Pular para o conteúdo principal

MP denuncia fazendeiro por desmatamento ilegal de reserva legal em Iaciara e Nova Roma/GO



O promotor de Justiça Douglas Chegury denunciou o fazendeiro Sílvio Carvalho de Araújo por crimes praticados contra a flora no Nordeste do Estado, ao destruir vegetação e cortar árvores em floresta considerada de preservação permanente e transformá-las em carvão. Ele e o engenheiro agrônomo Severino Caetano de Araújo, também proprietário rural na região, foram denunciados ainda por crime praticado contra a administração ambiental, por terem dificultado ação fiscalizadora ambiental do poder público nos municípios de Iaciara e Nova Roma.

Os denunciados estão sujeitos, em caso de condenação, a penas que, somadas, ultrapassam dez anos de prisão.

A denúncia já foi recebida pelo Judiciário da comarca de Iaciara, sendo que a responsabilização pelos danos ambientais, conforme adianta o promotor, também será buscada por meio de ação civil pública de reparação de danos ambientais.

Crimes ambientais

A denúncia aponta que, em 2008, Sílvio promoveu intenso desmatamento ilegal de áreas de reserva legal e outras em sua fazenda, com corte seletivo de árvores especialmente protegidas como aroeira, braúna e ipê. Conforme destaca o promotor, parte das madeiras extraídas criminosamente permanece até hoje guardada no local para ser usada na construção ou reparo de cercas.

Em 2012, durante a Operação Mão de Ferro, deflagrada pelo MP e órgãos ambientais estaduais, esse armazenamento ilegal foi identificado, contando com mais de 30 mil lascas de madeira.

A partir da apreensão e da autuação de Sílvio, o MP obteve judicialmente o perdimento da madeira apreendida na propriedade, decisão que foi suspensa pelo Tribunal de Justiça, em razão de mandado de segurança impetrado pelos denunciados, mas que continha relatório ambiental de conteúdo inverídico para ludibriar o Judiciário. Sílvio e Severino elaboraram laudos ambientais falsos para obter na Secretaria na Secima licença ambiental para desmatamento em suas fazendas, configurando crime contra a administração ambiental.

Neste período, tanto o MP quanto o Instituto de Criminalística da Polícia Civil realizaram perícias técnicas cujos laudos foram confrontados com os apresentados pelos fazendeiros e constataram a falsidade dos documentos dos denunciados.

Com base nas perícias do MP, o promotor ajuizou ação inibitória cuja decisão determinou que o gado criado nas áreas de reserva legal fosse retirado, sob pena de multa. Ocorre, no entanto, que, mesmo com a decisão judicial liminar, Sílvio insistiu no descumprimento da ordem.

Fonte: MPGO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

De São Domingos-GO: Um ano após enterrar a mãe sozinho, Zé Ricardo morre com 80% do corpo queimado

O homem que viralizou na internet após velar e enterrar a mãe sozinho, no ano passado, morreu neste domingo (12), no Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, após ter 80% do corpo queimado. José Ricardo Fernandes Ribeiro, conhecido como Zé Ricardo, natural de São Domingos, no nordeste goiano, teria sido atacado na quitinete em que morava, no Conjunto Estrela do Sul, na última sexta-feira (10). Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Segundo o dono da quitinete em que José Ricardo morava, os vizinhos perceberam que havia fogo no local e acionaram o socorro. A vítima foi resgatada por equipes do Samu e Bombeiros, e transportada para o hospital de helicóptero. A autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. José Ricardo vivia sozinho e seu único familiar é um filho de 19 anos que mora na cidade de São Domingos, e com o qual não mantinha contato, conforme infor

Preso trio suspeito de latrocínio em mambaí/GO. Os três são acusados de matar o professor Fabio Santos e o taxista Raimundo Francisco

Professor Fabio Santos  Trio de suspeitos O professor Fábio Santos que estava desaparecido desde o último sábado (05), foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (08), em Mambaí, no nordeste goiano. Ainda havia esperanças de que o professor pudesse estar vivo, mas as esperanças acabaram nesta manhã. O corpo do professor estava enterrado no setor Novo Mambaí. De acordo com as informações, o professor Fabio Santos foi vitima de latrocínio. O trio de suspeitos de participar do crime, foram presos por volta das 05h00 desta terça-feira em Luis Eduardo Magalhães, no oeste baiano. João Pereira, de 19 anos, e os menores D.S. N.L e G.J., são os principais suspeitos também de ter torturado e matado o taxista Raimundo Francisco Dourado, de 53 anos, a pedradas, pauladas, ainda passaram o carro que eles estavam por cima da vítima, além de roubar vários pertences do mesmo e o carro, eles também são acusados de matar e enterrar no quintal da residência do mesmo, o prof

Morador de Campos Belos-GO morre em acidente com moto na GO-118

Um morador de Campos Belos, nordeste do estado, morreu ao cair de uma motocicleta, quando voltava de Brasília, na última sexta-feira (8). Ele trafegava pela rodovia GO-118, próximo à cidade de São João da Aliança, no nordeste do estado, quando caiu do veículo. Ronisson de Sousa Celestino tinha 28 anos e somente foi achado no sábado, por um homem que viu o corpo e a moto caídos nas margens da rodovia. De acordo com uma amiga da vítima, ele morava em Campos Belos, mas estava sempre no assentamento Marcos Lins, onde trabalhava com seu pai. Não se sabe ao certo o que ocorreu para ele ter perdido controle do veículo, de forma fatal. Só a perícia da Polícia Civil poderá desvendar a dinâmica do acidente e a morte dele.