Pular para o conteúdo principal

Ronaldo Caiado assina decreto que prevê criação de novo parque de conservação ambiental na Chapada dos Veadeiros



A nova unidade de conservação, na Chapada dos Veadeiros em Alto Paraíso, abrangerá 5 mil hectares, na região turística das Cataratas do Rio dos Couros.

“Vamos mostrar Goiás como um Estado que tem respeito pelas pessoas, pelo meio ambiente e por quem produz. É esse o equilíbrio que temos que buscar”, anunciou o governador Ronaldo Caiado, em Alto Paraíso. Acompanhado pela coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, e pela secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, ele esteve no município para assinar, nesta sexta-feira (11/09), data em que se comemora o Dia do Cerrado, o decreto que cria o Parque Estadual Águas do Paraíso, na região da Chapada dos Veadeiros.

A unidade de conservação, que será gerida de forma compartilhada pelo Governo de Goiás e pela Prefeitura de Alto Paraíso, abrangerá uma área de aproximadamente 5 mil hectares, na região turística das Cataratas do Rio dos Couros.

“Isso fará com que possamos conciliar e não ter uma queda de braço. Não se governa aflorando desentendimentos, mas pacificando, produzindo, trabalhando, ganhando condições de dignidade e emprego”, ressaltou Caiado.

Titular da Semad, Andréa Vulcanis definiu a criação do parque como um momento histórico, que põe fim à espera de 20 anos. “O governador cria uma amostra significativa de conservação desse bioma tão importante”, revelou e citou que o Cerrado ocupa cerca de um quarto do território nacional. “Tudo que olhamos nesse horizonte, a natureza levou bilhões de anos para construir e agora terá proteção integral.”

Sustentabilidade

Unir cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável é um dos objetivos do Governo de Goiás. “Não se faz turismo sem cuidar das pessoas, da comunidade local. Esse talvez seja o maior princípio de uma política pública do setor”, apontou o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, que destacou o objetivo de despertar nos moradores da região da Chapada dos Veadeiros novas vocações, a exemplo do Turismo Rural. “A conservação hoje é um dos grandes desafios mundiais, temos que comemorar muito a criação do parque e o nosso setor vai contribuir com a geração de emprego e renda para vocês. Tenho certeza que nós vamos colocar bons projetos em prática.”

A primeira-dama Gracinha Caiado destacou que conheceu a comunidade local em 2019, quando foi à região da Chapada dos Veadeiros para dar início ao levantamento do Índice Multidimensional de Carência das Famílias (IMCF). A partir daí foram designadas as políticas sociais para a população, principalmente dos assentamentos. “Temos ajudado, fazemos o que podemos, doamos cestas básicas, mas sabemos que isso não é tudo. Queremos fazer muito mais, e vamos fazer, trazer renda e fazer com que vocês possam ter um meio de vida melhor”, disse.

Gracinha Caiado ainda falou sobre a necessidade de envolvimento da comunidade para alavancar o turismo da região. “Não é possível fazer turismo sem ter a mão dos moradores daqui, que precisam ser beneficiados e a quem queremos ajudar. Vocês terão apoio do governador Ronaldo Caiado.”

Diferente de outras datas, 11 de setembro de 2020 é uma data histórica para Elaine Soares Franco, presidente do Assentamento Esusa. “Estamos de alma lavada, missão cumprida. A partir de agora, essa natureza há de ser preservada e respeitada como merece”, afirmou.

Moradora da região há anos, Elaine manifestou toda a sua gratidão ao governador Ronaldo Caiado pela criação do Parque Estadual Águas do Paraíso. “Nosso muito obrigado por olhar por essa comunidade tão pequena. Eu me disponibilizo para o que for necessário para que este projeto cresça e gere frutos”, concluiu.

O vice-prefeito de Alto Paraíso, Marlon Rogério Bandeira, reforçou que a união dos esforços contribuirá tanto para a preservação do meio ambiente quanto para o fortalecimento da economia local. “Esse é um momento importantíssimo. Essa unidade de conservação vem para dar um ordenamento local e regional. Quando a gente fala de preservar, precisamos de políticas públicas de fortalecimento, de capacitação para a nossa comunidade”, sublinhou.

Em relação à gestão compartilhada do parque, o vice-prefeito, que na solenidade representou o prefeito Martinho Mendes, garantiu que Estado e município estarão de mãos dadas. “A prefeitura é parceira do Estado, estamos juntos por um objetivo maior, pela preservação e fortalecimento da nossa comunidade.”

Com a criação do parque, a comunidade também será beneficiada com serviços oferecidos pela Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater).

Fonte: Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.