Pular para o conteúdo principal

Turistas ignoram Covid-19, lotam Chapada dos Veadeiros e moradores reclamam



Apesar de todas as recomendações de autoridades sanitárias mundiais para se evitar a disseminação do coronavírus, turistas desrespeitaram o isolamento social e lotaram as cidades turísticas neste feriado prolongado de 7 de Setembro.

Moradores dos municípios de Alto Paraíso e São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, fizeram postagens nas redes sociais denunciando o descaso dos visitantes com a pandemia.

Todas as atrações na Chapada, como cachoeiras, parques e restaurantes, estavam fechadas desde março, na intenção de frear a contaminação do novo coronavírus na região. Porém, desde 18 de agosto, após um decreto municipal, as atividades no município de Alto Paraíso (GO) foram autorizadas a iniciar a retomada.

O prefeito Martinho Mendes da Silva assinou decreto que libera atividades econômicas e não econômicas na região. Como a Vila de São Jorge faz parte do município – e pertence igualmente à Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do DF (Ride) –, a regra também vale para as atrações do local.

É na Vila de São Jorge que está o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, conhecido por atrativos como Corredeiras, Carioquinhas, Carrossel, Seriema, Sete Quedas, Saltos do Garimpão e de 120 metros.

Havia, no entanto, a recomendação: tanto a reabertura dos locais quanto a ida de turistas à região deveriam ser escalonadas, a fim de não provocar uma superlotação na região. Foi em vão. Neste feriado prolongado, moradores denunciam o descaso de visitantes com as regras impostas pela Secretaria de Turismo, como o uso de máscara, principalmente.

Nas redes sociais, moradores e empresários dos municípios goianos delatam, em imagens, a falta de respeito. Segundo eles, a praça principal de Alto Paraíso tem ficado lotada desde sexta-feira, início dos dias de descanso. “Ninguém usa máscara. Isso é um absurdo. É muita falta de empatia com o próximo”, denuncia uma empresária, que pediu para não ser identificada.

A mulher denuncia, ainda, a falta d’água, em decorrência da horda de turistas que invadiu a cidade. “Em meio à pandemia, moradores do bairro Novo Horizonte estão ficando sem água o dia praticamente todo. É um absurdo”, diz.

As cachoeiras e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros voltaram a funcionar, após quatro meses fechados. Contudo, para fazer as trilhas do parque, turistas deveriam seguir uma série de medidas, como o uso obrigatório de máscaras de proteção. Não é o que acontece, segundo moradores e guias turísticos.

Na Catarata dos Couros, uma das cachoeiras mais procuradas da região – que fica fora do Parque – mais aglomeração e descaso. Até máscaras eram encontradas jogadas nas quedas d’água.

Segundo o decreto, o não cumprimento das obrigações previstas no Termo de Compromisso e Ajuste de Conduta (TCAC), assinados por empresários da região, acarretará a suspensão imediata do funcionamento do atrativo turístico. As regras de higienização, disponibilização de álcool em gel e liberação de atrativos dentro dos hotéis devem ser seguidas à risca.

Procurado, o secretário de Turismo do município de Alto Paraíso, Moisés Neto, disse que só falaria por meio de sua assessoria de imprensa. No entanto, diante da insistência por uma declaração, Neto se pronunciou. “Estou fora da cidade agora, mas soube que está tudo sob controle”, finalizou.

Fonte: Metrópoles

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.