Pular para o conteúdo principal

Número de candidatos a vereador neste ano é 42% maior que em 2016


Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram um aumento de 42% nos registros de candidatura para vereador em Goiânia na eleição deste ano, em comparação com o pleito anterior. Foram registradas 1.046 candidaturas para a disputa a uma das 35 vagas da Câmara de Goiânia na eleição de novembro; há quatro anos, eram 738.

O crescimento nos números é puxado, em grande parte, pelo fim das coligações. Sem a possibilidade de montar uma chapa com vários partidos, o que facilitava o alcance do quociente eleitoral, os partidos agora precisaram lançar chapas com o maior número possível de candidatos para fazê-lo.

Se em 2016, partidos como o Solidariedade e PRB (atual Republicanos) lançaram poucos candidatos – 3 e 6, respectivamente –, agora precisaram aumentar seus quadros. O primeiro registrou 41 candidatos e o segundo, 53, número máximo permitido pela Justiça Eleitoral. Das 30 legendas com candidatos a vereador registrados, apenas oito têm menos de 30 nomes na disputa – 14 terão entre 40 e 53 candidatos.

Do total de registros, aproximadamente 69,3% é de pessoas do sexo masculino e 30,6% do sexo feminino. A proporção de candidaturas femininas caiu mais de 1% neste ano em relação a 2016, apesar de o número total de mulheres na disputa pelo Legislativo da capital ter subido 36%. Isso ocorre porque a quantidade de candidatos homens subiu mais: 44%.

A proporção de candidaturas de quem se declara do sexo feminino passou por pouco o mínimo determinado em lei para atendimento à cota de gênero, que exige o mínimo de 30% dos candidatos sejam do gênero masculino ou feminino. O POPULAR já havia mostrado no fim de agosto que o espaço para mulheres nas chapas em Goiânia ficaria no limite mínimo exigido por lei.

A regra visa garantir espaço às mulheres na política, um ambiente predominantemente masculino. Tanto que a cota é comumente chamada de cota de candidaturas femininas, apesar de a lei não estipular gênero específico. Na atual legislatura da Câmara de Goiânia, por exemplo, existem apenas cinco dos 35 vereadores são mulheres.

No Estado, as candidaturas femininas representam 34,6% do total; em 2016, eram 33,3%.

NEGROS

Os dados do TSE também mostram um aumento de 47% de candidatos ao Legislativo da capital que se autodeclararam pretos ou pardos, quando comparados os números de candidatos registrados neste ano ao de 2016. Eram 412 (345 pardos e 67 pretos) há quatro anos e agora são 604 (491 pardos e 113 pretos).

O crescimento, porém, não representa uma mudança significativa no quadro porque, proporcionalmente, pretos e pardos são 57,7% do total de candidatos, pouco acima dos 55,8% que representavam em 2016.

Quando analisados os candidatos que se autodeclaram pretos, a proporção diminui ainda mais. Mesmo que, na comparação com o pleito passado, o número de candidatos pretos tenha crescido 69%, eles ainda representam apenas 10,8% do total de candidatos; há quatro anos eram 9%. Os pardos, por outro lado, são quase metade: representaram 46,7% dos registros de candidatura na eleição anterior e agora são 46,9%.

A estatística é importante neste ano, contudo, porque pretos e pardos se enquadram no critério usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para classificar quem é negro no País. Nesta campanha, esses candidatos terão direito à distribuição proporcional de recursos dos fundos eleitorais e do tempo de propaganda eleitoral na TV.

A distribuição proporcional tanto dos recursos de campanha quanto do tempo de TV deve passar a valer neste ano por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que atendeu a ação movida pelo PSOL e pela ONG Educafro e determinou a aplicação da regra, antes prevista para 2022, já em novembro. O tema, porém, ainda deve ser debatido pela Corte.

A nível estadual, pretos e pardos representam aproximadamente 61,2% das 22.504 pessoas que devem disputar uma cadeira nas Câmaras Municipais das 246 cidades de Goiás.

EXECUTIVO

Considerando todas as 246 cidades do Estado, a proporção de candidatos negros aumentou entre os que disputam a prefeitura. Era 38,2% em 2016 e agora é de 45,1%. Se analisadas as candidaturas separadas de pretos, o aumento foi de 38% em relação há quatro anos – 26 candidatos àquele ano ante 36 agora. A proporção de pretos diante do total de candidatos, entretanto, ainda é ínfima: 4,1% neste ano e 3,5% no pleito anterior.

Fonte: O Popular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.