Pular para o conteúdo principal

Operação do MP apura contratações ilegais em prefeituras de Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Simolândia e Sítio D’Abadia-GO



O Ministério Público de Goiás, por intermédio da Promotoria de Justiça de Alvorada do Norte, desencadeou na manhã desta quinta-feira (24) a operação O Tronco na Região Nordeste do Estado.

Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo juiz Pedro Henrique Guarda Dias, da comarca local, nas secretarias dos municípios de Alvorada do Norte, cuja prefeita é Iolanda Holiceni; Buritinópolis, prefeita Ana Paula Dourado; Damianópolis, prefeito Gilmar Ferreira; Simolândia, prefeito Ademar Antônio, e Sítio D’Abadia, prefeito Weber Reis Lacerda.

De acordo com o promotor de Justiça Douglas Chegury, que coordena a operação, a investigação realizada nos últimos meses revelou que em todos estes municípios, e também na cidade de Mambaí, cujo prefeito é Joaquim Barbosa, os chefes dos poderes executivos realizaram, nos últimos quatro anos, centenas de contratações de pessoal de forma ilegal, sem a realização de concurso público ou processo seletivo, em absoluta violação à Constituição e aos princípios da impessoalidade e da moralidade. A escolha dos contratados se dava diretamente pelos gestores e favorecia tão somente os apoiadores políticos.

O promotor de Justiça explica que o prejuízo provocado aos cofres públicos supera os R$ 15 milhões. A operação conta com o apoio dos promotores de Justiça Paula Matos, Asdear Salinas, Bernardo Fraya e Frederico Machado, bem como com auxílio de equipes da Polícia Militar comandadas pelo capitão Borba.

Douglas Chegury explica que, caso sejam condenados nas ações de improbidade administrativa, os envolvidos estão sujeitos às penas de ressarcimento do dano financeiro provocado ao patrimônio municipal, suspensão dos direitos políticos, perda do cargo público e pagamento de multa.

Nome

O Tronco é o romance baseado em fatos reais de autoria do escritor goiano Bernardo Élis, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), que narra a derrocada de oligarquia política de coronéis do Norte de Goiás no início do século 20.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.