimento do decreto será fiscalizado pela autoridades administrativas competentes. Qualquer desacordo constatado pode ocasionar, dependendo do caso, em multa (valor não informado), interdição e até o cancelamento do alvará sanitário.

Estabelecimentos como bares e restaurantes, por exemplo, estavam proibidos de funcionar normalmente há quatro meses, quando o primeiro decreto contra o coronavírus foi publicado. Neste período, eles puderam operar nos sistemas de delivery e drive-thru, mas nunca abrindo as portas para receber clientes.

'Inadmissível banalizar a vida'

Nesta manhã, Caiado lembrou que o primeiro decreto com medidas contra o coronavírus foi publicado há exatos quatro meses, logo após a confirmação dos três primeiros casos de Covid-19 em Goiás. Até esta segunda-feira, vigorava um modelo conhecido como "14 por 14", onde a abertura ocorre de forma alternada a cada duas semanas.

Caiado afirmou que a luta contra a doença é uma "grande desafio" e que não vai aceitar "banalizar a vida".

"Veja que não é uma luta nem uma corrida curta e nem uma única batalha para sermos vencedores desse grande desafio chamado Covid-19. É realmente uma maratona que, até então, parece, às vezes, interminável. Mas não nos recuaremos ou curvaremos hora nenhuma diante do desafio. É inadmissível banalizar a vida", afirmou em seu discurso.

Conforme números atualizados até domingo (12), Goiás já tem mais de 36 mil casos e 849 mortes por Covid-19. O governador deu pêsames aos familiares das pessoas que já morreram em Goiás pela doença.

Caiado completou que não há espaço para "visões pessoais, egoístas e voltadas apenas a interesses próprios" e disse que é necessário conscientização coletiva. Ele destacou ainda que a reabertura não vai ser algo "totalmente descontrolado".

Testes e parcerias

Caiado criticou o teste rápido do modelo PCR e afirmou que não comprou nenhum deles porque, segundo ele, não há eficácia garantida e as chances de erro no diagnóstico são de até 30%.

"Não podemos nos ater a exames que não têm a menor importância. Tal desse teste rápido, não comprei nenhum. Se o Lacen me disse que 30% dos resultados não são compatíveis com a realidade, eu vou gastar dinheiro para ter algo que além das falhas que tem, 30% daqueles que estão positivo eles me dão negativo. Qual é a importância desse teste?", questiona.

Caiado revelou ainda que uma parceria com a Fiocruz vai começar a analisar, a partir desta segunda-feira, dados da Covid-19 em 78 das 246 cidades goiana. Os municípios escolhidos obedecerão o critério de nível de contaminação pela coronavírus. O órgão irá atuar no transporte de kits de testagem, podendo dar resultados sobre contaminação em até 48h. Ao estado, caberá a coleta e a preservação dos kits.

Além disso, o governador anunciou que uma empresa americana doou um aplicativo ao estado que será usado para monitorar os casos de pacientes comprometidos com o coronavírus. Caiado não entrou em detalhes sobre como ele irá funcionar. A reportagem procurou a assessoria do governo sobre a questão e aguarda retorno.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.