Pular para o conteúdo principal

É hora de Lutar por uma Nova Política!



A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política".

É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite.

Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública?
Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fazer prevalecer seu caráter e a sua dignidade de um político honesto.

Por isso, eu acredito numa renovação completa dos políticos. Defender um novo jeito de fazer política é defender as novas pessoas, as novas oportunidades, as novas ideias, as novas participações de membros da sociedade que nunca tiveram chance de ser um político, mas têm a capacidade de empreender, ensinar e administrar um bem público com seriedade e responsabilidade, cuidando do patrimônio público com respeito e probidade.

Quero ver jovens lutando por novas ideias, quero ver profissionais com ética velando por responsabilidade com o dinheiro público, quero ver idosos tendo a coragem de repudiar o rosto limpo e sorridente de um canalha político que só aparece na época da eleição para surrupiar o voto e depois esquecer dos seus deveres e passar a defender seus próprios interesses. Quero ver nessa nova oportunidade de eleição uma oportunidade de gritar com o dedo na urna que não concordo com a velha política, que abraço as novas ideias, as novas pessoas e deposito minha esperança num novo rumo para minha cidade, meu Estado e meu Brasil.

Assim, "[...] Os novos grupos propõem mudanças, desenvolvem mecanismos para recuperar a ética, incentivam o surgimento de novos nomes para ocupar cargos públicos e pressionam o Congresso para aprovar as transformações que desejam colocar em prática. “O que há de novo nisso tudo é o que o desejo por uma maior participação nas tomadas de decisão vem acompanhado por novas ferramentas que nos permitem ultrapassar as velhas barreiras da ação coletiva”, afirma Ricardo Borges Martins, cientista social, articulador de diversos movimentos e coordenador do grupo Reforma Que Queremos.]" 

"Somos uma geração que ainda não desistiu do Brasil. O caminho não é negar a política". Afirma José Frederico Lyra Netto.

A febre da politicagem está tão alta que o cidadão que manifesta contra a velha política, que denuncia os malandros da politicagem, que repudia o recebimento indevido de dinheiro público, é observado por estes políticos como perseguidores. Que contradição! A vida de um político é transparente e todo cidadão é o fiscalizador das suas ações. Somos todos lutador por um dia melhor, com mais amor, com mais ética, com mais responsabilidade, com mais deveres do que direitos, com mais fraternidade. Queremos um representante que ame o próximo, aquele que levanta na madrugada para colocar o sustento alimentar na mesa da sua família e que ainda é obrigado a retirar da sua renda 27,5% (vinte e sete vírgula cinco por cento) de imposto para o governo. Será que mesmo assim somos obrigados a suportar ladrões na política?

O certo é “que os movimentos têm mostrado é que problemas da democracia só serão resolvidos com mais democracia. A solução para a política é mais política, e não o contrário.” Mas a política séria e nova para a sociedade.

Não afastarei dessa esperança.

Estou com a nova política. É a hora de inovar, renovar e mudar o pensamento sobre política. A verdadeira política ainda não foi defendida.

Novas pessoas, novas ideias!

Por Dr. Charley Tolentino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.