Pular para o conteúdo principal

Posse-GO: Quilombo Baco Pari sofre com a falta de água



Sessenta famílias, aproximadamente 500 pessoas, estão há 15 dias sem água no povoado Baco Pari, remanescente de quilombo, localizado a 17 quilômetros de Posse, no Nordeste goiano. O grupo, embora tenha decisão judicial a seu favor para que a prefeitura local abasteça as caixas d’água do vilarejo com caminhões pipa, isso não vem ocorrendo.

Sem água para necessidades básicas, os quilombolas ameaçam invadir a sede da prefeitura local. O problema é semelhante em outros distritos do município.

Presidente da Associação Comunidade Quilombola Baco Pari, Carlos Pereira da Silva conta que o calor escaldante na região tem dificultado a vida da comunidade que vive da agricultura familiar.  “Aqui tem muitas crianças, idosos acamados e pessoas portadoras de deficiência que dependem de cadeiras de rodas. Está muito difícil”, conta ele, por vídeo, mostrando as caixas d’água vazias. Sem o abastecimento, o grupo tem buscado água a 3 quilômetros de distância, no Rio da Prata que passa pelo município.

“Sabemos que o rio está contaminado com esgoto, mas é melhor do que nada. Com essa sequidão, é a única solução de vida”, reforça Rone Pereira Ramos, morador do Baco Pari. Segundo ele, vencer a distância até o rio não é nada fácil. “Vamos a pé, trazendo essa água na cabeça, ou no lombo do cavalo. Rosa, uma dona de casa mãe de dez filhos com idades entre 3 e 29, diz que sua família “vai vivendo como Deus quer”. As culturas de mamão, banana, feijão, milho, entre outras, também sofrem com a estiagem, refletindo no abastecimento da comunidade. 

Há mais de seis anos a comunidade a Baco Pari acreditou na possibilidade de ser abastecida por água potável. Estudos realizados pela Saneago, referendados pela gestão municipal da época, por vereadores e pelo Ministério Público Federal (MPF) mostraram que poderia ocorrer a captação de água do Rio da Prata para abastecer vários povoados, entre eles o Baco Pari. Os quilombolas, conforme sua associação, não apenas ajudaram financeiramente como também pegaram no pesado na construção da obra.

O projeto não avançou. Uma única caixa d’água foi construída numa propriedade privada à qual os quilombolas não têm acesso. Em ação civil pública protocolada pela comunidade, o juiz federal Eduardo Luiz Rocha Cubas, da comarca de Formosa, decidiu que a Prefeitura de Posse deveria abastecer, pelo menos uma vez por semana, com caminhões pipa, a comunidade. “Além da irregularidade no fornecimento, o caminhão é muito precário”, afirma a advogada Juliana Pimentel de Paula, assistente do MPF.

A reportagem tentou contato com o prefeito de Posse, Wilton Barbosa, mas até o momento não obteve sucesso.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.