Pular para o conteúdo principal

População se revolta e ocupa duas fazendas em Correntina/BA





Na manhã desta quinta-feira, dia 2 de novembro, cerca de 500 pessoas ocuparam duas fazendas de Correntina, região Oeste da Bahia, que captavam água do rio para irrigação de lavoura.

Informações que circulam em grupos do WhatsApp dão conta que os manifestantes colocaram fogo em tratores, destruíram galpões, pivôs e bombas de captação de água. As fazendas ocupadas são a Igarashi e Curitiba, que ficam a 129 km da sede do município, próximas ao Distrito do Rosário.

A polícia foi acionada para conter os manifestantes, mas não conseguiu. Os policiais pediram reforços e a confusão foi instalada. Em um dos vídeos divulgados pelos manifestantes, um policial da Polícia Militar do Cerrado aparece no meio de vários manifestantes, que gritam palavra de ordem em nome da preservação dos rios.

No final da tarde, a polícia conseguiu retirar os manifestantes das fazendas e uma parte deles seguiram para o centro de Correntina, conduzidos pelas viaturas da PM do Cerrado. Na entrada da cidade, eles chegaram a interditar a BR-349 por alguns minutos, mas recuaram e liberaram as pistas. Informações diziam que os manifestantes seriam conduzidos para delegacia e as pessoas pediam apoio à população pelos grupos do WhatsApp. Ao final, todos foram liberados.

Nas fazendas as cenas de destruição foram muitas. Na lista de prejuízos ao grupo Igarashi estão tratores, caminhão, galpões e todo sistema de irrigação que captava água do rio foi destruído.

A invasão, ocupação e destruição foram respostas ao governo do Estado da Bahia que mesmo após audiências públicas e reclamações não tomou nenhuma providência contra a exploração dos rios do Cerrado. “Se o Estado não resolve, vamos lá e mostramos nossa força. Ver os nossos rios serem sugados por essas grandes empresas é que não vamos deixar sem fazer nada”, disse um dos manifestantes.

Outorgas foram concedidas pelo Estado

Informações da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia comprovam que as fazendas têm autorização da Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) para tirar água do rio.

O grupo Igarashi, que controla as duas fazendas, conseguiu a outorga d’água em 2015 para irrigar 2.530 hectares com volume de 180 mil metros cúbicos/dia. No local, estão instalados 32 pivôs que retiram água diretamente do leito do Rio Arrojado.

De acordo com informações que circulam pela região, o Empreendimento encontra-se em fase de implantação, sendo que o mesmo já se deslocou da Chapada Diamantina, por ter secado um dos afluentes do Paraguaçu.

Em uma mensagem de voz que circulam pelas redes sociais, um funcionário das fazendas avisa assustado. “Correntina tudo tá dentro da fazenda. Tem mais de 500 pessoas, tudo com facão, armado e botaram todo mundo para correr moço, como é que não corre”, diz um trecho.









Fonte e fotos: Matutar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente de trânsito deixou um morto e quatro feridos na GO-118

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente de trânsito, por volta das 21h30 de quinta-feira (22), na GO-118, em um trecho conhecido como descida da lagoa, no município de Planaltina de Goiás. Segundo informações prestadas ao Batalhão Rodoviário, um veículo Fiat/Strada teria invadido a pista contrária e colidido frontalmente com um Fiat/Palio. Em razão da colisão, os quatro ocupantes do Palio e o condutor do Fiat/Strada ficaram presos às ferragens. Todos eles foram desencarcerados por bombeiros e encaminhados ao hospital de Planaltina com o apoio da Polícia Militar. O condutor do Palio, identificado como Raimundo Carneiro Dias, de 49 anos de idade, chegou a ser socorrido com vida, mas deu entrada no hospital em óbito. Entre os quatros feridos está um homem de 60 anos de idade, sendo policial militar da reserva. Fonte: Foca Lá

É hora de Lutar por uma Nova Política!

A Revista Istoé Independente publicou, no dia 12 de outubro de 2017, de autoria de Fabíola Perez, um artigo intrigante para uma reflexão. O título traz uma ideia de implantar "um novo jeito de fazer política". É um consenso da maioria dos cidadãos do bem que, ariscando dizer 99% (noventa e nove por cento) dos atuais políticos não nos representa. A grande verdade é que a pessoa eleita à um cargo político é sempre defensora dos seus interesses pessoais, que dentre eles podem estar o enriquecimento, o apadrinhamento de seus seguidores, defendendo benefícios apenas para uma elite. Diante disso, vem a pergunta intrigante: Será que não existe um ser humano nesse Brasil capaz de provar que existe uma política honesta e transparente? Será que existe um homem ou uma mulher que tem seus valores morais e éticos como basilares da sua vida pública? Sinceramente, tenho minhas desconfianças sobre a existência de alguém que já está no meio dos lobos e que tenha a coragem de fa

Tradicional caminhada até o morro do Moleque aconteceu neste domingo em São Domingos/GO

Diversas pessoas participaram da tradicional caminhada até o morro do Moleque, em São Domingos, no nordeste goiano, neste domingo (10). A caminhada organizada pelo grupo jovem da Igreja Católica, o JUDOMSEC teve início as 06h00 da manhã. Participaram da caminhada os membros do grupo jovem JUDOMSEC e convidados. Todos os anos após a semana santa o grupo Jovem JUDOMSEC realiza esse tradicional passeio. “A caminhada tem como objetivo apresentar aos jovens alternativas de vida saudável, com religiosidade, fé, comunhão, oração, enfim, fazer integração de jovens a natureza”. Disse uma participante da caminhada.